Perdi meus objetivos, metas e caminho. Como posso mudar essa perspectiva?

Feita por >M3G4N3 · 23 fev 2021 Desenvolvimento pessoal

oi, meu nome é guilherme, é a primeira vez que uso algo assim mas sei que estou precisando. enfim, eu segui por um bom tempo meus objetivos e nisto eu acabei dependendo emocionalmente de outra pessoa que fazia parte deles, foi errado eu sei. eu era tão fixado no futuro e nos meus objetivos que acabei abandonando meu presente, e agora eu estou no presente perdido no passado e sem conseguir pensar no futuro pois embora tudo esteja indo bem(profissionalmente falando) eu deixei de me importar com futuro e perdi a vontade de tentar pois embora seja algo que eu goste eu olho e me pergunto o porquê, ai acabo ficando desesperado pois eu não espero mais nada do futuro e nem de ninguém e nisso acabo ficando preso no presente procrastinando já que eu não tenho mais tanta vontade de me esforçar para o futuro, tentei coisas novas, não funcionou muito bem, tentei hobbies antigos, também não funcionou. continuo preso no presente e me autosabotando em loop pois não consigo olhar para o futuro e pensar em algo legal para fazer além do eu já tinha imaginado e isso só me incomoda porque me faz perder a vitalidade e a vontade de fazer qualquer outra coisa que não seja os prazeres do meu dia a dia, venho tentando todos os dias, minha família é incrível e não tem nada, absolutamente nada para eu me sentir vazio dessa forma, continuo tentando por eles pois eu não preciso de nada, não desejo nada. tem alguma maneira melhor de lidar com esse vazio? como posso sair desse loop?.... acho que isso tá mais pra um desabafo..desculpe.

A melhor resposta 2 MAR 2021

Olá Guilherme.
Há quanto tempo perdeu sua vivacidade? Quando foi que isso começou a acontecer?
Você fala de uma pessoa, qual a influencia dela neste seu estado atual?
Você comenta que tentou algumas coisas, mas não deu certo, há pessoas que tentam por muito tempo até encontrar suas respostas ou objetivos. Veja como trabalha um vendedor, se ele desistir na primeira ou na segunda decepção, ele pode mudar de profissão, porém os bons sabem que a cada objetivo que não foi atingido, estão mais próximos de alcançar sua meta, e continuam em movimento, e nesta ação contínua é que podem encontrar o resultado.
Seu desabafo é algo que pede por mudanças, que busca solução e se encontra incomodado, querendo sair desta situação. Se não está conseguindo sozinho procure ajuda de um psicólogo.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

27 FEV 2021

Olá Guilherme! Aqui estou novamente! Apenas para perguntar se esclareceu se era um desabafo ou uma busca mais elaborada por reorganização de vida. Reorganização porque as crianças nascem organizadas. Na medida em que se dividem, inevitavelmente, entre a cultura e a natureza, acabam por errar no tempero.
Você está acertando o tempero?
Abraços.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

24 FEV 2021

Olá Guilherme,
Voce criou uma fantasia e agora está preso nela...
Nada foi errado, foi uma experiência, se perdeu... tudo bem... não se culpe. Tudo é aprendizagem.
Vamos retomar a vida?
Qual teu objetivo de vida? O que quer na vida? Quais os teus talentos?
Quem é você? O que veio fazer aqui?
O passado é passado, mas somos responsáveis pelos atos cometidos, somos hoje o que pensamos ontem; colhemos o que plantamos. Por isso, nada é errado, tudo é aprendizagem. Sempre pode fazer novas escolhas e melhorar a sua vida.
O futuro é futiro e é inutil pensar nele, o futuro está lá longe, mesmo que seja amanhã...
O FUTURO SERÁ COMO COVE VIVE O HOJE. Portanto dev focar o hoje para garantir um futuro melhor.
Deixe a ilusão, não sofra pelo passado, esqueça o passado mas te responsabilize por ele e trace objetivos para viver o hoje.
Mesmo que planeje... fatie o teu planejamento para ações diárias e fique ligado ao que fazes hoje.
Solicite ajuda psicológica para ser auxiliado nesta fase de transeção.

5822 respostas

24 FEV 2021

Olá M3G4N3! Grato por escrever. Certamente você não aprofundou em objetivos mais abrangentes e profundos. De outro lado, experimenta, nesse momento, desmotivação e desintegração entre os três tempos básicos, o que implica em destempero quanto ao melhor tempero da ansiedade.
Será muito importante você redimensionar rotina de vida, configuração familiar, personalidade, interesses, acúmulos culturais, motivações. Isso deverá integrar psicoterapia com organização de caminhos a construir. Será enriquecedor vivenciar processo científico de orientação ocupacional.
Estaremos à disposição para uma caminhada científica com psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos (antecipar maiores cuidados com potenciais mutações do vírus), senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico de orientador ocupacional.