Como lidamos com pessoas abusadas?

Feita por >Karen cristina · 28 jul 2020 Violência sexual

Como lidamos com pessoas/crianças que são abusadas E que foram abusada na infância ? Como resolver isso e como ajudados elas a saírem desse trauma ?

A melhor resposta 29 JUL 2020

Olá Karen Cristina! Infelizmente, abusos com as crianças não são raros. Cuidado! Uma parte das vezes, o trauma está mais na cabeça do adulto - que certamente quer o melhor para a criança - do que no mundo da criança. Para não colocar o carro na frente dos bois, é preciso não adiantar conteúdos e interpretações de adultos, é preciso, respeitar o entendimento da criança, da perspectiva dela. Crianças com esse histórico, precisam ser observadas, percebidas com muita sensibilidade e respeito. Havendo sensibilidade, respeito e empatia com elas, sempre tendo como referência, o entendimento e o tempo da criança, ela se sentirá compreendida e poderá organizar a própria história, colocando a construção saudável de si mesmas, maior do que o episódio ruim de abuso.
Espero ter dado algumas contribuições.
Estou à disposição para aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidemo-nos!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

5 AGO 2020

Bom ter o seu contato Karen!!!

É uma situação muito delicada, no entanto existe uma terapia para tratar psicotraumas, a fim de que se retorne a uma qualidade de vida desejável!!!

Sugiro procurar por um(a) profissional da área da psicologia especializado em EMDR, um trabalho específico para todos os tipos de traumas.

O profissional desta área também deverá elaborar as condições favoráveis e assertivas de acordo com a faixa etária do usuário!!!

Atenciosamente

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 AGO 2020

Karen , busque um profissional para ajudar essa pessoa a trabalhar esse trauma, é o melhor caminho a se fazer!
Psicologa Natalia Martins

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo