Como saber se devo continuar o namoro?

Feita por >Lu · 14 out 2016 Terapia de casal

Tenho 23 anos e esse é meu primeiro namorado. Estamos juntos há 1 ano e não sinto mais paixão ou vontade de ficar tanto ao lado dele mais. Não sei se é porque meus pais são contra o namoro, se são os problemas que estou passando ou se ele não é a pessoa certa para mim. Gosto muito dele como amigo/companheiro e nos damos muito bem, mas sempre senti falta de algo mais, pois imagino que o amor seja de deixar as pessoas "loucas".

A melhor resposta 15 OUT 2016

Oi Lu!
Como bem colocou a colega, nem sempre um relacionamento nos deixa "loucos". Há relacionamentos onde passamos por um período no começo do namoro que pode durar mais ou menos uns 2 anos onde você sente paixão, fissura pela pessoa e pensa nela o e deseja estar com ela o tempo todo, mobilizando um turbilhão de emoções na gente... mas paixão passa e o sentimento que vem depois é mais sereno.
Mas parece que você está indecisa e por talvez não ter tido mais experiências, não sabe muito bem o que está sentindo.
Você é nova e está construindo agora uma ideia do que é um relacionamento e só estando aberta e curiosa para as situações é que você vai conhecer o que gosta, o que quer e que tipo de parceiro desejara ter ao seu lado... é uma construção. Conhecer-se é um excelente começo! Ame-se para amar! Conheça-te para conhecer os outros! Um grande beijo

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

25 OUT 2016

Lu, o que mais poderá te ajudar não é a opinião de nenhum psicólogo daqui (pelo menos, em primeira mão). Procure um psicanalista em tua região e inicie um tratamento, pois é só assim que você conseguirá ter segurança para decidir o que será melhor para a tua vida. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

17 OUT 2016

Olá Lu! A paixão, que geralmente acontece no início do relacionamento, gerando sentimento de euforia, "frio na barriga" e grande vontade de estar junto, não dura para sempre. Se o casal continuar a construção da relação após o período inicial de paixão e idealização, e restarem sentimentos suficientemente bons para seguir a relação, a paixão vai se transformando em um sentimento mais ameno - o amor. Porém em alguns casos, quando passa o período inicial de idealização e paixão, o casal pode perceber que não tem tantas coisas em comum, e com as diferenças em maior evidência, optar por não seguir na relação. Acredito que seja importante te perguntares: Por que não tem mais tanta vontade de estar junto? Algo que ele faz e te chateia? Algum aspecto dele que você conheceu e não gostou? O quanto tem pesado e interferido a opinião da tua família? Você ainda tem vontade de investir nessa relação? Realmente, relação de amizade é diferente de relação de namoro/conjugal. O mais importante é buscar te perceber e conhecer, assim ficamos mais seguros para entender e escolher nossos caminhos.

Beijo, Flórence

Flórence Diedrich Psicólogo em Porto Alegre

2 respostas

14 OUT 2016

Lu, nem todos os namoros são deixar as pessoas “loucas”, alguns relacionamentos funcionam ao contrário disso, por exemplo trazendo segurança, estabilidade e conforto para o casal.
É interessante que você reflita melhor sobre o que está procurando, qual é essa imagem de pessoa certa para você, o que seu namorado precisaria ser ou fazer para ser o ideal. E reflita ainda o que esse namorado ideal representaria na sua vida.
Através de uma psicoterapia, por exemplo, você pode aumentar seu autoconhecimento e ter mais segurança sobre o que realmente está buscando.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte