Como lidar com namorada que sofreu abuso sexual

Feita por >João Vitor · 4 nov 2022 Abordagem psicológica

Olá, eu conheço a minha namorada a 7 anos, nós namoramos a 1 ano e 6 meses... ela tem 18 anos e eu 19, antigamente ela havia já me contado sobre o estupro que ela sofreu aos 10 anos e aos 12 por o pai de uma amiga dela, porém somente agora que namoramos eu vejo que de vez em quando ela sofre com as memórias desse acontecimento e tenta se isolar, depois conta a mim. Ela nunca contou aos pais dela, nem aos irmão dela, ela guarda somente para si mesma pois os pais são extremamente conservadores e tendem a proibir ela de fazer tudo caso saibam disso, e também em relação ao culpado disso, o pai dela pode vir a tomar medidas violentas, nesse caso como proceder para ajuda-la ?

A melhor resposta 5 NOV 2022

Olá João.
Entendo sua preocupação, porém é ela que precisa procurar ajuda psicológica.
Estou à disposição para ajudar.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

5 NOV 2022

Olá João Vitor! Obrigado por escrever. A medida mais direta nesse caso será ela poder contar com um psicólogo, para que possa construir formas de dar entendimentos e amadurecimentos a essa terrível parte da história dela. Cabe observar que cada pessoa, como um todo, é sempre muito maior do que suas vivências, negativas ou positivas. Em termos de senso comum, de vida humana, entre pessoas do convívio cotidiano, a interação deve ser baseada no respeito, diálogo, na tolerância, empatia, sigilo, assim como no adequado apoio para a construção de resgate da inteireza da pessoa, de forma a enfatizar as vivências boas sobre esses episódios ruins.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8602 respostas

5 NOV 2022

João Vitor,
Pode apenas solicitar que ela faça Psicoterapia para resolver isso.
É o único caminho!