Como decidir entre a razão e o coração? #2

Feita por >soledade · 10 fev 2014 Psicologia clínica

A razão diz uma coisa e o coração diz outra totalmente diferente.

A melhor resposta 16 FEV 2016

Conflito entre o que você quer e o que você deveria fazer. Devemos evitar extremos, afinal se formos somente emoção iremos nos decepcionar muito, nos envolvendo em situações difíceis. Já o excesso de racionalismo pode nos privar de viver boas experiências e de aprender com os erros. Acho interessante o equilíbrio entre ambos. Está claro que sua pergunta se refere a relacionamento afetivo. então, utilize seu lado racional para avaliar os riscos, as vantagens, se é uma relação que vale a pena viver, porque seu lado emocional deve querer viver a situação, mas tem medo de se machucar, de não ser correspondida, de dar tudo errado. Faça esse exercício que pode te ajudar a decidir melhor.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

19 MAR 2014

Tenho medo de tentar novamente com a pessoa e não dar certo. Como saber qual decisão tomar se meu coração diz para tentar e ao mesmo tempo a razão diz que não, fala para partir para outra.

18 FEV 2014

Bom dia Vania, antes de responder seria necessário conhecer o que está acontecendo, o por quê da dúvida.

Karime F. Galane Manoel Psicólogo em Jaguariúna

3 respostas

18 FEV 2014

Olá Vânia!

Primeiro é importante entender o que seria agir pelo "coração" para você, pois o mundo dos sentimentos e emoções é tão vasto, possui tantas direções... No entanto, percebo que o caminho do "meio" também é interessante, um caminho onde possamos ouvir nossos sentimentos e ponderar com a razão.
Boa sorte em seu caminho!

Se quiser conversar, estamos à disposição.
Um abraço,
Daniela Cota.

Daniela Cota Psicólogo em Belo Horizonte

2 respostas

18 FEV 2014

A sua decisão pode ter um meio termo? Se positivo, use a razão com o coração. É mais fácil tentar ponderar os dois do que fazer escolhas arbitrárias. Você tem o poder de escolher, resta saber se já tens todas as respostas para tomar sua decisão. Nesta hora, procurar alguém de sua confiança ou mesmo um terapeuta, pode facilitar e clarear o melhor caminho a seguir. Reflita! Boa sorte!
Psicóloga Katia Mafra

Psicóloga Katia Mafra Psicólogo em Florianópolis

30 respostas

18 FEV 2014

Razão e o coração não podem estar divididos, somos uma pessoa e temos que encontrar o nosso equilíbrio interno. Com autoconhecimento podemos ver por que "o coração" está pedindo coisas que fazem mal para nossa vida.

Se uma pessoa ou um relacionamento nos faz mal e ainda assim queremos dividir a vida com essa pessoa, então temos que analisar vários aspetos que muitas vezes têm a ver com nossa história, o que é o amor, o amor que faz sofrer é bom para nossa vida?

Temos o direito de ser felizes ou então nossa vida realmente tem que ser sofrida?
Por causa da razão podemos entender o nosso coração.
Não temos como escolher entre razão e coração, temos que trabalhar pela integridade e o autoconhecimento.
Abraço,
Susana.

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

12 FEV 2014

Aí é uma questão de discernimento, onde devemos pesar os prós e os contras, e com equilíbrio tomar a decisão mais plausível!

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

12 FEV 2014

Olá, Vânia, fica muito difícil falar algo, pois a pergunta foi muito vaga. Em todo o caso, quando a dúvida é algo difícil, podemos fazer uso da psicoterapia individual para descobrir qual decisão é mais adequada. Geralmente, o maior empecilho para decidir por algo está em nós mesmos.

12 FEV 2014

Por vezes vivemos situações em que, ao agir ou reagir, nos deparamos com uma dualidade de caminhos para seguir: coração ou razão. Agir com o coração muitas vezes é mais difícil. Para agir com o coração é preciso ter coragem, pois agir pela razão pode ser menos dolorido.

A razão é necessária, mas nunca deve ser levada em consideração sozinha, ela deve estar em equilíbrio direto com o coração. A razão pode e deve se adaptar ao coração. Se ignoramos o coração e agimos somente com a razão, a própria razão deixa de fazer sentido.

Ah, mas e o coração? Segundo um filósofo francês: "O coração tem razões que a própria razão desconhece". Já a palavra de Deus nos diz que: "sobretudo que devemos guardar, devemos guardar o nosso coração porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4:23)

O coração é a nossa fonte de valores, é segundo ele que devemos agir e calibrar nossas vidas. O coração humano é o centro de nossa existência, se ele para, morremos. Ele nos conecta ao coração de Deus. A conexão precisa ser estabelecida de ambas as partes, não adianta tentar roubar a rede dos outros. O nosso coração precisa querer se conectar ao coração de Deus. Se estivermos conectados com Ele e nossas ações forem guiadas segundo o nosso coração, estaremos agindo segundo à razão de Deus. A razão Dele é que deve prevalecer nas nossas vidas, e não as nossas. É essa razão que devemos adaptar ao nosso coração.

Instituto de Psicologia Aplicada