Como encontrar um caminho?

Feita por >Luísa · 15 mai 2023 Desenvolvimento pessoal

Tenho 18 anos e me formei no ensino médio no ano passado. Desde então, estou em casa remoendo pensamentos e me perguntando: e agora? Sei que respostas básicas seriam procurar um emprego ou ingressar em uma universidade, e quero ambas as coisas, mas a ansiedade me paralisa. Tinha uma entrevista de emprego na terça, não fui por medo. Um tipo de medo que nunca antes tinha sentido. E desde então não paro com os pensamentos obsessivos. Mas não consigo me encontrar. Não passei no ENEM, me sinto um fracasso. Não sei. Tem tanto que gostaria de fazer e falar, mas o medo é demais. Tudo que conhecia era a escola e os métodos de lá. Agora me vejo sozinha e me comparando com quem tem minha idade e já está trabalhando ou estudando. Chorei compulsivamente por dois dias desde terça. Não sei o que fazer e o futuro me parece nebuloso e confuso. O que deveria fazer para amenizar esse estado?

A melhor resposta 18 MAI 2023

Luíza
Parabéns pelo questionamento que voce está fazendo contigo mesma e pela dúvida que voce tem.
Infelizmente, desde que voce começou a estidar, nunca ninquem se preocupou em te ajudar a se desenvolver, descobrir teus talentos, focar teu objetivo de vida; voce apenas foi colocando conhecimento de fora pra dentro de voce, recebeu instrução, voce se adaptou ao sistema; voce foi obrigada a se ajustar conforme o ambiente familiar queria, como a educação impunha, como as crenças exigiam.
Voce teve que abandonar a tua inteligência vital para fazer e se adestrar ao outros.
Agora, precisa recuperar a tua inteligência natural e ser o que a tua vida quer que seja;
Pode iniciar fazendo teste vocacional para saber o que é do teu agrado fazer, as tendências naturais.
Preocupe-se em fazer alguma coisa prática, fazer o que gosta de fazer, que te dá prazer e alegria, mesmo que a família tenha condições de te pagar os estudos; escolha uma área, uma atividade que te dá prazer e alegria.
Está cheio de pessoas que correram atrás de carreiras que dá dinheiro, mas são infelizes, frustrados.
Faça Psicoterapia para recuperar a ti mesma e ser o que a vida quer de voce, pois, enquanto voce se esforça para compreender e viver a própria vida baseada onde outros te alienaram, só vai encontrar processo de autodestruição de ti mesma e perda progressiva.
Seja de agora em dainte pai e mãe de ti mesma, seja responsável por suas escolhas e decisões, mesmo que erre; para a vida, nada é errado e nada é certo; tudo são possibilidade de aprender, de conscientizar; a vida te deu a liberdade e poder de escolher até aprender a ser dona de si mesma.
Abraços

5817 respostas

11 JUN 2023

Olá, a saída da adolescência e a entrada na juventude é algo desafiador, pois, é algo desconhecido. A partir de agora você terá que enfrentar o mercado de trabalho, o ENEM e tantas outras coisas, daí o medo, porém ele te paralisa. Muitas pessoas passaram pela mesma experiência negativa do vestibular, são desafios que temos de enfrentar e podemos aprender com os erros. Permita-se errar para poder corrigir as falhas e aprender com elas, e assim vencer a insegurança.. Esse medo diário, onde tudo parece perigoso, é como se o alarme do seu carro tivesse quebrado e disparou, ou seja, a ansiedade está alta. Quando a gente pensa, a gente sente e pensar que não consegue vencer esses obstáculos, que vai falhar, que às pessoas estão progredindo, enquanto você está em casa mantém essa ansiedade.
Ajuda psicológica vai te ajudar a trabalhar essas questões.

Fico à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 MAI 2023

Olá Luisa.
Você está passando por um período de transição da adolescência pra vida adulta. Destaco isso, pra de antemão, você saber que é realmente uma fase desafiadora.
A sua referência até então era o ensino médio, então é um mundo novo começar a pensar em trabalhar, fazer faculdade.
Percebo que está se cobrando muito. Você tem apenas 18 anos.
Nem todos os jovens tem o mesmo ritmo e encontram uma carreira de imediato. Eu, por exemplo, só ingressei na faculdade de Psicologia aos 21, depois te ter trancado um primeiro curso que não me agradou.
Permita se conhecer com calma, explorar seus potenciais, habilidades.
Talvez fosse importante procurar um profissional de psicologia pra te ajudar a enfrentar esse momento desafiador.
Um grande abraço.

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

19 MAI 2023

Olá, Luísa!
É compreensível que você esteja se sentindo perdida e ansiosa diante da transição do ensino médio para o próximo capítulo de sua vida. Essa fase de incertezas e dúvidas é comum para muitos jovens (para não dizer todos). No entanto, é importante lembrar que cada pessoa tem seu próprio ritmo e caminho único.
A ansiedade que você está experimentando pode estar dificultando sua capacidade de dar passos adiante. É essencial reconhecer que a ansiedade é uma emoção natural, mas que também pode ser administrada e superada. Eu posso sugerir algumas ações para te ajudar a amenizar esse estado.
Reserve um tempo para refletir sobre seus interesses, habilidades e valores. Pergunte-se o que realmente lhe interessa e traz satisfação. Isso pode ajudá-la a tomar decisões mais alinhadas com quem você é e o que deseja.
Em vez de se sentir sobrecarregada pelo futuro, concentre-se em definir pequenas metas para si mesma. Por exemplo, pesquisar sobre áreas de estudo ou empregos que despertam seu interesse, atualizar seu currículo ou procurar por oportunidades de estágio.
Conversar com amigos, familiares e com um psicólogo, pois isso pode ser muito útil durante essa fase de transição. Eles podem oferecer suporte emocional, orientação e ajudá-la a lidar com a ansiedade.
Considere buscar cursos, workshops ou programas de capacitação que possam aprimorar suas habilidades e aumentar sua confiança, além de ser uma boa ideia para você se experimentar, isso pode abrir novas oportunidades e aumentar sua autoestima.
Aproveite esse momento para explorar diferentes áreas de interesse. Você pode fazer voluntariado, participar de grupos de estudo, envolver-se em atividades ou trabalhos temporários. Isso pode ajudá-la a descobrir novas paixões e a ter mais clareza sobre seus objetivos futuros.
Principalmente, tenha em mente que ninguém tem tudo resolvido aos 18 anos. A vida é um processo contínuo de aprendizado e crescimento. Não se compare com os outros, cada pessoa tem seu próprio ritmo e caminho a percorrer.
Lembre-se de que é normal sentir-se perdida e ansiosa durante fases de transição. Tenha paciência consigo mesma e busque apoio quando necessário. Com tempo, reflexão e ação gradual, você poderá encontrar um caminho que seja significativo e gratificante para você.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

17 MAI 2023

Olá Luísa, eu percebo a sua angústia no texto que você escreveu e de fato a vida adulta tem muitos desafios e responsabilidades. Mas pra mim ficou evidente que você tem muitos pensamentos negativos e uma percepção sobre si que não é real. Cito um exemplo, você falou que é um fracasso porque não passou no ENEM. Porque não passar numa prova tornaria alguém um fracasso? Quais os elementos que contribuíram para que você não atingisse o resultado esperado no ENEM? Muito provavelmente a mesma ansiedade e os pensamentos negativos que você citou. Logo, se você não tivesse essas dificuldades quando fez a prova, teria o resultado sido diferente? Viu como você não é um fracasso? Não se culpe pelo que você sente, você está tentando lidar com pensamento e sentimentos que podem ser muito desafiadores. Não existe uma fórmula que alguém possa te dar aqui para reverter isso, o melhor passo é procurar atendimento com um psicólogo, porque claramente o que você sente chegou no ponto de trazer prejuízo para sua vida pessoal. Pense nisso. Boa sorte pra você.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 MAI 2023

Olá Luísa, espero que esteja tudo bem com você.

Tudo isso que você está vivendo dentro de você, até mesmo você vir a esse fórum em busca de orientação, faz parte de seu caminho, que ainda está em evolução, em processo. Você ainda é bem jovem, e é muito comum sentir dúvidas nesta fase, principalmente quando finaliza o ensino médio, e deve-se iniciar uma outra etapa em sua trajetória. É melhor sentir essas dúvidas agora, porque você tem a oportunidade de se debruçar sobre elas para obter as respostas que precisa, antes de tomar qualquer decisão. Agindo dessa forma, você terá mais chances de realizar as melhores escolhas para si própria e para o desenvolvimento de sua trajetória, tanto pessoal quanto profissional. É indicado você buscar ampliar seu autoconhecimento e, através dele, conseguir direcionar melhor suas escolhas. Com o desenvolvimento de nosso autoconhecimento podemos ter a oportunidade de nos conhecer melhor, conhecer nossas potencialidades, habilidades e realizar melhores escolhas para nós. Mesmo você não tendo passado no ENEM no ano passado, você pode voltar a tentar nos próximos anos. Busque se planejar para isso, que é realmente uma boa opção. Formação é muito importante em nosso desenvolvimento pessoal, e sempre nos leva a degraus mais elevados em nossa trajetória. Um processo de psicoterapia pode ser muito útil para você no momento, pois dentro dele você poderá trabalhar seu autoconhecimento, e, consequentemente, seu desenvolvimento pessoal. E será útil também não apenas para seu lado profissional, mas pode ser aplicado para outros setores de sua vida também. Como você mesmo disse, tem muitas coisas que você gostaria de fazer e tentar. Talvez você só esteja precisando reconhecer nessas coisas uma oportunidade real para você avançar rumo ao seus objetivos pessoais, profissionais e acadêmicos. Se for possível, e se sentir necessidade, busque um profissional de Psicologia para te auxiliar no momento.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

16 MAI 2023

Olá, tudo bem?
o fim do ensino médio é uma etapa de transição para algo que não conhecemos mais, por isso ele assusta tanto. Esse sentimento é bem normal, não se assuste com isso. Entendo também que hajam certas cobranças (inclusive de nós mesmos) para encontrar esse caminho logo. Entretanto esquecemos que o caminho não é encontrado, ele é construido mediante as oportunidades que nós temos. Então o que está em suas possibilidades nesse momento? Talvez suas necessidades te levem a um momento de cuidado maior consigo mesma, cuidando dessa pressão e desse medo. Te sugiro buscar uma consulta com um psicólogo que te ajude a explorar esse sentimento atual, possibilitando que você encontre onde está neste momento, , consequentemente conseguindo visualizar melhor os caminhos para o futuro.
Boa sorte no seu processo
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

16 MAI 2023

Olá Luísa! Obrigado por escrever. Caminhos não se encontra, se constrói! De outro lado profissões não são boas ou ruins. Profissões dependem da forma como as pessoas se relacionam com elas. Dezoito anos é idade ainda muito imatura, para decidir profissão definitiva. A maior parte de nós, as consolida, com construção escolhida e consistente, muito depois dos dezoito anos. Assim sendo, você está ansiosa, supondo o conhecimento fantasioso, ainda muito precário, sobre profissões.
Será muito enriquecedor que você passe por uma orientação ocupacional com um de nós, psicólogos, especializados em orientação ocupacional.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.