Como gostar das pessoas?

Feita por >Gab · 29 nov 2022 Habilidades sociais

Eu não gosto muito da presença de pessoas, mesmo pessoas que passaram por muitas coisas comigo ou pessoas que eu conheço há anos não tem nenhum significado pra mim, eu não consigo amar nem dar valor a nada nem ninguém.

A melhor resposta 6 DEZ 2022

Gab, sua inabilidade de criar e de manter vínculos, de não conseguir apegar-se as pessoas, podem ter algumas origens, como traumas na infância, ou crenças de abandono e inadequação social. Também pode ser um mecanismo de proteção, para evitar se decepcionar ou se magoar com alguém.

Logicamente durante a psicoterapia, essa questão pode ser melhor verificada, e inclusive você pode ter a oportunidade de ressignificar suas relações e interpretá-las de uma forma mais funcional e adaptativa.

Reflita: como você gostaria de se sentir em relação as pessoas a sua volta, e o que é mais importante para você nos relacionamentos?Você se sente inadequado e tem evitado situações sociais? Sente desconforto ao interagir com pessoas?

Existe algo chamado ansiedade social, que é justamente um mal estar que a pessoa sente ao vivenciar algumas experiências de interações com outras pessoas. Você já sentiu isso?

O importante é você compreender que independentemente de qual sejam os motivos para esse seu comportamento, a psicoterapia pode te trazer um novo olhar, te munindo de novas habilidades sociais e de regulação emocional para uma melhor qualidade de vida.

Me coloco a disposição para iniciarmos juntos esse mergulho para seu autoconhecimento. Conte comigo.

Abraços,

Danilo Abreu - Psicólogo

Danilo Abreu Psicólogo em Salvador

21 respostas

1 DEZ 2022

Quando um sentimento se expressa. Estamos falando de nós mesmo. A importância de entender o que se ama e o que não faz sentindo. O que seria amar e dar valor?

São elementos diferentes. Que precisam de segnificados. Compartilhado e praticados.

Thiago Ramos Barros Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

3 respostas

30 NOV 2022

Olá Gab,
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e pode te ajudar a entender seus sentimentos. Muito provável que situações vividas ao longo da sua vida, pode ter contribuído para esses sentimentos.
Fico a disposição, caso queira se aprofundar.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

30 NOV 2022

Gab,
Primeiro precisa amar a si mesma!
Se não ama a si, é impossível amar a outros.
Faça Psicoterapia para se conhecer, para se autenticar como a vida te fez e não como foi obrigada a ser.
Abraços

5912 respostas

30 NOV 2022

Olá Gab! Obrigado por se manifestar. Certamente será preciso ouvir você com mais detalhamento e profundidade. A tua história, rotina de vida, metas, auto concepção, darão elementos para que possamos organizar caminhos. O gostar dos outros, sempre começa pelo adequado gostar de si mesmo.
A escrever aqui você declara que gosta da ideia de gostar das pessoas.
Vamos aprofundar isso?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.