Como gostar de pessoas?

Feita por >Hawk · 28 mar 2021 Desenvolvimento pessoal

Como é possível que as pessoas gostem umas das outras, se elas mentem, manipulam e prejudicam? Eu cheguei ao ponto de ter nojo e ódio de toda e qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou qualquer variável do tipo, porque nunca dá pra saber se a pessoa está sendo sincera e, se estiver, não tem como saber qual o objetivo dela com relação ao outro. Eu simplesmente queria que todas elas sumissem do meu caminho. Não aguento mais ter que conviver no mesmo ambiente que essa gente.

A melhor resposta 30 MAR 2021

Olá Hawk, o que me chamou atenção na sua mensagem foi que você diz que tem ódio de toda e qualquer pessoa pelos motivos citados, entendendo que todas as pessoas são assim, mas você também é uma pessoa, ou seja, você mente, manipula e prejudica alguem, ou já fez isso no passado? Penso que a sua mensagem refere-se a ter sofrido com essas situações por mais de uma pessoa, mas quando você diz que toda e qualquer pessoa faz isso está generalizando esse comportamento para todas as pessoas, o que acaba limitando muito suas relações sociais e limitando também possibilidades de experimentar vivências diferentes.
Busque ajuda psicológica para tentar entender melhor essas questões. Pode ser que a própria relação com o terapeuta já seja transformadora nesse sentido.
Abraços.

Maria Carolina B. Rodrigues Psicólogo em Marília

16 respostas

1 ABR 2021

Olá.
Muitas vezes as experiências externas são vividas com extrema angústia, tornando os contatos sociais muito difíceis, não podemos "patologizar" deliberadamente a todos, cada um vive suas experiências e dão significados a elas.
Há algumas personalidades que evitam contato social por terem experienciado o mundo externo como aterrorizante e se fecham em seu mundo interno, por exemplo, as personalidades esquizoides. Há muito a ser investigado e analisado sobre esse caso, mas recomendo que busque psicoterapia caso essa situação lhe cause angústia e sofrimento.
Espero que encontre respostas.
Fique bem.
Marco Antonio Molina

Marco Antonio Molina Psicólogo em Belém

10 respostas

29 MAR 2021

Olá.
Quais as pessoas que vieram na sua mente quando escreveu este texto? De quais pessoas você está falando?
Será que realmente não existe nenhuma pessoa que você tenha considerações?
O quanto você gosta de si mesmo? O quanto é amado (a) por sua família? O quanto sua família te valoriza?
Se você sabe que estão mentindo, manipulando e te prejudicando? O que tem feito para não ser manipulado (a) ou prejudicado (a) e entender que a mentira pode não te afetar se sabe que a pessoa mente?
Como é a sua assertividade com palavras?
Espero que estas perguntas te ajude a refletir.
Busque ajuda psicológica para entender melhor o que está te acontecendo.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

29 MAR 2021

Olá Hawk .
Grata por sua pergunta.
Os vínculos são formados por afinidades e motivados por sentimentos internos que se instalaram no geral na infância e adolescência. Para ter uma boa convivência você precisa sentir prazer em estar em determinado ambiente e com determinadas pessoas. Observe se existe algum lugar e pessoas que você se sente bem e procure estar próximo desses lugares e pessoas. Se no momento não pode fazer isso, planeje o seu futuro em direção à uma melhor qualidade de vida e ao seu Bem Estar físico, mental e espiritual traçando Objetivos e Metas à curto, médio e longo prazo. Procure ajuda psicológica e busque o seu autoconhecimento para desenvolver a auto estima e assertividade.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

29 MAR 2021

Olá, pelo seu relato parece que você passou por situações difíceis e decepcionantes com algumas pessoas e isto tem impactado diretamente ,ente na sua forma enxergar as demais pessoas. Sugiro você buscar apoio psicológico. Na terapia você será capaz de identificar a origem disso tudo e ressignificar o ocorrido para ser capaz de seguir em frente de forma mais livre das marcas do passado.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul