Como lidar com uma pessoa indecisa?

Feita por >Leno · 4 fev 2022 Terapia de casal

Conheço uma menina há mais de um ano e temos uma espécie de relação há cerca de 10 meses. Sempre conversamos bastante a respeito dos nossos desejos e eu já disse a ela que tenho vontade de tornar a relação séria, isto é, namorar com ela. É meu primeiro relacionamento e seria o segundo dela, sendo o primeiro muito conturbado, que a deixou com alguns traumas. Durante esses meses ela teve atitudes que me desrespeitaram (assim como eu já a magoei também), mas conversamos e resolvemos grande parte dos problemas. Ela já disse querer namorar comigo em mais de uma ocasião, mas instintivamente recua assim que vamos definir o nosso futuro. Sempre me disse muitas palavras de carinho e o quanto minha relação com ela e com a família dela a faz bem, mas nunca toma uma decisão. No momento estou respeitando o tempo dela, mas não sei como prosseguir e a única saída que vejo é terminar o que tenho com ela, mesmo com alguns planos futuros que tínhamos (viagem com ingresso comprado para novembro). Obrigado pela atenção.

A melhor resposta 5 FEV 2022

Olá Leno! Grato por escrever. A palavra "indecisa" poder ter colorações diferentes, definições diferentes. Você não citou a idade de vocês, mas pelo relato das experiências, são ainda bem jovens, iniciando o processo de exercitar namoros. Ingresso comprado, bastante conversa, experiências de desrespeitos, relação com a família dela, destemperam como a expressão: "...única saída que vejo é terminar..." Mulheres, em início desse tipo de troca afetiva, organizam as coisas, conforme a cultura, de forma diferente dos homens, além disso cada pessoa apresenta seus cuidados, seus medos, suas precauções.
Será enriquecedor você pode refletir isso de forma mais aprofundada.
Namoro é experiência que na maior parte das vezes, é exercício de amadurecimento, não dá certo, com fim, mas dá certo como processo de aprendizado sobre a vida.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2022

Oi, Leno!
Que bom que conseguiu expor um pouquinho do quanto tem se sentido nessa relação. O mais importante e o que mais chama atenção em seu relato é sobre a questão do respeito, que é algo essencial em uma relação. É preciso que também perceba quais os sentimentos e o quanto se sente nessa relação, dái a necessidade da ajuda de um psicólogo para que possa trabalhar a questão do autoconhecimento para que possa conseguir fazer escolhas corretas e sem culpas.
Lisandra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

5 FEV 2022

Provavelmente a melhor forma de lidar com uma pessoa indecisa é sendo compreensivo, mas talvez essa maneira seja agradável apenas para ela. Então te proponho que pensemos assim: e se ao invés de se questionar como lidar com alguém, você se questionasse sobre como lidar com o que sente enquanto está passando por essas situações?

A gente não tem controle do que se passa com outra pessoa, ela tem todo um universo dentro dela que só ela sente. Mas o que a gente sente, a gente pode entender e ver qual o melhor caminho a seguir.

Arthur Charles Oliveira Santos Psicólogo em Aracaju