Como fazer meu ex marido entender q acabou?

Feita por >Bela · 13 jul 2022 Dependência emocional

Estou separada a 6 meses tenho 4 filhos, sair de casa Porq não o amava mais a muito tempo,mas acontece que o ex não quer deixar eu morar na casa com as crianças tá querendo praticamente me obrigar a voltar .ele me propôs dividir a casa ao meio pra eu voltar a morar lá ele diz q é pra ficar perto das crianças que de fato tão sofrendo na indecisão se fica comigo ou com o pai.. e tô pensando seriamente no assunto mas tenho medo dele n superar essa relação. O que devo fazer?

A melhor resposta 8 AGO 2022

Oi Bela!
A proposta é boa, mas tudo depende de ele entender que acabou a relação de voces como casal. Se conseguirem ser amigos, melhor!
Realmente para os filhos pode ser melhor.
Mas, e para voce? Vais ter privacidade? Vai poder sair sem ser vigiada? Receber pessoas, namorados sem ser criticada, sem sofrer represálias?
Seja lá como for como voces vão decidir, para os filhos, o que importa é se voces são felizes ou não.
A felicidade de voces também é para eles.
Processou bem o término do relacionamento com o marido? Este ciclo precisa estar fechado mesmo, sem mágoas, sem culpas, sem ressentimentos. Se estiver tudo bem, o campo fica aberto para serem amigos e poderem viver, mesmo próximos, de forma independente.
Abraços

5817 respostas

19 JUL 2022

Oi Bela.
Você parece decidida com a separação, e agora tem que refazer sua vida e rotina, entre casa, filhos e talvez trabalho também. Não é fácil. Então, penso que precisa buscar resoluções práticas neste momento. Por exemplo, procurar um advogado para dar entrada à Separação de Corpos, requerendo a saída dele do imóvel, para que você tenha condições de cuidar das crianças. E, resolvida esta questão, requerer a separação judicial (mesmo que tenham vivido sem oficializar a convivência conjugal), pois terá auxílio para resolver questões como a guarda dos filhos e as visitas paternas. Boa sorte e parabéns por sua coragem! Forte abraço!

Alessandra Luiza Junta Psicóloga Psicólogo em Americana

32 respostas

15 JUL 2022

Olá Bela,
Sinto muito por estar passando por esta situação. Contudo, existem outras soluções que você pode pensar sobre a guarda dos filhos, que não necessariamente envolva voltaram a morar juntos. Você também deve pensar em você e parece que não está querendo voltar a morar junto com ele. Leve em consideração também seus sentimentos e desejos.

Maíra Priscinotti Sahão
Psicóloga - CRP 08/35528

Maíra Priscinotti Sahão Psicólogo em Londrina

171 respostas

15 JUL 2022

Você está pensando em voltar a dividir a mesma casa com ele, pensando seriamente a respeito. As crianças parecem já ter condições de decidir se ficar com o pai ou não. Mas você acha que voltar a morar na mesma casa pode fazer com que eles sofram menos. Me pergunto qual são os seus sentimentos a respeito do relacionamento? Você realmente superou ou está se defendendo de um sofrimento grande caso o corte real do vínculo entre vcs dois aconteça?
Falta informações sobre o relacionamento e toda a história de vocês. Mas como há um sofrimento acredito que uma ajuda profissional possa ser útil para responder esses questionamentos.

Juliana de Lucca Psicóloga Psicólogo em Palhoça

8 respostas

14 JUL 2022

Olá Bela.
Há pessoas que usam os filhos como desculpas para várias coisas na relação, ou para manipular uma situação. É importante verificar isto.
Quanto as crianças, se estão sentindo falta do pai, você pode fazer a guarda compartilhada, em que alguns dias eles ficam com você e outros com seu marido.
Você pode buscar resolver a situação sem ter que morar na mesma casa que ele.
Jane assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 JUL 2022

Olá Bela! Obrigado por escrever. Para sabermos se o seu temor tem significativa probabilidade de se concretizar, precisaremos de dados mais aprofundados e detalhados. De outro lado, quando um casal se separa, havendo maturidade, tempero, equilíbrio, será importante tornar a convivência, tanto com o pai, quanto com a mãe, por parte dos filhos a mais leve, mais próxima, amigável possível. Será que a questão central é ele entender que acabou o casamento ou a questão será vocês encontrarem um jeito cooperativo de facilitar a convivência, direcionamento e enriquecimento da vida de todos, considerando que têm em comum, os mesmos filhos?
Aprofunde essa reflexão.
Abraços virtuais (A covid e a dengue são reais. A maior parte dos políticos é falsa, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional