Por que não consigo me perdoar e acabo me sentindo um lixo, insuficiente?

Feita por >Keeilar · 28 set 2021 Depressão

Queria saber, o pq disso, dessa tristeza, desse sentimento de culpa, desse medo.. Tentei suicídio 2 vezes e acordar e sentir que nem isso eu consigo fazer direito, realmente é frustrante, não sei mais como lidar com esses sentimentos e nem o que fazer. A não ser chorar e me fechar.

A melhor resposta 16 OUT 2021

Keeilar...
Não viemos sozinhos a este mundo. Quando nescemos, não foi decisão só sua, foi uma equipe toda que te acompamhou. Parte desta equipe está na outra dimensão e parte está nesta dimensão.
E voce veio para realizar, executar um objetivo.
Se voce se sente triste, com sentimento de culpa, com medo é porque comprou o ponto de vista de outras pessoas e não foi fiel a si mesmo, percorreu um caminho que não é o teu, está no caminho errado. Por este caminho só vai encontrar tristeza, culpa, medo.
Para a vida, nada é errado, tudo é aprendizagem; Para a vida, não tem sentimento de culpa... tem ganho de consciência.
Está se considerando um lixo porque é lixo que voce está vivendo... está vivendo a vontade de outros, esta não é a tua vida e se não é a tua vida, não serve para voce, é lixo para voce.
Voce é dono(a) da sua vida, pode até cometer suicídio, mas nada resolve porque o que tem quer realizado, vai ser realizado, nesta existência ou na próxima, então com agravos.
Melhor investimento é fazer Psicoterapia, clarificar isso tudo e resolver.
Abraços

5817 respostas

30 SET 2021

Olá Keeilar, percebo eu sua narrativa a expressão de uma angústia, de um vazio existencial. Mas também percebo uma pessoa forte que não sabe o seu potencial e que que não quer morrer mas sim se livrar da dor, da culpa que a está consumindo e impedindo de seguir em frente. Vejo uma pessoa presa ao seu passado e que aprendeu a se defender do jeito que pode e que agora está se autossabotando porque não consegue vizualizar outro caminho de resolver a sua demanda a não ser se culpando ou tentando o suicídio e não consegui vizualizar outra alternativa de solução sem se autodestruir. Acredito que um dos caminhos para solucionar essa situação séria procurar trabalhar essas dores com sessões de psicoterapia online ou presencial para desenvolver meios de adquirir suporte para elaborar e reescrever a sua história de uma forma sadia e reconquistar a sua saúde mental. Acredite, você pode e já deu o primeiro passo. Agora é só continuar.
Espero ter contribuído.
Att. a Psicóloga Ussénade. Um abraço!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

29 SET 2021

Olá Keeilar.
Grata por sua participação aqui.
Muita tristeza, culpa, medo, isolamento, frustração, podem estar relacionados à experiências traumáticas que vivencia ou vivenciou e nem sabe que são ou foram traumáticas. Procure o quanto antes possível um psicólogo para auxiliar no seu autoconhecimento. O profissional saberá conduzir a sessão no sentido de uma escuta ativa de seus sentimentos e emoções e poderá de forma neutra, sigilosa e científica desenvolver formas de auxiliar-lo nessa questão.
Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 SET 2021

Olá Keeilar! Grato por citar. Você tem razão: o grande ganhador do perdão é o perdoador e não o perdoado. De outro lado, você precisa poder conversar mas, se abrir, colocar mais sobre tua história, sobre os diversos aspectos que você viveu, vive e planeja viver.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, venha com mente aberta, persistência, disciplina passar por um levantamento mais pleno de informações. Após isso, poderemos te ajudar a construir uma resposta consistente, bem como caminhos para modificar as coisas.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (comerciantes da fé), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.