Como mudar uma pessoa?

Feita por >Gabi · 21 out 2014 Terapia cognitivo-comportamental

Na verdade, mudar uma pessoa é algo bem relativo, pois nem sempre mudar significa melhorar, e também sabemos que nem tudo precisa ser mudado, pois nem tudo é defeito.

Porém, é possível que a gente consiga mudar uma pessoa sem que ela queira? Se não, como fazê-la querer?

Algumas pessoas sabem que mudar pra melhor faz bem, mas muitas vezes se acomodam com a situação que estão e preferem permanecer do mesmo jeito.

Como mudar a personalidade pessoas assim? Mesmo sabendo que essas características foram adquiridas com o passar dos anos e suas vivências.

A melhor resposta 23 OUT 2014

Ola Gabi,
para que qualquer "mudança" aconteça precisa necessariamente ser um desejo da própria pessoa, que normalmente sente algum incomodo, sofrimento e, na busca pelo reestabelecimento de seu bem-estar emocional, adota outras perspectivas sobre alguns posicionamentos/comportamentos.
Para que entenda melhor, experimente você mesma mudar seu comportamento a partir da sugestão que alguém te fez, você própria concluirá que sem desejo real, não há mudança.
Abraços,
Lúcia Helena Sampaio - Psicóloga

Espaço Ser Psicólogo em Brasília

9 respostas

29 OUT 2014

Boa tarde Gabi, não cabe a nós mudarmos as pessoas, pois fazemos modificações de dentro para fora, mas podemos dialogar com elas e falar das mudanças que gostaríamos que elas fizessem e a partir disso elas podem fazer mudanças em prol da melhoria da convivência ou relacionamento. É importante lembrar que personalidade não é modificável e sim o comportamento de cada um. E também a partir das nossas mudanças conseguimos fazer que os outros ao nosso redor/convívio também mudem. Abraços e muitas mudanças!
Psicóloga Marilda L. Z. L. Cerquetani

27 OUT 2014

Gabi, não é possível mudar uma pessoa e a personalidade é algo que faz parte dela. O que pode ocorrer é uma mudança de comportamento e atitudes a partir da vontade da pessoa, que motivada, é capaz de mudar a si mesma. Você pode mostrá-la seus defeitos, o que ela está fazendo de errado, mas isso pode não motivá-la e criar uma barreira dela para a mudança. Fazer a pessoa perceber que seu comportamento e/ou atitudes estão sendo nocivos é bem sutil e não é fácil. Assim, ela tem que se dar conta disso e buscar ajuda.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

23 OUT 2014

Olá, Gabi! A mudança tem que partir do desejo dela por mudança, o que lhe resta é ficar ao lado dela, existindo amor suficiente. Ela mesma precisa sentir que a mesmice não a satisfaz mais. Você pode se esforçar para que ela amplie a consciência sobre os benefícios da efetiva mudança, mas ainda assim ela precisa querer. No entanto, talvez a sua aceitação pela condição do outro (o tempo dessa pessoa e suas escolhas), ou seja, a sua própria mudança (aceitar o outro diante das suas escolhas), poderá permitir mudanças imensuráveis. A sua mudança pode ser transformadora, pois no mínimo servirá de grande exemplo para os outros. Para o sucesso da terapia a pessoa tem que buscar ser a mudança que precisa para sua própria vida.

Psicólogo Israu Lima Psicólogo em Fortaleza

2 respostas

23 OUT 2014

Olá Gabi.

Para que haja mudança no comportamento de uma pessoa é preciso que ela manifeste o desejo de mudança. Também o contexto em que ela vive pode favorecer ou não para que isto aconteça. Fica difícil ter uma resposta neste caso específico sem saber mais detalhes sobre a história que a envolve.

Att.
Edna S. Rocha

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

22 OUT 2014

Olá Gabi, toda mudança deve partir da desejo da pessoa a ser mudada. Sem ela querer não é possível mudança. Ela precisa estar ciente do que é necessário mudar e querer mudar. Só assim será possível alguma terapia.