Como lidar com a frustração e como eu consigo seguir em frente?

Feita por >Camões · 17 jun 2024 Abordagem psicológica

No início do ano letivo, eu tive um acidente de moto por conta de uma menina que me rejeitou, porém ela não teve culpa, durante um pensamento apaixonado na estrada, ultrapassei o sinal de pare e bati em cheio contra uma ambulância de doentes não urgentes, isto tudo causou não só a perda da moto e do meu celular (que era um iphone), como também a confiança dos meus pais em mim.
Meus pais disseram coisas que eu nunca pensei ouvir, coisas do tipo "esse moleque só nasceu para me foder", "esse filha da puta quebrou a minha moto", "você nunca me deu orgulho", " eu disse que não queria ter filhos", e eu sei que me disseram isso no calor do momento, porém contribuiu para que eu me sentisse um fracassado e um falhado, não só isso, a garota "causadora disto tudo" começou a namorar um mês depois do meu acidente, eu me senti muito frustrado e obcecado pela garota, durante um tempo até pensei em cometer suicídio, mas parei de pensar nisso depois que percebi o quão ridículo era essa ideia.
Eu fiquei um ano inteiro me sentindo obcecado por ela, felizmente percebo mudanças a respeito disso, já não me sinto tanto assim, mas percebo que ainda dou muito significado para ela e o namorado dela - digo no sentindo de se comparar com eles, uma vez que ser rejeitado acaba por abaixar a autoestima e isso gera comparação - suas falas maldosas a cerca de mim, sua indiferença para com meu sentimento e minha situação, seus comentários expositivos sobre atividades e vontades sexuais com o namorado, são exemplos de gatilhos emocionais que ela desperta em mim, eu aguento isso desde o inicio, agora no final do ano, percebo que esses gatilhos não me afetam tanto, só as vezes, porém ainda me sinto muito frustrado, pois nenhum dos meus problemas se resolveu, ainda estou sem celular e sem moto.
Eu fico me perguntando se vou conseguir um celular novo, se vou conseguir gostar de alguém assim novamente, se vou conseguir cursar uma universidade, se vou conseguir recuperar o tempo perdido e, o principal, parar com a comparação e não dar mais significado para ela e para o namorado dela.
Ao todo, não culpo ela, minha ética não permite, mas culpo no que diz respeito aos gatilhos emocionais que ela tem conhecimento e insiste em aciona-los, isso acaba por gerar crises de ansiedade e de raiva em mim.
Tudo o que eu queria era que ela respeitasse minha dor, mas vejo que isso não vai acontecer, preciso focar em mim e não ligar mais para eles, então eu volto a perguntar, como eu consigo lidar com a frustração e seguir em frente?

A melhor resposta 18 JUN 2024

Olá
Imagino como este momento seja delicado para ti. Há um numero significativo de perdas nessa situação e não me refiro apenas a bens materiais, mas a noção de expectativas de futuro, confiança na relação com os pais, autoconfiança em conquistas os próprios desejos, etc. Diante disso, entendo que frustração seja um lugar muito familiar.
Acredito que a melhor forma de lidar com a frustração seja de frente: assumindo nossos erros, mas com justiça e sem punitivismo, entendendo que podemos agir diferente e que todos nos eventualmente vamos errar. podemos transformar nossas frustrações em aprendizados, não apenas seguindo em frente, mas criando uma vida que desejamos.
Para isso, é necessário certo cuidado no trato com a frustração, já que se trata de um momento tão delicado que até mesmo te colocou em cheque a própria vida. Dar novos significados a isso não é uma tarefa fácil que se concretiza em pouco tempo, mas acredito que seja facilitada pelo acompanhamento com um psicólogo, que pode te auxiliar a olhar com outros olhos para esse momento de vulnerabilidade.
Caso isso tenha feito sentido para ti, entre em contato para que a gente consiga conversar mais, ta bem?
Boa sorte no seu caminho

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

956 respostas

26 JUN 2024

Olá, Camões, primeiramente gostaria de te agradecer pela oportunidade de te ajudar.

Respondendo a sua indagação, Camões, de como lidar com a frustração: primeiramente reconhecendo que as coisas não são como nós queremos; a garota que te atrai sente atração por outra pessoa, e tudo bem!, o desejo tem uma vida própria e cabe a nós nos responsabilizarmos por esse desejar, especialmente quando o desejar não é positivamente correspondido — e esse é seu trabalho atual, compreender que não é tudo que será como queremos, X gosta de Y, e tudo bem, assim é. Talvez seja importante você aprofundar o esclarecimento de porque ela te atrai tanto, pois é discernindo tais características que você perceberá que é algo que não é exclusividade de uma única pessoa, está aí no mundo, então você precisará assimilar o entendimento que é necessária paciência para encontrar esse alguém quem você desejará, e corresponderá seu desejo te desejando também. Pelo seu relato não ficou claro para mim, Camões, mas aparentemente subentendesse que essa moça por quem você se atraiu minimante tem algum convivência cotidiana contigo, se assim for é imprescindível que você se distancie dela, pois como assevera o ditado: "o que os olhos não veem o coração não sente". Feita essa compreensão e saudável distanciamento, Camões, você estará aberto para novos encontros, sempre respeitando o desejo do outro tanto quanto você respeita o seu, assim sendo com certeza você encontrará uma boa companhia para ti, Camões.

Camões, fico à disposição para aprofundar esclarecimentos, realizo atendimento on-line.
Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

295 respostas

18 JUN 2024

Camões
A vida é feita de escolhas, a vida te deu a liberdade e a possibilidade de sempre fazer novas experiências.
Você fez uma, experimentou algumas coisas com ela, agora decidiram terminar, por ela ou por você, pouco importa.
Voce agora terá que fazer novas experiências, tem tanta mulher... só que em vez disso, você fica preso ao passado e o passado, passou. Assim fica remoendo coisas que não te trazem nada de vital.
Viva a sua vida, faça novas escolhas, experimenta outras companhias.
Precisa tratar teu emocional, não está sabendo lidar com as emoções.
Tudo se resolve.

Abraços

6395 respostas

18 JUN 2024

Bom dia Camões! Grato por escrever. Você deve contar com mais ou menos dezoito para dezenove anos. Há muito o que amadurecer, experimentar, antes de avançar para além de namoros iniciais. Pode ser uma coincidência, mais pode ser inspiração; Luís Vaz de Camões, diz:
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

...
Uma poesia buscando enfaticamente explicar o amor, movimento intenso de renúncias e ganhos.
Qual é teu trabalho? Quais são tuas metas? Com quais pessoas você pratica esporte coletivo de contato? Qual o grau de profundidade você cuida de teus estudos comprometidos? Você participa de grupos de teatro, arte, cultura? Conta com turma sólida de colegas e conhecidos? Tem viagens e idas a lugares combinados para ir com colegas e conhecidos.
Distribua seu foco de trocas com colegas, conhecidos, amigos; com crianças, idosos, professores, adolescentes, jovens, adultos.
Para lidar bem com outras pessoas, primeiro você precisará lidar bem consigo mesmo. Para lidar bem consigo mesmo, precisará interagir e dividir com pessoas diversas, aprendizados e ensinamentos de vida.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9366 respostas

18 JUN 2024

Oi Camões, então....
Vamos sim trabalhar sua autoestima. Um casal é dois, não e um . Ela não demonstra compartilhar dos mesmos sentimentos . Pelos seus relatos conseguimos observar que apesar da separação vc não de desvinculou dela ( seja por amigos ou redes sociais). É necessário tirar o foco dela e se dar oportunidade de conhecer outras pessoas.
Quanto seus pais conseguimos imaginar o susto quando se acidentou , porém são fatores a serem trabalhados. Existem um vocabulário muito agressivo vindo dos pais .
Quanto a conquistas de bens, moto, carro você ainda tem tempo para tudo, estudar, ter uma profissão e muito mais. É necessário tirar o foco das coisas ruins e pensar ba,transformação.
Sugiro acompanhamento terapêutico e estou a,disposição

Tania Rosa Psicólogo em Curitiba