Como lidar com a culpa e com o sentimento de arrependimento?

Feita por >Bia · 16 fev 2022 Terapia de casal

Fiz uma coisa ruim e magoei profundamente quem eu amo por irresponsabilidade emocional, futilidade e infantilidade.

A ver sofrendo me corrói e eu não estou conseguindo lidar com a minha própria presença. O julgamento dessa pessoa também me agride em palavras o tempo todo.
Sinto como se não fosse digna de nada na vida.

Como lidar com esse sentimento?

A melhor resposta 20 FEV 2022

Olá Bia,
Por mais que tenha feito algo ruim, não se resolve com julgamento e agressões da outra pessoa. Assumir que errou, conversar, dar um tempo para o outro digerir tudo que aconteceu é o que pode ser feito nesse momento.
Errar não dá direito da outra pessoa te fazer sentir que não é mais digna de nada na vida.
A psicoterapia pode te ajudar a se fortalecer emocionalmente para ficar mais fácil de conduzir essa situação.
Não deixe mais que mais erros magoem vocês. Busque uma ajuda profissional.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Um Abraço.
Rute Martins - Psicóloga Clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

27 FEV 2022

Bia. Seu relato ficou meio confuso.
Vc magoou uma pessoa e agr está sendo julgada por ele ? E isto te incomoda é isso?
Todos somos dignos de ser alguma coisa na vida.
Procure por terapia.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

22 FEV 2022

Oi Bia,
1 - Precisa reparar o erro que fez. Tem a possibilidade de conversar pessoalmente e ao vivo? Pois faça.
2 - Esteja disposta a aguentar o que pode receber em troca... raiva, etc. suporte pacientemente.
3 - Pergunte como pode e o que pode fazer para resolver de vez o mal cometido.
4 - Se a pessoa colaborar e te perdoar, ok. Se ele não perdoar, o problema passa a ser dela e não mais seu.
5 - Perdoe-se... voce fez o que precisava fazer. não alimente mais sentimento de culpa nenhuma, somos seres vivendo e compartilhando e muitas vezes fazemos os outros sofrer. Voce se deu conta do sofrimento causado e saneou, agora perdoe-se e esqueça, siga a sua vida.
6 - Se o problema persistir dentro de voce, çaça Terapia de Desbloqueio Emocional.
Abraços

5817 respostas

22 FEV 2022

Bia vc não é mto clara . Os motivos de magoar. ….
Pq te agride. C palavras e vc n se defende?
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

18 FEV 2022

Ola Bia, espero que esteja tudo bem com você.

Seguir com essa culpa não vai te levar a superar esse sentimento que está te deixando mal no momento. É necessário desenvolver um outro olhar para a situação e para si própria, que nos ajude a ultrapassar esse lugar em que se encontra. Esse é um processo de cura e autoconhecimento, e que deve ser trabalhado dentro de um acompanhamento psicológico adequado. O início de seu processo já aconteceu, quando você naturalmente parou para olhar esse situação que esta te machucando, e decidiu agir para questionar isso. Agora, é só continuar esse movimento que já começou dentro de você, e seguir em direção a melhora que deseja. O auxílio de um psicólogo nesse momento inicial, poderá te ajudar a direcionar esse processo para onde você deseja chegar, de maneira mais satisfatória e profissional, lidando com todo esse sentimento que descreve.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

17 FEV 2022

Olá Bia.
O seu relato mostra você preparando para evoluir e aperfeiçoar seu relacionamento. A relação amorosa depende muito dessa evolução, transformação e isso é que há de mais forte nos relacionamentos - duas pessoas juntas que se transformam e desenvolvem novas formas de ser. Se houve um erro, e sempre ocorre mesmo, então é preciso conversar, trocar versões, corajosamente, porque assim surge a possibilidade de novos acordos, entendimentos, mudanças. A Psicoterapia de Casal pode lhes ser muito útil para sintonizar essas conversas. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

17 FEV 2022

Oi Bia! Grato por escrever. O primeiro passo você já deu. De alguma forma, vida afora, fazemos coisas ruins e nos arrependemos. Você está arrependida. Ainda não sabemos especificamente o que é essa coisa ruim. Por outro lado as pessoas são extremamente maiores do que os outros fazem de ruim para elas, exceto matá-las. O tempo, o amadurecimento, os esforços, certamente farão com que se reorganize as coisas.
Será altamente benéfico você poder refletir sobre isso com a ajuda científica de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8609 respostas

17 FEV 2022

Olá, Bia
Lidar com nossos arrependimentos do passado pode ser uma tarefa bem difícil e dolorosa, uma vez que não nos é possível mudar o que aconetceu. Entretanto, podemos mudar o presente e, consequentemente, o futuro. Mas para isso precisamos de uma mudança e de aceitação da outra parte também.
Busquem elaborar esse sentimento num processo de terapia, entretanto, avaliem antes se há vontade de continuar pelas duas partes.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha