Como eu lido com uma mãe abusiva financeiramente e emocionalmente?

Feita por >Bruna · 23 jun 2018 Terapia familiar

Eu tenho 21 anos e moro com a minha mae e o meu irmão mais novo. Minha mãe é separada faz 4 anos já e de la pra cá eu estou sustentando a casa. Nao sobra nem um pouco de dinheiro pra mim e vivo com medo dela, porque se eu nao comprar as coisas que ela quer ou fizer exatamente o que ela quer eu apanho muito. Ja o meu irmão ela nunca bateu, trata com todo o carinho do mundo. Meu salario não é tão bom e estou com muitas dívidas mas escondo dela senao sei que vou apanhar muito. Da ultima vez ela me jogou agua quente. Eu nao sei o q fazer
Estou berando o suicidio
Até trabalhos imundos ja fiz pra sustentar ela
Eu não aguento mais....

A melhor resposta 24 JUN 2018

Oi Bruna lendo seu relato fiquei pensando o que te mantém nesse relacionamento abusivo? Qual é o gatilho que ela usa para te manter presa? O que espera dessa mãe e o que ela realmente é capaz de lhe dar? Qual sua rede de apoio?
Sempre que uma pessoa vivencia relacionamento abusivo é importante saber qual a chave que te mantém presa ao relacionamento para voce poder se libertar. Alem disso é importante passar por psicoterapia para que você se reencontre pois é comum junto com violência fisica vir a violência psicológicae a vítima ficar com a autoimagem e autoestima prejudicadas.
É importante ter a rede de proteção que possa te ajudar em caso de emergência.
E tentar se planejar para se afastar, pois obviamente sua mãe precisa de ajuda, mas não será alimentando esse relacionamento abusivo que ela será ajudada.
Um grande abraço. Espero ter te ajudado.

Vanessa Isola Psicóloga Psicólogo em Ribeirão Preto

106 respostas

29 JUN 2018

Boa tarde, Bruna pelo o que você relata sugiro que, procure ajuda em algum órgão do governo, procure a secretária de ajuda social na cidade onde reside para ajudá-la, o atendimento psicológico é gratuito, em atendimento psicoterapêutico você poderá tratar das questões familiares e entender a sua relação com a sua mãe, se fortalecer para enfrentar a vida e cuidar de si. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

24 JUN 2018

Oi Bruna. A única coisa que consigo pensar é que você tem que sair desta casa imediatamente. Você já é maior de idade, responsável por si mesmo, tem o seu trabalho e pode ser auto sustentar. Seu irmão é bem tratado por ela, por isso não corre risco. A única coisa que pode estar fazendo você se submeter a isto é a uma dependência emocional e culpa. Se você não tem condições de pagar uma terapia, procure no posto de saúde ou uma faculdade de psicologia, no setor de Psicologia Aplicada, para que você seja fortalecida e tomar uma decisão. Faça algo por você urgentemente. Boa sorte.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

23 JUN 2018

Boa tarde Bruna
Sugiro que procure um psicólogo com urgência para se fortalecer e buscar estratégias de enfrentamento. Se não tiver condições de pagar, procure instituições na sua cidade que forneçam atendimento gratuito, faculdades de psicologia também oferem atendimento a população e existem muitos profissional recém formados que podem te atender por valor simbólico. Não desista de vc! Com o auxílio de im psicólogo vc conseguirá encontrar a melhor maneira de se libertar desses abusos. Procure grupos na internet de mães abusivas e vídeos que possam te ajudar. O compartilhamento de experiências pode ser muito benéfico para vc também. Ter uma rede de apoio é essencial. Espero ter ajudado. Um abraço

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas