Como lidar com a falta de confiança?

Feita por >dctupi · 28 nov 2022 Abordagem psicológica

Tenho muito desconfiança do meu namorado. Nossa relação começou de forma errada, ele ainda era casado (porém, se portava como um homem solteiro), trabalhávamos juntos e acabamos nos envolvendo. Sempre jogamos aberto em relação a nós dois, ele só me pedia calma para por fim no casamento, devido ao filho que eles tem juntos. Por fim, ele se separou e ficamos juntos, oficialmente. Mas não consigo confiar nele, sempre acho que está escondendo algo, mentindo ou fazendo comigo o que ele fez com a ex mulher. Fico com crise de ansiedade toda vez que ele sai sem mim (principalmente com amigos solteiros) e fico fiscalizando a rede social de todo mundo para ver se acho algo suspeito. Detalhe: ainda trabalhamos juntos, então ficamos muito tempo juntos e temos a senha do cel um do outro (não ficamos olhando, porque não achamos legal. Mas entendemos que não temos nada a esconder, então, não precisamos de senhas secretas). Porém, ainda assim, desconfio e sempre fico muito agoniada com ele falando com outras mulheres (colegas de trabalho, por exemplo). Brigamos muito por conta disso, mas não consigo controlar. O que posso fazer?

A melhor resposta 29 NOV 2022

Por que ele terminou com o relacionamento dele? Quais as razões? Voce foi a causa do término do relacionamento dele?
Como ele é visto pela ex-esposa dele? A falta de confiança sua pode estar respaldada no seu conflito interno, por ter este problema se movimentando em ti mesma, a traição!
Analise-se, autentique-se, resolva-se através da Psicoterapia.
Abraços

5820 respostas

29 NOV 2022

Olá dctupi, espero que esteja tudo bem com você.

A maneira como você iniciou o relacionamento com seu atual companheiro deve estar favorecendo esse sentimento de insegurança crescer dentro de você. Mesmo ele agindo como solteiro na época, e isso era o que ele aparentava, para a esposa dele poderia ser que não fosse bem assim, e que de fatos os dois ainda eram casados, mesmo em crise. Assumindo isso, quando você começou a ser relacionar come ele, ainda havia um relacionamento de casamento, com filho envolvido, em andamento. Mesmo ele já tendo se separado, esse fato pode agora estar te causando desconforto, o que reflete na sua crescente falta de confiança em relação a seu namorado, e que acaba por afetar a qualidade da relação de vocês. Para que ocorra uma mudança desejada, tem que ser algo que venha de sua parte, de sua compreensão sobre essa história, pois esse fato que passou, de como a relação de vocês iniciou, não tem como ser alterado. Dentro de um processo de psicoterapia essa compreensão pode ser trabalhada, e com o tempo você pode construir outras formas de lidar com esse fato, que sejam mais adequadas para você, te dando mais conhecimento e contato com seus sentimentos, e mais seguranças em suas escolhas, sejam elas quais forem. Por isso, se sentir necessidade, procure um Psicólogo para te auxiliar neste momento, para que você possa chegar no equilíbrio que deseja, criando condições para que suas melhores escolhas se realizem.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

29 NOV 2022

Olá Dctupi! Obrigado por perguntar. Você começou relacionamento exatamente da forma como não deveria, para uma pessoa insegura: homem, casado, misturando papeis de colega de trabalho com namorado, em situação impeditiva (casamento). Você está namorando outra pessoa, sem antes ter consistência de autoconfiança, de amor próprio, de namoro prioritário consigo mesma. Você não escreveu, mas certamente a histórias anteriores, em seu mundo de emoções de falta de confiança em si mesma para construir turmas de colegas e conhecidos, de esportes coletivos de contato, de consistente valorização de si mesma.
Antes de namorar com essa seriedade, você precisar consolidar autoconfiança, viver juventude, reorganizar metas de estudos, trabalho, lazer, com esses colegas e conhecidos.
A probabilidade dessa relação avançar, com amadurecimento, dadas as inadequações iniciais, são mínimas.
Estou a disposição para aprofundar argumentações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.