Como lidar com a falta de entendimento com minha mãe?

Feita por >Santos · 17 ago 2022 Terapia familiar

Bom, minha mãe e eu sempre tivemos divergências, desde pequena. Ela sempre foi autoritária, controladora, sempre buscou impor sua opinião e só o que vale é o que ela fala ou faz, o que for de encontro a isso é julgado, é tratado com desdém ou com violência física. Exemplo: Ela crítica algo que fiz errado na visão dela, se eu for impor minha opinião e reclamar, ela me ameaça com porrada, mesmo eu já tendo 26 anos.
Há 2 anos eu decidi largar minha profissão de personal trainer para estudar para concursos, voltei pra casa da minha mãe e desde então foi um tormento, pois ela não entende muitas vezes que tenho que me isolar para estudar, na visão dela eu me afastei de todos dentro de casa, que sou anti social, que não tenho diálogo com ninguém, ou seja, ela não respeita meu espaço e quando não deu certo de eu passar em alguma prova ela me julgou, disse que mais uma vez eu não tinha passado, mais um curso com dinheiro jogado fora, essas coisas. Que me fizeram perceber que ela estava esperando apenas o resultado e não entendendo o processo que eu precisava passar para alcançar isso. Já fui criticada que não faço nada em casa, que sou encostada, pelo simples fato de não estar trabalhando como a minha irmã, estar apenas estudando. enfim, gostaria de ter um bom relacionamento com a minha mãe, pois só tenho ela, meu pai já faleceu, porém a cada discussão que temos eu me sinto cada vez mais distante dela, pois não me sinto respeitada, me sinto mal, me sinto incapaz.

A melhor resposta 19 AGO 2022

Pois é, Santos.
Sua mãe não vai mudar. voce não tem poder sobre ela. ela muda se ela quiser!
Mas, voce pode mudar. voce pode assumir o controle sobre a sua vida, voce pode sair da dependência dela, voce tem 26 anos e ainda está sob a jurisdição dela. E não espere que ela abra as portas para voce, que ela facilite a vida para voce.
Voce é que deve conquistar esta posição que voce deseja.
Ela age assim com voce e voce aceita, voce permite, voce se condiciona.
Voce está se colocando como vítima da situação.
Como pretende melhorar a convivência com ela?

5817 respostas

21 AGO 2022

Santos, vc precisa aprender a colocar limites nas relações.
Sua mãe e as pessoas em geral devem te respeitar.
Faça terapia
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

19 AGO 2022

Olá Santos, espero que esteja tudo bem com você.

Aprender a conviver bem com nossos familiares é sempre uma tarefa exigente, e que vai nos obrigar a desenvolver nossa inteligência emocional para lidar com algumas questões que podem surgir, e vão surgir, nessas relações. As críticas e cobranças, quando vinda de familiares, costumam pesar mais do que vinda de outras pessoas. Sei que pode parecer difícil, mas é necessário você não se deixar abalar tanto pelas palavras e atitude de sua mãe, buscando compreender o comportamento dela que é nocivo a você, e não tendo atitudes que possam evocar esses comportamentos. As pessoas mais velhas são mais difíceis de mudar, então cabe aos mais jovens, por serem mais flexíveis, a ação de mudança. Busque agir na interface de amplo entendimento, e onde ocorre o bom relacionamento entre vocês, que é um lugar seguro de ação tanto para você quanto para ela. Nas outras zonas de interação, busque compreender ao máximo qual o limite possível de relacionamento sem que haja agressividade, verbal ou física, e estabeleça limites, para se preservar. Como você está buscando sua independência financeira, acredito que está no caminho certo para conseguir seu próprio espaço em breve, e ter a liberdade e tranquilidade que merece e precisa, fruto de sua competência profissional. Acima de tudo, trabalhe sua autoestima para que não se sinta incapaz de realizar aquilo que sonha, e para que as atitudes de sua mãe não te coloquem para baixo. Se sentir necessidade, um Psicólogo pode te auxiliar a buscar alternativas concretas de ação para uma melhoria na relação com sua mãe, e é indicado nesse caso, para te dar o apoio que precisa.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

19 AGO 2022

Olá Santos,
Sinto muito que esteja passando por isso. Mas pense que você está fazendo o que julga ser melhor para sua vida, quanto ao concurso. Eu já estudei um tempo para concursos e sei como é difícil essa fase de concurseiro. Com relação a sua mãe, tente não deixar que o que ela fala te atinja tanto. Sei que é difícil, mas ao fazer isso você perceberá que não precisa de aprovação dela para tudo em sua vida e poderá se sentir mais em paz consigo mesma. E, claro, se possível, sugiro que inicie terapia para te auxiliar nesse processo. Fico à disposição caso queira conversar.
Psicóloga Maíra Priscinotti Sahão
CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

18 AGO 2022

Boa tarde, Santos.
Sinto muito pelas dificuldades atuais que refere. Às vezes vocês terem um tempo juntas fazendo algo que gostem pode auxiliar, algo que apreciem fazer juntas, caso não exista podem construir isso. Pode ser algo simples, pois pelo que você refere você sente muito carinho por ela. Alguns de outros pontos que podem ser importantes para você trabalhar em psicoterapia é se algo se acentuou ao longo do tempo e buscar dentro de si/desenvolver/trabalhar maneiras de você demonstrar como se sente para sua mãe, bem como se conectar com ela, isso pode auxiliar.
Um abraço.
Karen Borowski - Atendimento Online

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

18 AGO 2022

Olá Santos.
O ideal seria que você buscasse fazer terapia familiar para conseguir através do diálogo sincero fazer acordos e tentar a harmonia dentro do lar. Se isso não for possível acredito que você precisa em segundo lugar buscar a sua independência financeira, faça algo para gerar renda, colaborar em casa e investir nos cursos que precisa. Se precisar, fico a disposição para desenvolver esse conteúdo em terapia online ou presencial em Curitiba-PR.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

18 AGO 2022

Olá Santos! Obrigado por escrever. Você terá bom relacionamento com tua mãe, quando for o tempo. Quando tua maturidade não depender de influências dela. É normal, e até certo ponto, esperado que filhos de vinte e seis anos se sintam desconfortáveis na casa dos pais, é esperado que pais não entendam o processo abstrato e longo dos estudos. Certamente tua mãe quer o teu bem, você quer o bem dela.
Tenha harmonia e serenidade para estudar até passar no concurso. Essa etapa comum, passará.
Não explique possíveis incoerências tuas, por incoerências de tua mãe. Todos somos, em certa medida, portadores de atos incoerentes.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

18 AGO 2022

Boa noite Santos
Pelo que descreve gostaria de maior compreensão e carinho da tua mãe mas a agressividade tanto física quanto psicológica fazem com que tu se sinta incapaz.
Pode rever a situação de voltar a trabalhar e, com o financeiro equilibrado tu também conseguirá planejar tuas horas de estudo para um concurso. Na situação atual se sentirá incapaz, com culpa de não conseguir pois é o que escuta na tua casa frequentemente.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre