Como melhorar a minha insegurança?

Feita por >elaine · 7 ago 2018 Ciúmes

meu namorado não me da motivos pra desconfiar dele, nem amigas (que são poucas), mas eu desconfio demais , me sinto insegura e acho que não mereço o amor de ninguém. Qualquer crítica me atinge, qualquer coisa me abala e me faz querer afastar das pessoas pra não fazer mal a elas. Gostaria de melhorar, já fiz tratamento com vários psicólogos mas todos não foram capazes de me ajudar. Por favor me ajudem!

A melhor resposta 8 AGO 2018

Boa tarde, Elaine!
É realmente muito difícil e doloroso se permitir ser amada quando a insegurança nos impede de vermos nosso potencial. Como diz o ditado, "amar-se é um ato revolucionário" principalmente para as mulheres, pois as pressões sociais são muitas e o cuidado com a própria autoestima muitas vezes fica de lado.
Então, te proponho a separar alguns minutos por dia de autocuidado: tomar um banho mais relaxante, ouvir músicas que te fazem bem, fazer exercícios físicos, ir ao cinema sozinha, fazer aulas de dança/zumba, etc.
Essas são estratégias que podem ser terapêuticas pra você e pro fortalecimento da sua autoestima. No mais, se você sentir necessidade de voltar a conversar com um especialista, não hesite em buscar ajuda.
Te desejo boa sorte!

Juliana Matos
CRP: 11/12628

Psicóloga Juliana Matos Psicólogo em Fortaleza

4 respostas

8 AGO 2018

Boa noite, Elaine,
Insegurança é algo terrível quando indomada. O primeiro passo é perceber que a insegurança não está nas ações das pessoas, mas na SUA forma de vê-las.
É um exercício bem simples, que eu chamo de "outro". Sempre que se pegar criticando a si mesma, experimente inverter o pensamento. E pra cada crítica que se fizer, diga logo em seguida um elogio.
Vai perceber que com tempo e exercício, a auto-estima vai começar a melhorar, pois você vai se perceber cada vez melhor.
Se quiser conversar mais, estou à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos