Como lidar com gravidez na adolescência?

Feita por >AnonimoEmPanico · 22 abr 2017 Adolescência

Quando os dois são menores de idade...

A melhor resposta 23 ABR 2017

Olá,
com certeza já ouviu falar muito: "porque não se cuidou?", "e agora?", "quer uma boneca viva?", "não saiu das fraldas e terá fraldas para trocar!"... etc etc etc
Prevenção, sim, era o melhor. Mas era.
Use para as próximas relações sexuais. Agora, cuide desse ser maravilhoso e faça o melhor.
É importante que quando diagnosticada a gravidez a adolescente comece o pré-natal, receba o apoio da família, em especial dos pais, tenha auxílio de um profissional da área de psicologia para trabalhar o emocional dessa adolescente. Dessa forma, ela terá uma gravidez tranquila, terá perspectivas mais positivas em relação a ser mãe, pois muitas entram em depressão por achar que a gravidez significa o fim de sua vida e de sua liberdade.
Dê uma pausa, tenha esse bebê e segue suas vidas.
Se tiver algo para falar, saiba que estou á disposição para ouvir e ajudar.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

26 ABR 2017

Olá! Boa tarde.
A gravidez na fase adulta e quando planejada já traz em si muitas questões emocionais (além das corpóreas); imagine na adolescência que, por si só, é uma fase de muitas mudanças emocionais e corporais. É pânico geral mesmo, eu entendo.
Nesse momento, é fundamental e de extrema importância que se tenha acolhimento, tanto os adolescentes grávidos quanto à família desses adolescentes.
Se puderem procurar por ajuda psicológica, especializada de preferência, vai ajudá-los a lidar de maneira mais assertiva e sem tanta angústia, os fortalecendo inclusive para receber o bebê que está a caminho e o qual necessitará de um ambiente saudável emocionalmente para se desenvolver também de maneira saudável.
Estou à disposição!
Um abraço.
Monique Carvalho

Monique Carvalho Psicólogo em São Paulo

46 respostas

24 ABR 2017

Olá Anonimo!
O apoio dos familiares pode ser fundamental no esclarecimento de dúvidas e suporte neste momento de transição.
Psicoterapia e grupos de autoajuda também podem trazer inúmeros benefícios, otimizando o processo inesperado.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 ABR 2017

Olá Anônimo!!
Infelizmente suas informações são muito sucintas. A resposta depende de quem estamos falando. Os pais do adolescente, o adolescente... Há imensa diferença entre saber e ter consciência, mas uma coisa é importante, todos os envolvidos, sejam os pais do bebê ou os pais desses pais, tranquilidade, acolhimento e todos se envolvem no processo de cuidar e ter responsabilidade. Toda criança precisa de seus pais e suas orientações e gradativamente devemos nos responsabilizar por nossos atos, principalmente tratando-se de alguém indefeso. Uma coisa é fato: quanto mais amor aprendo a dar, mais eu recebo e as recompensas se multiplicam. Qualquer que seja a dificuldade a ser enfrentada, com amor a serenidade será superada e tenha em mente que um dia as dificuldades são superadas.
Meu desejo de equilíbrio e saúde.

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

23 ABR 2017

Boa tarde Anonimo, uma gravidez nessa fase onde o adolescente começa as suas descobertas no campo sexual, que hoje acontece cada vez mais cedo, é um pouco assustador, nesse primeiro momentos voce terá que ter em mente mente que um filho na adolescência é uma enorme responsabilidade, além da paralização dos estudos que terão que ficar para mais adiante, a liberdade de diversão também serão prejudicadas, cuidade de um bebe não é facil, voces deverão criar ele com muito amor, carinho e cuidados. Mas pelo lado positivo mesmo com todos esses problemas e consequencias, voces deverão pensar na felicidade que é ter uma criança, na alegria de ver um filho crescer, busquem auxilio psicologico em centros de ajuda para esses casos, um suporte psicologico, fazendo um bom pre natal voces poderão ser muito felizes com essenovo ser que esta chegando. Fico a sua disposição, um abraço

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

23 ABR 2017

Olá!
A gravidez quando indesejada, pode trazer para a futura mãe uma série de problemas. O primeiro passo é buscar apoio familiar. Na ausência de suporte familiar, busque um grupo de apoio para mães adolescentes. Se você for fazer terapia, busque para receber suporte emocional e ajuda nas questões práticas. Caso, não possa pagar, os centros de saúde e algumas associações oferecem trabalho com grupo de mães adolescentes.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

23 ABR 2017

Boa noite, gravidez na adolescência não é sadio do ponto de vista da saúde orgânica e psicológica porque essa idade é uma fase em que tanto o corpo quanto o psicológico dos adolescente não estão preparados para tal transformação orgânica e psicológica, além de não ter maturidade para cuidar de uma outra criança, sim porque ele ainda é uma criança que está em formação cognitiva (mental e física) por isso é um risco. Entretanto se a gravidez já está confirmada é preciso tomar todos os cuidados médicos para preservar a saúde da adolescente e do feto. è preciso que os pais escutem e apoi essa menina converse bastante com os adolescentes tanto a menina gestante quanto o namorado da mesma, agora não adianta nada pressioná-la ou culpabilizá-la, até porque uma adolescente que se descobre grávida já está angustiada por demais, até porque nenhuma adolescente pensa em ficar grávida no namoro. O adolescente não racionaliza suas ações porque está fase da vida sua estrutura mental não está formada, está em desenvolvimento e os hormônios estão influenciando, assim como também estão se descobrindo sexualmente através do toque e da autovisão. sua identidade está em formação além das dos pais e é por isso que se tornam tão questionadores e autosuficiente se tornando mais independente e vários os fatores ambientais, sociais, psicológico e familiar influencia e angustia ao mesmo tempo porque há muita cobrança, permissibilidade, ausência partenais, e o fato de não ser mais criança e ao mesmo tempo não ser adulto confunde a vida do adolescente. abrace sua filha com amor e limites. Pois o fato de está grávida não quer dizer que precise deixar de estudar e se atrasar como pessoa, ela precisa entender que agora ela vai assumir responsabilidades diferente. exagero na proteção retirando-a do colégio não ajuda, ela precisa interagir com adolescente de sua idade, a única mudança será no fato de ter que se cuidar com cuidados médicos por causa da gestação o resto continua igual. Att. à Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife