Como conciliar eu ser lésbica e ir à igreja?

Feita por >Chris · 19 out 2022 Abordagem psicológica

Nasci numa família religiosa e sempre gostei de ir à igreja, mas também sempre soube que era lésbica e foi uma angústia muito grande ter que esconder isso por quase 30 anos da minha vida. Agora que eu saí do armário, fiquei um pouco solitária porque muitas pessoas começaram a evitar contato comigo, mas pelo menos fiquei mais aliviada por não ter que esconder as coisas. Só que ao mesmo tempo não sei como conciliar a minha sexualidade com a religião porque eu não pretendo parar de ir à igreja, mesmo que as pessoas me olhem torto. Dentro do meu coração eu sinto que Deus me aceita assim porque a bíblia sempre tem exceção para casos específicos mas ao mesmo tempo eu sinto minhas mãos atadas porque eu quero defender os lgbts, só que as pessoas ficam falando "você não vai na igreja? como pode isso?" Não sei o que fazer. Gostar de homens para mim é impossível e também não quero parar de ir na igreja (é igreja evangélica). Como conciliar as duas coisas?

A melhor resposta 21 OUT 2022

Olá Chris,
Me parece que é mais uma preocupação sua do que das outras pessoas. É preciso você acredita que "Deus me aceita assim".
Procure um psicólogo, pode te ajudar a entender melhor seus conflitos.
Rute Martins - psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

22 OUT 2022

Chris,
A sexualidade faz parte da vida... a religião não! A religião faz parte do sistema, é instrumento do sistema.
A vida te deu a liberdade para fazer todas as experiências que quiser; te deu o livre arbítrio para escolher e decidir sobre o que que quer e o que não quer para si. O sistema inventou as religiões como meio de poder segurar as pessoas pelo medo (inferno, seu, castigos...) Não há nenhum Deus castigador, que pude, que fica vigiando o que faz e o que não faz. Também não há nenhum Deus salvador, que gratifica, que te salva... só há consequências (resultados) das suas escolhas e decisões.
Portanto, nada a ver ser lésbica e praticar uma religião.
Ser lésbica é uma expressão da sua sexualidade. Sexualidade é fonte de prazer, alegria e criatividade. Se não fosse para ser usufruida, não teria nascido com teu sexo.
A quem voce quer ser fiel? A ti mesma? à Vida que pulsa em ti? À sua inteligência?
Ou quer ser fiel ao sistema? Ao que outros inventam que serve para adestrar as pessoas?
É uma escolha e uma decisão!
Voce está adestrada pelo sistema... precisa se recuperar... a psicoterapia te ajuda nesta tarefa.
Abraços

5826 respostas

20 OUT 2022

Olá Chris! Que bom que você escreveu! Igreja (Ecclesia), é povo de Deus, povo de Deus, é amor, justiça, respeito, tolerância, afeto, bondade. Pessoas são falhas, imperfeitas, limitadas, usam o preconceito para fugirem de suas próprias inseguranças. Tudo o que se faz por amor, por honestidade é algo de Deus. A verdade, na essência, é de cada pessoa. Você tem a tua verdade. Nela precisa incluir amadurecimento para lidar com as fraquezas preconceituosas das pessoas. Com o tempo, uma parte delas, se acostumará e verá o ser humano inteiro, não apenas aquela parte que elas supõe, expor as fragilidades delas. Nunca abra mão de tua verdade.
Conte com a companhia e apoio de pessoas éticas, respeitosas, amadurecidas, sensatas, empáticas. Havendo amor, ética, respeito, empatia, justiça, não importa as direções de troca; é bom, é de Deus.
Se precisar, conte comigo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não vote com base em notícias distorcidas.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.