Como de diagnostica a esquizofrenia?

Feita por >Dalila Fernanda De Farias Machado SIlva · 4 jul 2016 Esquizofrenia

Existem algumas tipo de exame que faça o diagnóstico desta doença?

A melhor resposta 4 JUL 2016

Respondendo a sua pergunta, não existe um exame no sentido clássico, como um exame de sangue ou um exame de hormônios. A avaliação é geralmente feita por um psicólogo ou por um psiquiatra. Ambos tem formação para auferir esse diagnóstico, e existem variados métodos para tal.

Pedro Augusto Papini Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

5 JUL 2016

Boa tarde Dalila,
Você deve primeiro procura ajuda profissional de um Psicólogo que deve indicar um psiquiatra, se for o caso, pois dependendo da situação em que se encontra o cliente, muito ansioso, ouvindo vozes, ou sentindo-se perseguido, sofrendo crises de pânico,etc. será preciso de medicação para estabilizar e pode acompanhar a psicoterapia que deve ser por um psicólogo cognitivo comportamental.
Procure ajuda o mais breve possível, a esquizofrenia é uma questão muito seria que tem levado muitas pessoas ao suicido ou a cometer atos que ela jamais
cometeria.
Maria da Conceição V.Gioia.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

5 JUL 2016

Não. É diagnóstico clínico. Mas de for celíaca pode ser explicado .

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

4 JUL 2016

Cara Dalila, a esquizofrenia é uma doença orgânica, e o seu diagnóstico deve ser feito por um médico psiquiatra, após a estabilização do quadro um psicólogo pode ser muito importante para o tratamento, pois vai auxiliar a pessoa a lidar com os sintonas,sentimentos e comportamentos.
Atenciosamente Fernanda Guadagnin

Consultório Fernanda Guadagnin Psicólogo em Joinville

47 respostas

4 JUL 2016

Olá Dalila!
O diagnóstico da esquizofrenia é feito pelo especialista a partir das manifestações da doença. Não há nenhum tipo de exame de laboratório (exame de sangue, raio X, tomografia, eletroencefalograma etc.) que permita confirmar o diagnóstico da doença. Muitas vezes o clínico ou psiquiatra solicita exames, mas estes servem apenas para excluir outras doenças que podem apresentar manifestações semelhantes à esquizofrenia.
Portanto, para o diagnóstico procure um médico psiquiatra que poderá fazer o diagnóstico através da avaliação dos sintomas que se manifestam, indicando o tratamento medicamentoso e psicoterapêutico.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo