Como posso enfrentar o medo de falar cam as pessoas?

Feita por >Maria Clara · 21 jun 2024 Habilidades sociais

Trabalho com atendimento ao público, e acontece situações de eu ficar muito nervosa ao conversar, sinto que esse nervosismo e o medo de não dá conta de falar as palavras de forma correta e acabo passando muita insegurança para as pessoas, fico com muita vergonha e me sinto idiota, pareço que sou burra por não conseguir passar o que eu realmente sei de fato. Queria saber a forma de tratar, e me tornar uma pessoa com uma oratória boa, e ser bem comunicativa sem o medo e o nervosismo me atrapalhar.

A melhor resposta 23 JUN 2024

Querida Maria Clara!

Também já trabalhei com atendimento ao público e sei exatamente pelo o que está passando!
Muitas vezes o nervosismo surge justamente pelo medo ou receio de não oferecer um bom atendimento, e as pessoas do outro lado perceberem isso.
É como se fosse um ciclo, onde você tem medo de não atender a expectativa do cliente > o nervosismo aparece como uma resposta a esse medo > com isso você acaba tendo comportamentos indesejáveis.
Vou deixar aqui algumas dicas para te ajudar a melhorar essa questão:

- Conheça o Assunto: Estude bem os produtos, serviços ou informações que você vai atender.

- Pratique conversas com amigos ou familiares, simulando situações reais de atendimento..

- Pratique estar presente no momento, concentrando-se na conversa atual em vez de se preocupar com possíveis erros futuros.

- Trabalhe na construção de sua autoestima. Lembre-se de suas conquistas e capacidades.

- Sempre que fizer um bom atendimento, escreva em um post-it essa informação e leia quando se sentir insegura. Isso vai reforçar a sua mente da sua capacidade.

Espero que essas dicas possam te ajudar!

Se precisar de algo a mais, estou por aqui!

Com carinho,
Psi Joice Pereira

Joice Pereira Psicólogo em São Paulo

7 respostas

25 JUN 2024

Olá, Maria Clara, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

O primeiro passo é exatamente este, Maria Clara, enfrentar o medo, ou seja, olhar de frente para esse medo; é o encontro ideal: você se sente insegura em falar com pessoas, atendendo o público, e ainda assim você trabalha em algo que exige interação interpessoal — se observe em suas interações, que pensamentos te vem nesse momento?

Maria Clara, te convido a iniciarmos o processo de psicoterapia, pois é nele que juntos acolheremos que imagens são essas que te tomam na hora da interação, na terapia examinaremos que conexões seu cérebro está fazendo que como resultado a sensação de perigo, apresentada como medo, se apresenta — que imagem a Maria Clara tem de si? Quem é a Maria Clara?

Maria Clara, realizo atendimento on-line, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

236 respostas

23 JUN 2024

Maria Clara,
A forma de você tratar isso é pela Psicoterapia, para tratar seu emocional. Possíveis conflitos, traumas, medos implantados que precisa remover para você mesma se permitir ser a pessoa que você deseja.

Abraços

6190 respostas

22 JUN 2024

Bom dia, Maria! Obrigado por perguntar. Vamos para algumas respostas (depois delas, será bom gerar entendimento de contexto formador qualificado das mesmas). Preparação para ter claros os saberes a serem comunicados. Depois treino, treino, treino persistente, com as adequadas técnicas e estratégias.
Certamente você precisa amadurecer, desenvolver melhora na autoconfiança.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.