Como lidar com este sentimento de invalidez?

Feita por >Vinicius · 3 abr 2022 Orientação profissional

Tenho 26 anos, me formei na faculdade e estou desempregado. Moro atualmente com minha mãe e irmã, no interior. Minha cidade é pequena e não tem oportunidades, estou pensamento em morar na grande são paulo e está sendo dificil, pois minha familia me trata como criança, não me respeita em nada e nunca tive um unico apoio em toda a minha vida. Por conta disso, tenho muita raiva deles e por causa de falta de apoio, sempre fiz isso como combustivel para conquistar minhas coisas. Minha vida sempre foi assim, ninguem nunca botou fé em mim, minha mãe não me deixa fazer nada na minha vida, já perdi empregos, estudos, amigos, por conta da minha mãe que não me deixa viver. Se enfrento, faz chantagem emocional.

Meu pai sempre foi ausente, descobriu que estava fazendo faculdade, voltou a morar na cidade e quer ser meu amigo. Vive dizendo que vou ser rico porque ele acredita que faculdade é sinonimo de dinheiro. Vive me seguindo, em redes sociais, até pessoalmente de carro, me sinto super pressionado pois vive me mandando mensagem perguntando sobre emprego, pessoalmente, só sabe falar disso.

Quero morar sozinho mas me sinto perdido, cheio de dúvidas.. se fiz a escolha certa da profissão, se vou conseguir dar este passo..
Não sei lidar com esse sentimento, o que fazer?

A melhor resposta 4 ABR 2022

Olá Vinícius.
Até agora você está indo bem. Continue firme com Objetivos e metas realistas. Procure na sua própria cidade ou próximo dela algo para fazer, coisas que lhe forneçam um bom lastro para pagar uns 6 meses de aluguel em São Paulo. Faça qualquer coisa mesmo que seja fora da sua área, o importante agora é Ter o dinheiro para implantar o seu Projeto de morar em São Paulo. Procure manter o seu Projeto em sigilo. Apenas trabalhe e guarde a sua renda sem divulgar o seu saldo à ninguém. Somente após já estar morando em São Paulo e trabalhando como deseja já fixado e estabilizado você pode divulgar o seu Trabalho e o que está fazendo sem dar muitos detalhes à ninguém. A melhor forma de tirar dúvidas é fazer e ver se o que você fez é o que quer continuar fazendo. Faça metas , cumpra-as e se quiser fazer outro Objetivo faça. Trace novas metas e cumpra-as, analise novamente e siga em frente. Nunca se envergonhe de trabalhar, apenas faça da melhor forma. Se estiver como jardineiro deixe o jardim lindo, se estiver como confeiteiro se esmere para aprender fazer o melhor bolo, se trabalhar como barbeiro se esmere para atender o cliente da melhor forma com cortesia e acolhimento, e assim por diante. Quem sabe um pequeno Rio que exista aí próximo à sua cidade pode lhe servir como exemplo ele contorna muitos obstáculos como grandes pedras e montanhas e segue firme o seu destino até chegar na imensidão do mar e se tornar grande e forte. Se precisar de ajuda para enfrentar esse processo de mudança fico à sua disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

9 ABR 2022

Vinicius. Faça terapia, melhore seu auto conhecimento, vc precisa aprender a lidar c essa situação.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

7 ABR 2022

Vinicius,
O que é a vida? Como percebe a vida? Quem é voce? Por que está nesta vida? Como voce se enxerga?
Quais os seus talentos? O que está fazendo com os seus talentos?
Percebe como voce está se sentido vítima?
Voce se queixa de não estar recebendo apoio, mas está com 26 anos, fez faculdade, está desempregado, vive as custas da mãe e ainda diz que não está recebendo apoio.... perdeu empregos e a mãe é culpada...
O meio continua sendo o eterno útero onde cada um gestiona a si mesmo, a ser o que quiser ser.
A vida te deu a liberdade e o livre arbítreo ... como voce está usando este poder?
se colocando como vítima? esperando que os outros te deem permissão? te deem apoio?
Precisa curar-se dessa dependência emocional, precisa fazer Psicoterapia para se tornar um homem que valha a pena.

5817 respostas

4 ABR 2022

Olá Vinícius! Grato por escrever. Há várias questões:
A quantidade de pessoas que trabalha naquilo que estudou não atinge cinco por cento da população formada; o diploma universitário (saber que perpassa saberes de convivência e especificidade nas diversas regiões do universo) não atende, no Brasil, a essa definição de conhecimento. Na verdade isso acontece no mundo. O que há de diferente é que no Brasil, mais do que no resto do mundo, vende-se diploma, sem exigir e ofertar o conhecimento necessário.
Outro aspecto: aos vinte e seis anos a pessoa, com resposabilidade, considerando que com erros e acertos, coerência se incoerências, as mães querem o bem delas, deve buscar construir seus espaços próprios, suas decisões e sua atunomia. Isso cobra um preço;
Mais um aspecto:
Tamanhos de cidade não estão diretamente conectados com oportunidades;
Ainda mais:
Não explique suas coisas pelos outros; troque procurar emprego, por iniciar trabalho, mesmo que seja fora da área, trabalho simples. Se teu estudo foi comprometido e sério, não tenha dúvida, o mercado te valorizará, será somente ser persistente, ter paciência e sabodoria. Caso não tenha sido, estude seriamente, com disciplina e profundidade os próximos cinco anos, e resgatará a qualidade do saber científico que diferencia quem tem diploma de quem tem diploma e sabe.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Seja razoável com a máscara. Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8609 respostas

4 ABR 2022

Olá
Acredito que um profissional te ajudaria com esse apoio. Me parece que seja apenas questão de ver em si mesmo a capacidade de fazer o que deseja. Nesse caso, alguém "botando fé em você" seja mais fácil perceber que sou digno desse apoio (não cobrança, uma vez que o apoio vale tanto pra conquistas quanto pra situações ruins).
Compartilhe esse sentimento com um psicólogo, ele pode te ajudar.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

4 ABR 2022

Olá, Vinícios!
Se você gostaria de mudar de vida e sente que a tua mãe está te segurando, tente impor limites para ela.
.
Não será fácil, não ceda a chantagem emocional dela. Mostre que tu ama ela mas que é adulto e precisa viver a tua vida.
.
Espero que tu alcance o sucesso na tua profissão!
.
Fica bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo

56 respostas

4 ABR 2022

Boa noite Vinicius
Tu tens condições de seguir tua vida, não que vai ser fácil todas as mudanças mas será a tua história de vida. Será que o medo de enfrentar o mundo não está escondido nesses relatos da tua família?
Faça teus projetos e encare de forma a conquistar algumas coisas e perder outras. Mas isso é viver.
Procure uma terapia para te ajudar a organizar uma vida nova.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre

226 respostas

4 ABR 2022

Oi, Vinicius. Pelo pouco que você contou, sua mãe parece um pouco controladora, ne?
No seu caso o melhor a fazer é um processo de psicoterapia. Há muitas coisas a seres trabalhadas: seu fortalecimento como adulto, ter voz ativa com sua mãe, impor seus limites pra ela e pra seu pai, além de fazer uma orientação profissional para tirar todas as dúvidas q vc tem sobre ter escolhido a profissão certa. Não é de um dia pra noite, mas a solução é possível e eu posso te acompanhar nesse processo se me permitir. Entre em contato comigo. Deixe eu te ajudar!

Psicóloga Larissa Silva Psicólogo em Belo Horizonte