Por onde eu começo?

Feita por >Oliveira · 20 mar 2023 Abordagem psicológica

Não sei como cheguei aqui, não sei como cheguei a esse ponto, mas quando vou falar dos meus problemas para meus familiares, sou taxado de vítima ou vitimismo. Encontro ouvidos na mesa de bar ou no consumo de drogas, com meus "amigos", tais esses que estão apenas comigo ao redor da mesa do bar.
Hoje eu me vejo muito sozinho, no fundo do poço. Dia 14 de Março foi meu aniversário e eu tinha planos de passar com a mulher que eu acho que amo, com minha familia, com meu emprego...mas perdi tudo isso uma semana antes... e passei esse dia tão importante consumindo alcool, drogas e prostituição...
eu não vejo mais um caminho para a saida do poço, levo em consideração que quando você chega no fundo, o unico caminho é a subida, mas como posso encontrar essa subida, como posso sair?

A melhor resposta 18 ABR 2023

Olá Oliveira, obrigado por compartilhar uma parte da sua história conosco. Imagino o quanto deva estar sendo angustiante e doloroso para você viver esse momento. O primeiro passo para a mudança é reconhecer e aceitar a realidade. Essa aceitação não significa fazer nada, mas sim entender a sua responsabilidade nisso tudo, nas escolhas que te levaram até lá. Aceitar é assumir essa realidade e depois pensar no que você é capaz de fazer para mudar. Não pense na mudança como algo radical e sim como processo, como algo gradual. Pequenas escolhas no dia-a-dia podem fazer sua mudança acontecer. Pense: "O que posso fazer por mim hoje para tornar minha vida melhor?". Para mudar e melhorar temos que fazer esforço, temos que renunciar a algumas coisas e, em certas ocasiões, até nos privar. Como você citou a questão do álcool e das drogas talvez seja importante buscar um profissional psicólogo para avaliar essa dinâmica. No mais, internalize que você é capaz de realizar a mudança se você se comprometer consigo mesmo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 ABR 2023

Olá, Olivera. Como você está?
Antes de tudo quero te dizer que o fato de você reconhecer que existe um problema e ter escrito um pouco da sua angústia sinaliza que você está tentando encontrar uma solução.

Imagino quão difícil tem sido para você lidar com essa condição, mas só pelo fato de você estar tentar se concentrar em resolvê-la demonstra o tamanho da sua coragem. Muitos não conseguem dar esse passo, então, precisava pontuar isto.

A nossa família, em tese, deveria ser nossa principal fonte de apoio e suporte, no entanto, nem sempre essa expectativa vai corresponder com a realidade.

Em sua fala é possível notar que o uso de álcool e outras drogas parece estar trazendo alguns conflitos e prejuízos para a sua vida, especialmente em seus relacionamentos e área de trabalho/financeira. Isso pode ser um indício de que seja o momento de procurar um outro tipo de suporte, um suporte especializado que possa trabalhar com você formas de lidar com essa questão. Existe a possibilidade de você buscar ajuda psicológica e médica neste momento?

A minha primeira orientação é que você se dirija ao posto de saúde mais próximo e peça informações sobre atendimento psicológico. Além disso, vale buscar atendimento médico, seja de clínico geral ou de um psiquiatra, para que possa analisar o seu caso detalhadamente.
Além disso, você pode entrar em contato com o Caps AD do seu município, pois há atendimento especializado e focado para a sua demanda através do SUS e de forma gratuita.

É impossível descrever um diagnóstico para você através deste texto, no entanto, considere o fato de que você talvez precise do auxílio não apenas de um profissional da saúde como de fármacos/medicamentos para te auxiliar neste processo. Quando falamos de tratamentos em uma situação de uso abusivo de álcool e outras drogas, estamos falando de um fator biológico, físico, do qual apenas a força de vontade, em um primeiro momento, talvez não dê conta para resolver este problema. Portanto, volto a dizer, você precisa buscar atendimento especializado para fechar um diagnóstico clínico.

Sei que quando estamos em sofrimento é difícil visualizar uma saída para o nosso problema, mas acredite, há solução. Você pode fazer o exercício de pensar em pessoas no seu dia a dia, ou pessoas públicas, pessoas que você admira que já passaram por uma situação parecida e conseguiram encontrar uma saída. Isso pode te ajudar a diminuir o sentimento de solidão e entender que existem outras pessoas que passaram/passam pelo mesmo sofrimento que você.

Não há maneiras fáceis que caibam neste texto que possam resolver o seu problema, mas posso te ajudar com alguns passos básicos para te ajudar de forma prática:

1. Autonitoramento:

É preciso que você entenda os gatilhos que fazem você buscar o uso por substâncias.
Essa tarefa pode ser difícil dependendo do tempo que você faz uso de álcool e outras drogas. Algumas pessoas usam há tantos anos que têm dificuldade em entender os motivos/porquês do uso. E caso seja uma questão de dependência, provavelmente o gatilho já se tornou uma necessidade física da substância em sua corrente sanguínea, assim como seus efeitos em seu organismo.

Mas vamos lá:

Uma maneira de perceber isso seria assim que você notar que está com vontade de beber ou usar alguma substância, tentar perceber o que aconteceu antes dessa vontade.

Um pensamento?
Uma emoção? (Como tristeza, raiva, medo, nojo ou alegria)
Um hábito?
Uma necessidade fisiológica?

Por exemplo, muitas pessoas, assim quando começam a tomar álcool, sentem vontade de usar outras substâncias logo em seguida. O gatilho, neste caso, seria o próprio álcool, em uma questão de hábito. Um hábito influenciando o outro.

Esses gatilhos normalmente são automáticos e é difícil percebê-los no dia a dia, mas tente exercitar um pouco da sua atenção.

Você pode fazer esse automonitoramento durante uma semana.
Por exemplo:
- Segunda-Feira
Vontade: 1
Gatilho: Pensamento
Situação: Meu amigo me chamou para para o bar, eu tententei recusar, mas me veio o pensamento "você não tem amigos, se não for vai acabar perdendo esse também e não vai ter ninguém para te escutar". E então eu fui e acabei bebendo álcool e usando outras substâncias.

Vontade: 2
Gatilho:
Situação:

Toda vez que você sentir vontade de usar, tente se perguntar: O que está motivando essa vontade?

Existe uma ferramenta que pode te ajudar nesse processo de automonitoramento, ela se chama Registro de Pensamento Disfuncionais (RPD). Você pode encontrar um modelo no Google e vai te orientar para monitorar seus pensamentos, emoções e comportamentos.

Pesquise sobre Respiração Diafragmática, ela é uma técnica fácil, rápida e eficiente. Pode te ajudar no processo de monitoramento e em algumas crises em situações estressoras.

Depois de perceber seus gatilhos, vamos entender os ganhos que o uso abusivo dessas substâncias te proporciona.

Quais são as vantagens de usar álcool e outras drogas?

Em sua fala temos alguns exemplos que podem ajudar a entender:

Socialização com amigos
Acolhimento das suas dores
Provavelmente sensação de relaxamento
Sensações físicas agradáveis

Você pode listar outros ganhos que você perceba.

No entanto, apesar dos ganhos que o uso de álcool e outras drogas te trazem, eles têm, através do seu discurso, trazidos também problemas e conflitos.

Você pode fazer o uso da técnica de Análise de Vantagens e Desvantagens do uso abusivo dessas substâncias.

O que você ganha com esse comportamento?
O que você perde?
Existe uma maneira de ter as mesmas vantagens construindo um novo comportamento?

Escreva prós e contras em uma folha. Isso pode te ajudar a visualizar melhor suas perdas e ganhos.

Você também pode tentar fazer a técnica do Salto no Tempo.
Se você optar por continuar o uso, quais consequências esse comportamento vai te trazer em:
5 meses:
1 ano:
5 anos:

Tanto a técnica de Vantagens e Desvantagens quando Salto no Tempo podem te ajudar a tomar a melhor decisão.

Agora que você sabe:

1. Os gatilhos que te levam a usar álcool e outras drogas
2. O comportamento que você quer transformar, que, no caso, é o uso abusivo de substâncias
3. Os ganhos, as vantagens que você recebe com o uso abusivo de álcool e outras drogas

Você compreende o ciclo que te mantém em sua condição de sofrimento.

Qual outro comportamento poderia te trazer os mesmos ganhos que o uso de álcool e outras drogas fazem?
Pense em um comportamento mais adaptativo, com menor prejuízo.
É esse novo comportamento que, possivelmente, substituirá esse comportamento de drogas.
Escolha um comportamento saudável que traga os mesmos benefícios e que realizem as mesmas necessidades.

Perceba os gatilhos > substitua o comportamento antigo pelo comportamento novo > receba os mesmos ganhos e vantagens.

Obviamente, parece mais simples do que de fato é. Sendo assim, é apenas um exercício para pensarmos a sua situação. Reforço a busca por ajuda especializada nesse processo.

Algumas sugestões, caso você esteja pensando em interromper o uso de álcool e outras drogas:

Para o acolhimento de suas dores > Atendimento especializado psicológico e médico (psiquiatra).

Para controle das sensações físicas > uso de medicamento prescrito, na dosagem, forma e gerenciamento adequados.

Para necessidade de formar laços > Aqui será um pouco mais complexo.
Infelizmente você vai precisar alterar seu ambiente e seu círculo de amizade. O fator ambiental e social conta muito no processo de tratamento quanto ao uso abusivo de álcool e outras drogas. Não existe jeito fácil de dizer isso, é uma realidade que você precisa assumir. Por melhores que sejam seus amigos, eles, neste momento, podem atrapalhar a decisão de alcançar seu objetivo, que é viver uma vida saudável.

É preciso trabalhar esse medo de solidão e buscar novos vínculos. Essa é uma parte complexa do tratamento, mas que vale o cuidado e atenção.
Considere o seu objetivo de diminuir e/ou interromper o uso abusivo de álcool e outras drogas. Neste caso, qual situação é mais benéfica: lidar com o desconforto da solidão e ter uma vida mais saudável
ou
Preferir o conforto das amizades e continuar tendo prejuízos em sua vida?

Quando tentamos mudar um comportamento, temos que facilitar o comportamento que estamos querendo desenvolver e dificultar o comportamento que queremos parar.

Em alguns casos, a simples visualização de uma garrafa de álcool pode acionar o desejo pelo álcool. Por isso precisamos entender nossos gatilhos.

Também é preciso considerar as recaídas.
As recaídas fazem parte do processo. Inclua elas como algo previsível dentro do seu tratamento. É muito provavelmente que elas ocorram, mas você pode sempre tentar no dia seguinte outra vez. Até que elas parem de acontecer. Uma recaída não significa um fracasso no tratamento, elas são parte dele.

Normalmente, pessoas que têm histórico de uso abusivo de substâncias convivem com algumas questões que precisam ser trabalhadas em consultório, principalmente a dificuldade em lidar com frustração e momentos de crise.
As técnicas de Regulação Emocional e Aceitação podem te beneficiar nesse sentido para prevenir que o caso se agrave.

Caso você não pense em interromper o uso por enquanto, existe sempre a possibilidade de Redução de Danos.

Pesquise no Google ou no YouTube:

Nome da substância que você faz uso + técnicas de redução de danos.

Isso pode te auxiliar a ter uma relação de uso de álcool e outras drogas que seja menos prejudicial a sua saúde física.

Tomada a sua decisão, escreva de forma objetiva os motivos que te fazem querer diminuir ou interromper o uso.
Ex: Quero parar de usar álcool e "nome da substância", pois estou prejudicando minha saúde física, psicológica. Além de prejudicar relações importantes na minha vida e áreas como meu trabalho e vida financeira. Eu posso substituir esse comportamento por um mais saudável, como ir a terapia, tomar medicamento, fazer um exercício físico, trabalhar. Por mais que eu sinta vontade e tenha alguns ganhos, a longo prazo eles não são suficientes.

Claro, você pode mudar esse texto conforme o que deseja adicionar ou retirar.

Visualize e repita todos os dias esses motivos.
E planeje suas ações.

Novamente, não existe um caminho fácil, mas existe um caminho. Sinto muito por você estar passando por isso. O seu sofrimento merece acolhimento e validação. O mais importante neste quadro é o fato de que você está na direção de tentar resolver esse problema.

Tudo começa com a coragem em buscar ajuda.

Para finalizar, caso ninguém tenha dito, eu gostaria de dizer: Feliz aniversário!

Estou torcendo por você!

Darlen Garcia Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

25 MAR 2023

Olá Oliveira.
Se você chegou até aqui é porque acha que podemos ajudá-lo.
É notório que precisa de acompanhamento psicológico, uma resposta não vai resolver.
Foram anos de compulsões por satisfações momentâneas, momentos que serviram de anestésico para dores.
Estou disponível para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

23 MAR 2023

Oi, Oliveira. Você um dia tão importante que é a data do seu aniversário envolvido com coisas que não são importantes, na verdade, toda dependência encobre uma falta. O que te falta? Falta valorizar-se a si mesmo? Falta amor-próprio? Você se sente ou se porta como vítima mesmo perante a vida? Quer resolver de modo sadio e maduro? Entra em contato comigo, vamos entender seu funcionamento mental, seus padrões na vida, sua forma de se colocar perante a vida. O que te faz estar no fundo do poço? Como chegou lá ? Tome a decisão de mudar isso, já que tem a percepção de que nada do que mencionou (álcool, drogas, prostituição) te fazem feliz. Tome a decisão de ter suas preciosidades de volta (familia, emprego, mulher que ama). Tome essa decisão e sairá da possÍvel posição de vítima, pois quem espera só receber ou ser suprido em tudo é um bebê. Se você é um homem maduro, sadio e quer de fato mudar sua vida, você tem esse poder nas mãos. Tome uma decisão , e isso, muda sua vida! Seja protagonista da sua vida!
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 MAR 2023

Olá Oliveira
Sinto muito que esteja se sentindo assim.
Como você mesmo disse, a saída do poço é a subida e você estar procurando ajuda é o início da caminhada.
Tente pensar o que você busca no consumo de álcool, drogas e prostituição. Seria interessante que você pudesse iniciar terapia para conseguir passar por esse momento acompanhado com alguém.
Fico à disposição.

Maíra Priscinotti Sahão - psicóloga
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

22 MAR 2023

Olá Oliveira, espero que esteja tudo bem com você.

Para se escalar alguma coisa, ou seja, para se atingir os objetivos esperados, não existe uma outra fórmula que não envolva esforço, força pessoal, consistência e comprometimento. Essas características se aplicam também ao seu caso, e são necessárias para que você possa sair dessa atual posição em que se encontra. Não espere que isso aconteça da noite para o dia, e durante essa trajetória talvez você tenha que recuperar a confiança e credibilidade em si próprio, e também nas pessoas que você ama, e que são próximas a você. Não deixe de iniciar sua mudança o quanto antes, e comece a dar espaço agora, para a pessoa que realmente você deseja ser no futuro. Quanto antes você começar a sua transformação, mais cedo os resultados aparecerão. Tenha em mente que, durante esse processo, estamos sempre pensando em mudanças gerais em seu estilo, e talvez seja muito provável que você tenha que abandonar muitas coisas que te prejudicam, para adotar novos comportamentos que ajudem no desenvolvimento de novos e melhores estilos de vida. Como você veio até aqui, já sabendo que chegou em seu limite, então você já deu seu primeiro passo na busca de ajuda, de sua ajuda. Continue com essa caminhada que se iniciou aqui. É muito importante que seu próximo passo seja iniciar um acompanhamento com um profissional de Psicologia de sua escolha, que possa te dar suporte durante todo o seu processo. Não deixe isso para depois. Esse profissional é o mais indicado em seu caso, e pode ser o grande diferencial para a mudança definitiva que você deseja em sua vida, junto com sua força pessoal, comprometimento e consistência.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

21 MAR 2023

A psicoterapia é um caminho de conhecimento de si mesmo. A partir do acolhimento da sua vida e todas as questões que te atravessam, esse será o teu espaço, sem julgamentos e preconceitos. É possível refazer o seu caminho, desde que aja abertura. O caminho se faz caminhando. Vamos descobrir como refazer esse caminho juntos?

Fábio Pinheiro Bezerra Psicólogo em Natal

1 resposta

21 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então agende uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

21 MAR 2023

Olá
Eu sinto muito que você esteja vivendo esse sentimento.
É muito comum que a sensação de invalidação dos nossos sentimentos nos façam buscar esse acolhimento em outros espaços, por isso entendo o caminho que você percorreu para chegar até onde chegou e respeito que tenha um sentido para ti. Entretanto, imagino que não seja algo tão vantajoso no prazo de algum tempo, como você deve imaginar. Por isso te sugiro iniciar um processo de terapia que confirme seus sentimentos, respeitando a forma que você encontrou de se refugiar dessa maneira. Assim esse acolhimento pode existir e com o tempo talvez você mesmo dê conta de encontrar suas validações.
A sensação de ser ouvido e validado (o que não quer dizer concordância necessariamente) é uma necessidade básica do ser humano pois configura uma vivencia de coletividade e inserção social. Penso que seja uma característica interessante a ser elaborada.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

21 MAR 2023

Oliveira,
Voce pode iniciar subir, sair do poço, te responsabilizando pela tua vida, se auto construindo.
Voce é dono (deveria ser) da sua vida; no entanto esta esperando que os outros façam o que voce deve fazer por voce.
Por isso está no fundo do poço e só vai sair quando entender e aprender que voce não nasceu para ser auxiliado.
Nasceu para aprender através das experiências, a vida te deu a liberdade, mas voce fica na queixa.
Seja mais inteligente e em vez dos ouvidos dos "amigos" na mesa de bar, drogas e prostiuição peça auxílio de um psicoterapeuta.
Mas, claro que a escolha é sua.
Abraços

5817 respostas

21 MAR 2023

Olá Oliveira! Obrigado por escrever. Parabéns pela questão colocada: " por onde eu começo?". É preciso começar por algum ponto com organização e persistência. Todo poço tem um fundo. Você disse que está no fundo do posso. Há formas de sair dele, por exemplo dando sinais de que você está lá no fundo e quer sair, observando ranhuras nas laterais para subir, vendo possíveis cordas, madeiras ou outros objetos para alavancar. Fale para pessoas que não bebem, pessoas que não usam drogas, pessoas que não se prostituem, que você quer sair do poço. Seja persistente, demonstre efetiva mudança. Mesmo que no início lhe seja muito sofrido, pare de ir a esses bares. Você sabe de onde quer sair, sabe que não há outro jeito; logo persista com muita força e determinação. Não espere o conte com a confiança das pessoas nos próximos anos. A retomada da confiança é muito demorada. Será um preço que você terá que pagar.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: seja cuidadoso. A maior parte dos políticos não são confiáveis, a imensa maioria dos líderes endinheirados das religiões, são desonestos, tendo o deus dinheiro e não a ajuda aos mais pobres como intenção. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

21 MAR 2023

Olá! Que bom que você buscou por ajuda! Você precisa de acompanhamento profissional para conseguir se conhecer melhor e encontrar novas maneiras de lidar com seus pensamentos e com sua compreensão de si mesmo.
Caso se interesse, posso te ajudar! Faça contato na minha página.
Mesmo no modo online, a psicoterapia faz diferença!
Não desista de você, você vale a pena!

Anônimo-409747 Psicólogo em Montenegro

8 respostas

21 MAR 2023

Na terapia você vai buscar essa subida, nesse momento você precisa olhar para as suas necessidades mais urgentes de se escutar, se entender nesse processo, acolher suas dores e buscar olhar para sua história de vida e perceber o que lhe trás tanto sofrimento.

Isabel Souza Psicólogo em Caxias