Como lidar com perdas?

Feita por >Helenice Santana dos Santos · 30 jul 2024 Abordagem psicológica

Foram 6 anos de um relacionamento um dia me ligou e simplesmente terminou, fiquei até hoje com a vida estaguinada, já fazem 3 anos.

A melhor resposta 1 AGO 2024

Oi Helenice
A vida te deu a liberdade para fazer experiências.
Pois faça experiências e não se limite, não fique parada.
Foi uma experiência, o resultado que teve foi frustrante... aprendeu?
Agora faça outras experiências para ter outros e melhores resultados.
Faça Psicoterapia para se aprimorar, ser mais esperta, se guiar pela tua inteligência para poder fazer melhores escolhas.
Que este fato te sirva como desafio onde pode mostrar a tua garra em ser e conquistar o que você quer ser.

Abraços

6349 respostas

2 AGO 2024

Oi Helenice,

Lidar com a perda de um relacionamento é muito difícil, e é normal se sentir estagnada após três anos. Aqui vão algumas reflexões que podem ajudar:

Permita-se sentir: É importante reconhecer e aceitar suas emoções, seja tristeza, raiva ou saudade.

Busque apoio: Conversar com amigos ou familiares pode trazer alívio. Compartilhar suas experiências é fundamental.

Crie novas rotinas: Envolva-se em atividades que você gostava ou que gostaria de experimentar, ajudando a criar novas memórias.

Seja gentil consigo mesma: Lembre-se de que cada um tem seu próprio tempo para superar. Não se culpe por isso.

Se a dor persistir, considerar a ajuda de um terapeuta pode ser uma boa opção para explorar suas emoções e encontrar novos caminhos.

Psicóloga | Beatriz Grigoleto

Beatriz Grigoleto Psicólogo em Bebedouro

34 respostas

1 AGO 2024

Olá Helenice. Sinto muito que esteja sofrendo. As perdas significativas nos colocam em situações de luto (ainda que não haja uma morte). São momentos delicados e muitas vezes difíceis de superar e há detalhes que podem tornar este processo ainda mais difícil. No seu relato, você diz que o término aconteceu de repente e eventos assim trazem um efeito de choque para a mente. Aconselho que busque terapia para ajudá-la e enfrentar a dor desta perda e a conseguir caminhar após tudo isto. É possivel também que existam outros mecanismos em você que estejam piorando a possibilidade de superação, como questões de insegurança, medo de abandono, sentimentos de rejeição, entre outros. Um trabalho terapêutico auxiliaria você com tudo isto e permitiria que voltasse a viver com mais qualidade e alegria. Fico à disposição. Um abraço, Ily.

Ily Luna Melani Psicólogo em Curitiba

27 respostas

1 AGO 2024

Olá, Helenice, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Seu sucinto relato transmite o peso da situação... O que você com certeza precisa, Helenice, é falar, contar, compartilhar essa dor, reclamar desse fim tão abrupto e duro. É notável que um relacionamento de tantos anos deixe frutos, frutos e marcas, e para ambos a fala e escuta, olhar mais detidamente para essa história de duas vidas, é fundamental, fundamental para que os frutos continuem a germinar em nova vida, fundamental para que as marcas recebam o cuidado e cicatrização necessários para uma vida afetivamente saudável.

Façamos que esses três anos de eco do fim, Helenice, se tornem música das novas incontáveis possibilidades que o horizonte nos proporciona.

Fico à disposição, Helenice, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

283 respostas

1 AGO 2024

Olá Helenice, como está?
Sua pergunta é interessante e me fez pensar em como você lida com outros tipos de perdas.
No caso do seu relacionamento é importante avaliar que expectativas e projeções você lançou nele.
O que você esperava que ele suprisse em sua existência?
Você relata que sua vida ficou estagnada, me parece que não só sua vida amorosa.
Minha orientação é que procure suporte psicológico pra identificar tais questões e trabalhá-las.
Agradeço a oportunidade de te responder.
À disposição.
Cecília Mendes - Psicóloga.

Cecília Mendes Psicólogo em Rio de Janeiro

4 respostas

1 AGO 2024

Boa tarde, Helenice! Grato por escrever. Com perdas se lidar construindo a vida, organizando metas, realizando coisas, praticando esportes, viajando, conversando com novas pessoas, tendo ousadias, vivenciando aprofundamento de novos vínculos. Certamente isso precisa integrar- se com o cuidado com a autoestima, com o amor próprio.
Sonhe, pratique, coloque as mãos na massa da realização de vida!
Poderemos aprofundar reflexão.
Atenciosamente,