Como me encontrar?

Feita por >Fernanda · 1 ago 2023 Abordagem psicológica

Perdi meu avô, minha figura paterna aos 15 anos (2016) e ele era meu melhor amigo, sempre podia contar com ele e ía em todos os lugares com ele. Gostava de me empenhar nos estudos para mostrar pra ele meus certificados e deixá-lo feliz nas entregas de boletim. Mas, depois que ele se casou nos afastamos e depois de um tempo veio a falecer e eu mudei, perdi a vontade e o prazer de estudar, não tenho mais prazer em realizar as atividades que fazia e me fechei, não consigo fazer amizades nem manter amizades, tenho fobia social e me calo do nada. E com 18 anos assumi as responsabilidades da casa, faculdade e cuidar do meu irmão mais novo, pois minha mãe teve avc e ficou acamada. Tive pensamentos suicidas quando ela ficou internada no hospital e de um momento pro outro assumi responsabilidades que eu não tinha, ficava com ela no hospital, cuidava da casa e tinha aula ead por conta da covid, mas sempre contive tudo porque se eu fizesse algo, não teria ninguém pra cuidar deles, mas ainda me sinto assim, sinto como se tudo desse errado na minha vida, raiva e ódio inexplicáveis. Fiz algumas sessões com psicólogos mas parei porque todos os anos de lá pra cá minha mãe fica internada por conta de todos os problemas de saúde dela e eu fico com ela quando necessário no hospital. E às vezes sinto como se meus sentimentos não fossem verdadeiros, porque criaram uma imagem de minha com base na minha aparência e tendo a agir dessa forma, quando na realidade tenho outra personalidade e nem eu me entendo mais.

A melhor resposta 4 AGO 2023

E como não sentir raiva, não é mesmo? Passar da menina de ouro que dava orgulho para o avô através da exibição de notas e certificados para a menina que teve que passar a cuidar dos outros e se deixar para segundo plano. Está bem claro: você não desenvolveu propósito de vida, em todas as situações tendo que ser a boa menina que dá orgulho, que faz o outro ficar bem e você, quem olha pra você? Percebe que nunca foi vista de verdade? Por isso, fechou-se para a vida, para o mundo, porque viveu a vida toda tendo que agradar as pessoas da sua familia e sentindo que não tem um retorno, pois teu avô casou e depois partiu, depois veio mãe que virou dependente de você, irmão. Você não teve autorização emocional dessa familia pra ir pra frente, pra fazer o que de fato precisa, viver sua vida, ter sua faculdade, seus relacionamentos, pois teu sistema aí não deixa. Quer entender mais sobre isso e como sair ? Entre em contato comigo!
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

3 AGO 2023

Olá boa tarde, no teu caso em específico me parece que você não viveu o luto de maneira correta , mas não é só isso existem outras coisas que estão por trás , e que de maneira oculta está potencializando esse sofrimento. Caso queira podemos iniciar um processo terapêutico para te ajudar com essas questões

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

64 respostas

3 AGO 2023

Oi Fernanda.
Precisa compreender que voce apenas nasceu através da tua mãe e pai, mas não é deles; e nasceu para se realizar, fazer o teu objetivo de vida. Teu avo se afastou de voce e depois faleceu e a tua mãe está acamada, se retiraram de voce para te deixar o espaço livre para voce ser o que precisa ser...
Voce está se escondendo, se queixando da vida, achando desculpas, fica se sentindo vítima da situação.
Assuma o compromisso de se realizar, ser responsável pelas tuas escolhas e decisões.
Se precisar faça Psicoterapia para compreender a voce mesma, seu objetivo de vida, encaminhar a tua realização pessoal e profissional.
Tão logo estiver neste caminho, as coisas começam a melhorar.
Abraços

5943 respostas

2 AGO 2023

Olá Fernanda! Que bom que você escreveu. Teu relato mostra uma daquelas situações que a vida nos surpreende com responsabilidades, sem adequado tempo para amadurecimento. A quem muito foi dado muito será pedido, por outro lado, quem assume muitas responsabilidades mais cedo, também mais cedo, pode aprender. A colocação da palavra "pode" decorre do fato de que precisa acontecer para você, sabedoria, discernimento, estratégia para condução das coisas. Com os anos, as superações, certamente você estará muito mais preparada para coisas, que outros jovens da tua idade, não poderão amadurecer.
Será bom que você possa refletir sobre os encaminhamentos de vida, nas necessidades específicas que você citou, com a ajuda de adulto, sensato, confiável, experiente.
Não se trata-se de se encontrar, trata-se de amadurecer, construir.
Estou a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8779 respostas

2 AGO 2023

Olá, por tudo que você passou e as responsabilidades assumidas sem mesmo estar preparada, é difícil mesmo conseguir pensar em si e realmente se enxergar.
Recomendo que procure novamente a terapia alguém que se identifique e reinicie seu tratamento pois é um processo.

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

2 AGO 2023

Boa noite, Fernanda.
Sinto muito por se encontrar nesta situação.
Em sua história houve alguns momentos difíceis de suportar, mas, que bom que você ainda está aí. Talvez não tão firme e nem tão forte como gostaria, mas, no nível em que precisou até o momento.
A perda de uma pessoa tão querida, que motivava a movimentação da sua vida, a perda da condição de saúde da mãe, a perda da vida de jovem recém-maior de idade em troca da vida de mantenedora/cuidadora... Tudo isso acumulado em tão pouco tempo pode realmente nos desestabilizar. Eu não sei o tamanho da sua dor, mas, sei que há um jeito de dar a volta por cima.
Estes sentimentos de raiva, ódio, tristeza, etc, são frutos dos acontecimentos e da forma que te foi possível lidar com eles.
Há sim uma saída para uma vida melhor.
Se quiser conversar a respeito, pode contar comigo.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo