Como faço para saber se tenho TDAH?

Feita por >duke · 5 jan 2022 TDAH

.tenho 20 anos sofrendo, não paro quieto 1 minuto, não consigo estudar, parei no 1 ano ,já fiz muitas coisa mas sempre paro na metade. sempre que consigo as coisas eu desanimo, não por falta de dinheiro ,mas como se eu tivesse que provar algo pra mim mesmo .ja abandonei 3 firmas, ja tive 2 negocio propio,mas sempre que chega no nivel que eu sempre pesava em alcança eu desanimo nunca entedi o porque .preciso de ajudja pensei em fuma maconha para relaxa não sabia mais o que fazer fui no google e começei a expor meus plobrema ate que acabei descobrindo tdah.vi uma entrevista no youtube de um especialista tenho cereteza que tenho tdah so que ainda não fui num medico nem sei onde ir que medico devo procura primeiro nem o que falar

A melhor resposta 8 JAN 2022

Olá,
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH é um transtorno neurobiológico e apresenta, entre outros sintomas, desatenção, baixa resistência a frustração, dificuldade em manter o foco e atividades a longo prazo, em muitos casos baixa autoestima e possíveis comorbidades como ansiedade e depressão. Há prejuízos nas relações de modo geral, especialmente no trabalho e nas relações amorosas na idade adulta, pois, sempre parece falta de interesse. O ideal é procurar inicialmente um psicólogo especialista em Neuropsicologia que fará uma avaliação, e encaminhará a outros profissionais a depender da sua necessidade.
Boa sorte!
Dra Rita de Cassia de Souza Sá

Rita de Cassia de Souza Sá Psicóloga Psicólogo em Praia Grande

2 respostas

7 JAN 2022

Olá Lucas Amaral,
Várias coisas podem estar acontecendo... tire da cabeça o TDAH... saber se tem ou não, não vai fazer qualquer diferença.
Primeiro, voce precisa adquirir mais senso de DISCIPLINA ...Depos, precisa modificar sua conduta, suas decisões: Voce tem bastante iniciativa mas nada de acabativa... isto é consequência da falta de disciplina.
Depois, precisa fazer Psicoterapia para sanear teu emocional: está recusando o sucesso, é como se voce não pudesse aceitar o sucesso, quando chega próximo ao lucro, aos resultados positivos, voce recusa e desanima.
Ficar apegado ao TDAH é uma desculpa para justificar tuas escolhas e decisões.
Espero ter ajudado a esclarecer.
Abraços e às ordens.

5817 respostas

7 JAN 2022

Ola! Se você estiver precisando de ajuda pode entrar em contato comigo para agendar uma consulta que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 JAN 2022

Olá!

Para além do diagnóstico, o acompanhamento psicológico (psicoterapia) pode te auxiliar nessas questões ligadas a necessidade de provar para você, a dificuldade em finalizar tarefas, se manter em emprego e afins.
Seria importante fazer uma Avaliação Psicológica para verificar se é TDAH de fato, para direcionar o tratamento, se for confirmado o diagnóstico.
Estou à disposição se desejar iniciar a psicoterapia!

No caso da Avaliação, existem clínicas de Avaliação Psicológica e também psicólogos que realizam esse serviço.

Abraço,
Izabella Rizzon

Anônimo-395900 Psicólogo em Betim

3 respostas

6 JAN 2022

Para que seja feito o diagnostico de TDHA é necessário fazer uma analise mais detalhada, aplicações de testes e etc. Por meio delas vamos conseguir atestar se há alguma função cerebral alterada ou se existem indícios de um outro quadro por detrás dos sintomas apresentados. Nem sempre a pessoa sofre de um transtorno, mas as vezes possui alguns traços ( características) que parecem, porem não é o transtorno propriamente dito.
Mas de todo modo a Terapia será uma ferramenta para sua habilitação neuropsicológica para treinamento das funções cognitivas trazendo benefícios e melhoria de vida. Importante dizer que quanto mais precoce for feito o diagnóstico, maiores as chances de conseguirmos êxito no tratamento.

Gisele Colares Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

5 respostas

6 JAN 2022

Olá, Duke. Bom dia. Tudo bem?
Entendo seu sofrimento e angústia relacionado ao diagnóstico. O ideal é que possa buscar por um psiquiatra ou neurologista especialista na área. O acompanhamento psicológico também será fundamental para criar estratégias para lidar com as dificuldades no dia a dia. O tratamento padrão ouro para TDAH, caso tenha, é acompanhamento médico (psiquiátrico ou com neurologista) e psicológico sob a abordagem da TCC - Terapia Cognitivo Comportamental.

Espero ter te ajudado!
Se se sentir à vontade, agendamos uma consulta.
Abraços,
Mariana Barreto

Mariana Barreto Psicólogo em Salvador