Como lidar com crianças e a sexualidade?

Feita por >Francisco Neto · 2 out 2017 Terapia sexual

Minha sobrinha anda bastante entusiasmada com relação à beijos, falando de namorados, quando pega suas bonecas coloca uma beijando a outra, já peguei ela brincando de se beijar em baixo da cama como seu primo, detalhe ela tem sete anos.

A melhor resposta 2 OUT 2017

Boa tarde Francisco,

A melhor forma de tratar o tema da sexualidade com a criança, é falando sobre ele. A criança é sexualizada, e na idade da sua sobrinha há muitas descobertas e fantasias em relação a como ocorre certas coisas. É papel do adulto conversar com as crianças de forma clara, dizendo que há hora para tudo, que o beijo é um sinal de carinho, amor, mas que, no futuro, ela terá um namorado e com ele ela poderá experimentar esta caricia. Assim como as relações sexuais. É importante frisar que ninguém pode tocar no corpo dela sem seu devido consentimento, e que, apesar de certos carinhos serem gostosos, há uma certa idade para faze-los. Não menospreze a criança. Apenas explique o que está acontecendo e que existe hora pra tudo.

Espero ter ajudado.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

4 OUT 2017

Oi Francisco,

Esse período do desenvolvimento é marcado por muitas descobertas na esfera sexual. Os comportamentos que você descreveu são muito comuns.
É importante conversar com a criança e ajudá-la a entender que está em um momento de vida infantil e que os desejos que ela possui agora são de uma idade futura, adulta. Esse diálogo deve ser realizado de forma aberta e acolhedora, para que ela se sinta segura em falar e, no futuro, sentir que pode contar com sua família para as novas descobertas.

Estou à disposição,
Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

4 OUT 2017

Boa noite Francisco, a melhor maneira é conversar com ela, uma linguagem mais lúdica e infantil e esclarece-la sobre eu comportamento disfuncional.
Me coloco a disposição

Consultório de Psicologia Gildete Alcaraz Psicólogo em Jandira