Como deixar de gostar do meu melhor amigo?

Feita por >Gislaine · 31 mar 2022 Dependência emocional

Ele é meu personal trainer, foi assim q nos conhecemos, viramos amigos bem rápido mas já no início da amizade comecei a gostar dele, sentamos e conversamos a respeito, ele n sentia o msm e tbm n queria tentar nada serio mas queria me manter por perto e manter a amizade, concordei que seria bom.
Ele me respeitou e chegou a dar satisfação quando me via com ciúmes ou incomodada com certas situações, nos aproximamos ainda mais e acabamos saindo ainda mais, bebemos e nos beijamos, sentamos pra conversar novamente e ele disse q achou q foi errado pq n queria de nenhuma forma me iludir e já esteve em situações parecidas em q a garota o colocava contra a parede fazendo ele escolher entre a amizade ou algo mais sério por isso n queria q esse tipo de situação acontecesse, ouvi tudo e respeitei a opinião, disse q poderíamos continuar normal e se rolasse beijo novamente deixaríamos acontecer sem exigir nada em troca, amigos acima de tudo.
Tudo está bem mas o q atrapalha são meus sentimentos por ele, queria n sentir algo tão intenso q pudesse estragar nossa amizade, somos muito próximos mas n posso continuar gostando dele, como posso superar sem precisar me afastar?

A melhor resposta 4 ABR 2022

Oi Gislaine,
Bonito o que está vivendo e bonito o diálogo entre voces dois.
A amizade é muito mais profunda do que ter ele como marido. O Amor liberta e não não escravisa, amor é expansivo e redutivo.
Voce pode sim continuar gostando e amando ele, você não tira a liberdade dele, ao contrário, a melhor demosntração de amor é o nivel de liberdade que voce dá a uma pessoas.
Paralelamente a isso, dê-se amor e respeito a si mesma; reconheça o seu valor e faça-se respeitar; é um ponto de vista próprio que voce tem sobre si mesma e sobre as outras pessoas, sobre os homens e sobre as mulheres; Reveja o nível de carência/dependência emocional que tem e cure-se e o grau de ambição que tem. Isto te coloca num outro patamar de relacionamento autentico; isso te possibilita romper com o pacto de mediocridade que tem com o grupo que acredita num amor sofrido, escravisante, reduciocista.
Cultive-se de acordo com as coordenadas da vida e não do sistema.
Abraços

5817 respostas

1 ABR 2022

Olha, uma resposta possível seria aceitar a impossibilidade da relação (o que por si só, já não é fácil, afinal implica abrir mão do seu desejo por ele). Por outro lado, a situação entre vocês dois está confusa e pode acabar ganhando um desfecho inesperado, mas dependeria de você suportar essa indefinição por algum tempo até que as coisas entre vocês se esclareçam por si mesmas. Afinal, todo desejo tem como preço algum sofrimento, mas a decisão é sua.

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

1 ABR 2022

Olá Gislaine! Grato por escrever. Amadurecer é preciso! Reconceituar amigo é necessário. Certamente você não conta com grupo significativo de colegas e conhecidos, não tem envolvimento sério e profundo com algum trabalho, assim como também não está envolvida com estudo profundo e consistente, ainda mais, não está integrada profundamente aos afazeres do grupo de convivência entre as paredes.
Tua paixão não é por ele, é pela carência tua que você deposita nele. Uma pessoa não pode representar interiamente dois papeis: namorado e personal trainer. O começo foi como personal trainer. A origem é muito importante.
Pondere. Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere o uso de máscara! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional