Como não se sentir insuficiente e triste?

Feita por >Evelyn · 22 fev 2023 Abordagem psicológica

Oie, estou com alguns problemas, na infância tive muitos traumas , e agora eu com 18 anos isso está vindo à tona, tenho muita ansiedade e fico tremendo, conheci uma pessoa que eu sempre quis conhecer e conversar, mas estou me sentindo insuficiente e parece que a pessoa não está na mesma intensidade que eu, e isso vem me causando uma tristeza muito grande, que porque todo momento busco algo para tentar ser suficiente, me sinto mal, sinto as vezes que a pessoa me responde por educação, não estou conseguindo nem comer, não sei o que está levando a isso, não consigo me relacionar com ninguém por isso, e ultimamente tenho uns pensamentos estranhos, no meu ambiente de trabalho isto está me afetando…. E estou sozinha, pois meus pais moram em outra cidade…

A melhor resposta 23 FEV 2023

Olá, Evelyn
Esse sentimento de menos valia precisa ser cuidado por ti, não pela outra parte da relação, para que não se crie uma sensação de dependência. É possível que exista uma relação entre esse sentimento e seu passado, por isso te sugiro explorar esse momento num processo de terapia, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

23 FEV 2023

Olá! Essa é uma crença que desenvolveu ao longo da sua vida, onde foi percebendo situações por esse viés, que não era bom o suficiente, isso não quer dizer que a forma que pensa seja verdadeira.
Busque tratamento para sua ansiedade e para essa forma que pensa sobre você, assim tem uma melhora na sua autoconfiança.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

23 FEV 2023

Olá Evelyn! Imagino que seja muito difícil para você ter que lidar com todos esses sentimentos que estão se manifestando. É muito importante que a gente possa entender o motivo deles surgirem para que assim possamos pensar em estratégias para fazer com que eles não fiquem mais tão presentes. Para contruirmos relações saudáveis precisamos cuidar de nós mesmas antes de tudo e o processo terapeutico pode te ajudar muito nesta construção!
Fico a disposição para qualquer duvida ok?

Beatriz Rocha Psicólogo em Campinas

1 resposta

23 FEV 2023

Os traumas são resultados de situações que a pessoa experimentou, testemunhou ou confrontou na qual houve ou foi percebido como ameaça à integridade física ou psicológica de si ou até mesmo de pessoas próximas. São situações inacabadas que geram na pessoa sensações e ou emoções que distorcem as percepções atuais. É como se a pessoa ficasse aprisionada nela mesma e pode passar a desencadear no indivíduo reações físicas, como: sudorese, boca seca, taquicardia, mal estar geral, o corpo fica tenso, preparado para lutar ou fugir, dentre outros, que podem gerar desequilíbrio e afetar o seu cotidiano. Nesses casos é importante buscar apoio especializado e a psicoterapia poderá lhe ajudar a aliviar os sintomas através do auto conhecimento capacidade de enfrentamento.

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados

28 respostas

23 FEV 2023

ola! Você estar precisando de ajuda? Então agende sua sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 FEV 2023

Olá Evelyn! Obrigado por escrever. Permita a um de nós, psicólogos, te conhecer melhor, ajudar a temperar e direcionar o processo de amadurecimento e desenvolvimento de autoconfiança. Certamente socialização, confiança, é treino. Para treinar é preciso estudos consistentes, trabalho consistente, turma de colegas e conhecidos éticos e saudáveis com relacionamento de qualidade, é preciso esporte coletivo de contato, grupo de teatro, grupo de serviços, contato com as artes, com a música. Pondere que é preciso que você se valorize, sinta-se segura, merecedora de si mesma, antes de querer ser merecedora de um namorado. Isso se chama de maturação.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8612 respostas

23 FEV 2023

Oi Evelyn
Primeiro, se dando conta de que tem travas mentais que não estão permitindo que viva plenamente a sua vida;
Segundo, decidir curar-se. É uma escolha e um desafio. está limitada e deseja a liberdade.
Terceiro, buscar orientação de como fazer; ninguém se cura sozinho, autoaunálise não resolve.
Quarto, pagar o preço pelo que deseja. E não é só o valor das sessões; é, principalmente a decisão interna de abandonar quem te encarcerou; a pessoa quer melhorar, mas quer se manter fiel ao que aprendeu; então resolve ficar se queixando, permanece no vitimismo, cultivando o sofrimento.
A Vida te deu a liberdade e o poder... tudo o que voce quer, pode realizar.
É uma questão de escolha e decisão!

Abraços

5817 respostas

23 FEV 2023

Olá, Evelyn. É notório que a sua infância/passado ainda é muito presente pra você, e os conflitos que enfrenta possui uma raiz firmada em seu passado. Seria muito importante você trabalhar essas questões em terapia.
Fico a disposição.

Maitê das Neves Gomes Psicólogo em São Paulo