Como convencer meu filho da necessidade de tratamento?

Feita por >Flávia · 2 out 2018 Depressão

Meu filho de 19 anos está deprimido, não quer falar com a família e as vezes evita os amigos, nega qualquer ajuda. Quando falo em tratamento ele fica arredio e passa a me ignorar por um tempo.
Eu o peguei com uma faca no banheiro.

A melhor resposta 3 OUT 2018

Olá Flávia. Que situação difícil essa que você traz, porém, enquanto mãe, vá sentindo esse filho, percebendo se talvez essa insistência no tratamento, nesse momento só o incomoda mais, talvez ele precise mais do acolhimento e atenção da família para então, conseguir buscar ajuda. Esteja por perto, mostre-se disponível, presente, sinta-o, assim como identificava as necessidades dele quando ele não falava, continue percebendo-o, existem outras vias de comunicação para se conectar com ele que não necessariamente seja só pela fala, mas pela presença. E ainda lhe indico você mesma buscar ajuda, para poder ajudá-lo, ao menos inicialmente. Espero ter ajudado um pouco pelo menos. Abç

Daniela L Prandes França Psicólogo em Maringá

25 respostas

8 JAN 2019

Tente procurar um psicólogo que atenda em casa, ou tente algum profissional que possa conversar com ele via whatsapp para que ele sinta confiança e queira iniciar o tratamento.

Psicóloga Taís Ebert Psicólogo em Florianópolis

8 respostas

14 OUT 2018

Flavia!!
Sua questão é embaraçosa, acredito que seu filho está internamente envolvido em grande sofrimento. Percebo a angustia dele através do seu relato. Me parece que ele precisa de apoio, mas não tem confiança nas pessoas em seu redor. Tente mostrar- se genuína para que ele sinta sua verdade, e entenda que precisa do apoio de alguém. Por ser adolescente toda situação para ele é o final, e não vê resolução para nada.
Está claro que ele necessita de ajuda, se conseguir convencê-lo. Busque um profissional para lhe dar o acolhimento apropriado.
Atenciosamente,
Celeste

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

9 OUT 2018

Flavia mostre para videos sobre quem ja fez psicoterapia ,exemplo no youtube tem varios assim !

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

8 OUT 2018

Boa noite Flávia, seu filho nega qualquer tipo de ajuda, mas posso sugerir que você procure pesquisar em sua região uma Psicóloga ou uma psicoterapeuta que atenda em domicilio para uma consulta, realizar uma avaliação do estado geral dele, talvez ele se sinta a vontade de conversar com uma pessoa desconhecida, antes da consulta procure relatar a psicóloga tudo o que observou do comportamento do seu filho, do episódio da faca no banheiro. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

3 OUT 2018

Estamos em tempo no qual as pessoas estão com extrema facilidade de contato e extrema dificuldade de qualidade no contato. Falta às pessoas fidelidade, sigilo, falta de respeito, sem julgar. O psicólogo apresente um conjunto de técnicas, formações e cuidados éticos para acolher e e repeitar a necessidade comunicacional da pessoa. Esses dados apresento após ver a resposta da Psicóloga Daniela.
Espero ter ajudado. Estou à disposição. Ary

8607 respostas

3 OUT 2018

Bom dia Flávia,
Geralmente nestas características psicológicas que seu filho se encontra, a dificuldade dele perceber a necessidade de ajuda é difícil. Cabe muitas vezes a família tomar a iniciativa em buscar ajuda.
claro que esta atitude deverá ser manifestada por alguns indicadores que seu filho apresenta através de auxílio de um profissional em saúde mental.
Este profissional esta preparado para dar o suporte inicial com orientações especificas em como lidar com ele, como também indicar o melhor tratamento após avaliar os sintomas.
Procure orientação de um profissional.
Espero ter ajudado.
atte. Leticia

Leticia M. Fonseca Psicólogo em Palhoça

43 respostas

3 OUT 2018

Olá Flávia, espero que esteja bem. Gostaria de antes de falar sobre seu filho falar que passamos todos por esta fase. A adolescência é uma fase muito complexa para quem participa, é o momento que deixamos de copiar os adultos e passamos a testar o mundo sob nossos olhos e algumas descobertas podem ser decepcionantes afinal é o primeiro contato com o mundo sem o filtro dos pais. O papel dos pais na criação é de encaminhar, as descobertas sempre serão feitas pelos filhos! Nesse momento ele precisa de apoio e seu apoio como mãe é entender esse novo contexto que seu filho se encontra, dando espaço para descobrir e um porto seguro para voltar. É necessário falar na mesma língua, ter mesmo vocabulário e dar segurança de tentar de novo! Um psicólogo que tenha algo de comum com ele. Espero que tenha lhes ajudado, se quiser conversar, entre em contato.

Renato Oliveira de Lacerda Abreu Psicólogo Psicólogo em Palmas

14 respostas

3 OUT 2018

Boa noite, Flávia! Seria muito importante que seu filho fizesse um tratamento, como você mesma já percebeu essa necessidade. Talvez você possa ajudá-lo lendo com ele sobre o assunto, quanto mais informação ele tiver, mais poderá entender o que se passa com ele. Procure informações nos livros, em palestras e rodas de conversa sobre depressão, tente levá-lo, ele vai perceber que não é o único que sente depressão, ele pode se identificar com outras pessoas e com o assunto e reconhecer que precisa de ajuda. Boa sorte! Abraços!

Regina Figueiredo Psicologia & Coaching Psicólogo em São Paulo