Como me tratar de crise de panico?

Feita por >Lary · 23 ago 2023 Pânico

Confundi um rapaz na rua com meu irmao e o encarei pra ver se era mesmo, quamdo percebi que não era desviei o olhar mas entrei em pânico pós ele na volta ficou me olhando. Não estou conseguindo dormir tenho muito medo de algo me acontecer.
Taqcardia falta de sono uma sensação ruim, não consigo me alimentar e nem fazer outras coisas nada meu dia a dia.
Sempre tenho isso se alguém me olha na rua fico com muito medo!

A melhor resposta 25 AGO 2023

Olá Lary, claramente você está sendo afetada pelos seus pensamentos intrusivos, pensamentos negativos que você alimenta e que disparam sensações fisiológicas que causam esse mal estar (taquicardia, insônia). O primeiro passo é aprender a reconhecer e identificar os pensamentos intrusivos negativos. Isso envolve estar ciente de quando esses pensamentos surgem e quais são seus conteúdos. Não aceite esses pensamentos como reais ou como realidade, pois é isso que dispara a reação fisiológica do medo, que faz com que você entre em alerta e dispara a reação de luta ou fuga. A reação de luta ou fuga é uma resposta fisiológica e psicológica automática do organismo diante de uma ameaça percebida. Ela desencadeia uma série de mudanças no corpo e na mente para ajudar a pessoa a lidar com a situação de perigo. Essa resposta é uma parte fundamental da sobrevivência humana, pois prepara o indivíduo para enfrentar a ameaça ou fugir dela. No entanto, quando essa resposta é ativada de forma excessiva ou inadequada, pode levar à ansiedade. Ou seja, ficar alimentando pensamentos negativos irracionais vai disparar essa resposta várias vezes levando ao mal estar. Então, lembre do primeiro passo que falei, identificar o pensamento. Os pensamentos intrusivos negativos são irracionais ou exagerados. Questione a validade desses pensamentos. Pergunte a si mesmo se há evidências objetivas para apoiar o pensamento intrusivo. Substitua os pensamentos negativos e irracionais por pensamentos mais realistas e equilibrados. Isso ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão associadas a pensamentos intrusivos. Quando começar a sentir os sintomas da ansiedade, foque na respiração, procure respirar devagar e com ritmo (inspire contando até 4, segure a respiração por um ou dois segundos e solte lentamente pela boca, até se sentir melhor). Além disso incorpore na sua rotina atividade física e práticas de relaxamento e meditação. Se ainda assim, colocando isso em prática você não melhorar procure um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 AGO 2023

Oi Lari,

Crises de pânico são realmente desafiadoras. Você consegue indentificar bem as situações que são gatilho para que elas apareçam. É importante que você compreenda mais profundamente porque essas situações são gatilhos. A psicoterapia pode ajudar você a descobrir isso, enfrentar essas situações com estratégias de regulação emocional e a ter uma vida mais feliz e relaxada.

Estou a disposição para ajudar você.

Emmanuelle da Silva Sousa Psicólogo em Salvador

2 respostas

25 AGO 2023

Ola Lary,
para tratar a crise do pânico, precisamos conhecer mais da sua história, refletirmos sobre os gatilhos e tramas. Em alguns casos é necessário a intervenção medicamentosa e outros a psicoterapia vai ressignificando. Fico a disposição para um breve encontro online para falar como a psicoterapia poderá te ajudar neste momento, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

25 AGO 2023

Olá Lary, espero que esteja tudo bem com você.

É importante que você tenha um suporte profissional de um Psicólogo para te auxiliar neste momento. Esse tipo de sentimento que descreve precisa ser melhor compreendido por você, para que possa lidar com ele em seu dia a dia, e também criar estratégias para superá-lo. Com o auxílio deste profissional você terá oportunidade de ter um espaço para conversar com alguém capacitado e treinado, que vai te ajudar muito com esse quadro. Se você não tiver esse espaço e esse auxilio profissional, você pode ficar totalmente a mercê desses sentimentos, sem saber como agir perante eles, o que pode atrapalhar muito diversos setores de sua vida, e em seu desenvolvimento pessoal. Agindo o quanto antes nesse sentido, mais rápido serão os benefícios desse acompanhamento para sua vida, e para a superação desse quadro. Por isso, se for possível, busque um profissional de Psicologia de sua escolha o quanto antes. Existem formas de você reestruturar sua vida, e superar todos esses sentimentos, dentro de um processo de psicoterapia direcionado, com comprometimento e constância. Sua vida pode chegar no nível de harmonia que deseja.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

24 AGO 2023

Boa tarde, Lary.
O tratamento para crises de pânico consiste em terapia e, em alguns casos, medicação. Parece que as crises são intensas e frequentes na sua rotina, indicaria que começasse a psicoterapia o quanto antes para aprender a identificar sinais antes da crise e buscar um melhor manejo dela. Não conseguimos dizer o passo a passo de como "se tratar" exatamente, pois embora seja algo estudado e difundido, ainda acontece na individualidade de cada um.

Patrícia Munske Borges Psicólogo em Capão da Canoa

2 respostas

24 AGO 2023

Olá Lary, um passo você já deu para o tratamento que foi escrever sobre como se sente, agora o outro passo é entrar em contato com um psicólogo, pois é um processo o tratamento para transtorno do pânico.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

24 AGO 2023

Olá Lary! Obrigado por perguntar. Sempre há muito mais do que aquilo que as pessoas escrevem. Pelo acontecido e descrito, você precisa, se for o caso, com a companhia de alguém da tua confiança, falar com o rapaz e explicar o que aconteceu. Acontece que aconteceu essa sentimento porque, antes dessa experiência, outros sentidos e posicionamentos emocionais teus já estavam fragilizados.
Precisaremos, um de nós, psicólogos, juntos com você, estudar detalhadamente tuas vivências, percepções e atribuições de sentidos para questões integradas a esse sentimento desconfortável.
Procure por um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.