Como fazer alguém superar a insegurança?

Feita por >Luis Gustavo Rocha Wieira · 30 mai 2017 Psicologia clínica

Minha amiga e eu nós nos amamos muito e queríamos namorar. Mas cada vez que eu toco no assunto ela diz que tem insegurança em aceitar o pedido pelo fato de que somos melhores amigos. Como faço pra convencer ela a perder esse medo

A melhor resposta 31 MAI 2017

Oi Luis,
a insegurança é causada pelo medo: medo de fracassar, de se frustrar, de desistir, de ser rejeitado, criticado, de perder alguém importante. Todas as pessoas sentem medo. Esta é uma emoção que nos protege de situações que podem oferecer riscos, que nos faz pensar melhor antes de agir e que pode tanto nos impulsionar a agir como nos paralisar.
Entendo o medo e insegurança dela, início de um namoro pode representar o fim de uma amizade. E talvez, sua amizade seja importante para ela.
Essa decisão é única e particular dela. Insistir agora pode desgastar amizade, namoro, relação.
Dê um tempo para os sentimentos se esclarecerem.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

31 MAI 2017

Boa noite Luis.
A insegurança aparece em muitos relacionamentos, e pode estar associada a diversos outros sentimentos. Procure conversar com ela e compreender quais são os receios e sentimentos, e a partir disso tentem criar possibilidades.
Uma psicoterapia poderia auxiliar no autoconhecimento e desenvolvimento de questões como autoestima, porém cabe a ela buscar esse auxílio se achar necessário.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville