Como largar a pornografia?

Feita por >Lauro Robson Ferreira dos Santos · 8 jun 2020 Problemas psicológicos

Há 6 anos tenho o hábito de ver pornografia. Porém, há uns 2 anos, esse hábito se intensificou muito. O material acessado é muito explícito e pesado, bem distante do que era acessado antigamente. Além disso, quando vejo pornografia, perco a noção do tempo, gastando muito tempo com a prática. Cheguei quase a procurar um serviço de sexo online, o que me deixou muito chocado. Já tentei de tudo e não consegui parar. Sinto desejos sexuais muito fortes. Tenho baixa autoestima em alguns momentos e já tive vontade de me matar algumas vezes por conta dessa prática. O que devo fazer? Apenas a terapia vai ajudar ou seria bom eu procurar um psiquiatra também?

A melhor resposta 11 JUN 2020

Lauro,
Pornografia realmente é um vício destrutivo, frustrante, destrói a ti mesmo e as relações afetivas.
A única forma de se livrar desse vício é criar a consciência de que deves evoluir do instinto animal (sexo) para o hominal e não continuar na dimensão animal. Conscientizado disso, não mais vais procurar pornografia, não te atrai mais.
Podes também fazer o tantra, mas escolha bem a escola porque tem muita coisa falsa e enganadora.
Podes também investir em Psicoterapia Espiritual.

6352 respostas

9 JUN 2020

Olá Lauro! Primeiro: por favor, procure um psicólogo; não é caso de medicação, é caso de organização de rotina abrangente. Quando você cita baixa auto estima, aliado ao tempo que você perde com essa teoria, te impede o desenvolvimento real de trocas que antecedem e direcionam o caminha saudável, culturalmente aceito, para as trocas afetivas. Procure um psicólogo, seja persistente, disciplinado. Organize uma rotina construtiva, por escrito, com razoabilidade, mas comprometido por cumpri-la e, ao mesmo tempo, quando fatos explicáveis, mas imprevisíveis, a impedirem de seguir o caminho, tenha sabedoria, para reorganizar, reprogramar, sem perder o foco. Será muito útil você poder contar com um psicólogo para melhorar sua autoestima, organizar rotina saudável e que contemple a plenitude dos aspectos essenciais da vida. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for relevante, com máscara, higiene e distanciamento físico: minimize a possibilidade de chorar a morte de pessoas próximas!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.