Como assumir minha homossexualidade?

Feita por >GABRIEL ALVES VIEIRA · 3 mai 2024 Orientação sexual

Me chamo Gabriel tenho 22 anos, atualmente moro com minha mãe, então, me descobri minha homossexualidade desde os 15 anos de idade até então não consegui me assumir pelo medo de achar que minha mãe não queira me aceitar, sofro bastante em relação a tudo isso, pois estou preso em um disfarce, Diante disso tudo contrai ansiedade, por estar gostando de uma pessoa e não puder está com ele quando bem quero, é isso é bem difícil pra mim…

A melhor resposta 6 MAI 2024

Assumir sua homossexualidade para seus pais, é um processo de autoafirmação e libertação, que permitirá que você viva sua vida de forma autêntica e verdadeira. Com diálogo, empatia e compreensão mútua, a relação entre pais e filho pode se fortalecer e se transformar, promovendo um ambiente de aceitação, amor e respeito mútuo.
Boa noite Gabriel! Gostaria de ressaltar a importância da comunicação aberta e sincera entre pais x filhos e filhos x pais. Ao compartilhar sua homossexualidade, você estará não só se revelando, mas também buscando uma maior conexão com seus pais, permitindo que eles conheçam sua verdadeira essência e possam aceitá-lo integralmente.
É importante ressaltar que a reação dos pais pode variar, e é natural que existam sentimentos de surpresa, confusão ou até mesmo resistência inicial. Nesse momento, é fundamental que você se mantenha firme em sua verdade, respeitando seus próprios sentimentos e limites, e procurando apoio emocional e psicológico, se necessário.
Assumir a homossexualidade para os pais é um processo de autoafirmação e libertação, que permitirá que você viva sua vida de forma autêntica e verdadeira. Com diálogo, empatia e compreensão mútua, a relação entre pais e filho pode se fortalecer e se transformar, promovendo um ambiente de aceitação, amor e respeito mútuo.
Priscila Siqueira.
Psicóloga

Priscila Siqueira Psicólogo em Osasco

2 respostas

15 MAI 2024

Olá Gabriel!

O processo de assumir a homossexualidade pode ser envolto por ansiedade e incertezas por não saber como o outro irá reagir, ainda mais quando são pessoas as quais amamos e valorizamos a opinião e pensamentos. Por outro lado, esse processo te proporcionará maior liberdade para que você viva as experiências autênticas, únicas e prazerosas que o amor proporciona com essa pessoa pela qual você está atraído.

Pelo seu relato, não sabemos como é sua relação com sua mãe, se há algum motivo para você acreditar que sua mãe reagiria mal, mas com um diálogo sincero e empatia, poder se abrir com sua mãe pode mesmo fortalecer a relação com ela.

Nesses momentos, os pais podem reagir de formas diferentes. Pode surgir confusão, negação, surpresa ou resistência, por exemplo. É importante você estar bem, fortalecido emocionalmente para se manter firme em sua verdade para não se anular diante da opinião do outro.

Se ao longo da sua vida sua relação com sua mãe foi conturbada e há motivos para você achar que ela reagiria mal, você pode se beneficiar da terapia para desenvolver e fortalecer mecanismos de enfrentamento saudáveis para lidar com essa situação e conseguir assumir e ter a vida que você deseja e merece ao mesmo tempo que busca fazer isso de forma que não abale sua relação com sua mãe.

Precisando, estou aqui para auxiliá-lo nesse caminho.

Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

114 respostas

10 MAI 2024

Gabriel, uma hora vc vai ter q assumir sua condição, quanto mais rápido vc fizer, mais vc vai poder viver seu relacionamento.
Converse c sua mãe, quem sabe vc pode se surpreender.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3183 respostas

6 MAI 2024

Olá tudo bem? Em primeiro lugar o importante é investigar o porquê dessa mudança Segundo entender como chegou Nessa conclusão e assim trabalhar de forma psicoterápica , e os caminhos para que você possa ser feliz .

Roselita Menezes Vicente Pinheiro Psicólogo em Rio das Ostras

64 respostas

6 MAI 2024

Assumir sua homossexualidade para seus pais, é um processo de autoafirmação e libertação, que permitirá que você viva sua vida de forma autêntica e verdadeira. Com diálogo, empatia e compreensão mútua, a relação entre pais e filho pode se fortalecer e se transformar, promovendo um ambiente de aceitação, amor e respeito mútuo.
Gostaria de ressaltar a importância da comunicação aberta e sincera entre pais x filhos e filhos x pais. Ao compartilhar sua homossexualidade, você estará não só se revelando, mas também buscando uma maior conexão com seus pais, permitindo que eles conheçam sua verdadeira essência e possam aceitá-lo integralmente.
É importante ressaltar que a reação dos pais pode variar, e é natural que existam sentimentos de surpresa, confusão ou até mesmo resistência inicial. Nesse momento, é fundamental que você se mantenha firme em sua verdade, respeitando seus próprios sentimentos e limites, e procurando apoio emocional e psicológico, se necessário.
Assumir a homossexualidade para os pais é um processo de autoafirmação e libertação, que permitirá que você viva sua vida de forma autêntica e verdadeira. Com diálogo, empatia e compreensão mútua, a relação entre pais e filho pode se fortalecer e se transformar, promovendo um ambiente de aceitação, amor e respeito mútuo.

Priscila Siqueira Psicólogo em Osasco

2 respostas

5 MAI 2024

Olá Gabriel, me chamo Ingrid Sena sou Psicóloga e Neuropsicológa com ênfase em sexualidade e relacionamentos. Espero que esteja tudo bem na medida do possível por aí.

Primeiramente, gostaria de alertar que para maiores orientações o ideal seria saber um pouco mais sobre sua história. Porém, de maneira geral, deixo abaixo a minha visão sobre a sua situação:

Como muitos orientam, eu concordo que a decisão de se assumir seja somente sua e não tem hora certa para isso. Porém, eu entendo completamente e imagino o quão seja angustiante guardar isso para você. Principalmente tendo em vista que isso interfere em qualquer relação que você tenha.

O importante dessa decisao é ter uma visão integral sobre você e sua família. Gosto muito, por exemplo, do "jogo do pior" que se baseia em pensar na "pior situação possível" caso algo aconteça. Na sua situação, imagine se assumir para a sua mãe da forma que achar mais simples para você e pense "o que de pior pode acontecer depois disso?".

Além dessa técnica, varias outras podem ser utilizadas. Como pensar em meios não verbais de se assumir. Tendo em vista tudo isso, a terapia pode ser imensamente útil para que você consiga definir prós e contras dessa decisão olhando para ela de maneira ampla e racional. Para que assim, saiba como e quando se assumir da maneira menos prejudicial possível. Bem como ajudar na sua situação após decidir se assumir ou não.

Lembro mais uma vez que esta resposta é um pouco "vaga" tendo em vista a minha falta de conhecimento sobre a sua história. Mas fica a dica como sugestão.

Obrigada pela atenção. Caso precise de ajuda, estou a disposição.

Psicóloga Ingrid Sena

Ingrid Sena Psicólogo em Brasília

6 respostas

4 MAI 2024

Olá Gabriel, compreendo o peso que você está carregando ao não conseguir assumir sua homossexualidade, especialmente por causa do medo da reação de sua mãe. É natural se sentir ansioso e preso em um disfarce que você sente que precisa manter para evitar conflitos ou rejeição.

Primeiramente, é importante que você saiba que sua orientação sexual é uma parte válida e bonita de quem você é. Aceitar-se pode ser um processo gradual, mas é fundamental para o seu bem-estar emocional.

Quanto à sua mãe, pode ser útil encontrar um momento que você considere tranquilo e seguro para compartilhar seus sentimentos com ela. É compreensível ter medo de sua reação, mas é importante lembrar que as pessoas podem surpreender você. Ela pode precisar de tempo para processar, mas lembre-se de que o amor e o apoio de uma mãe muitas vezes transcendem qualquer outra coisa. Caso ela não aceite muito bem lembre-se que isso é algo que foge do seu controle.

Não esqueça de cuidar de si mesmo. Encontrar um amigo de confiança, um familiar ou um psicólogo pode ser útil para ter um espaço seguro onde você possa expressar suas emoções sem julgamento, conte com uma rede de apoio.

Não se apresse nesse processo. Cada pessoa tem seu próprio ritmo. Seja gentil consigo mesmo e dê-se permissão para sentir o que precisa sentir.

Você merece viver uma vida autêntica e plena, onde possa amar e ser amado sem restrições. Estou aqui para apoiá-lo em sua jornada, sempre que precisar.

Caso precise de uma profissional para iniciar seu processo de psicoterapia, conte comigo!

Afetuosamente
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

35 respostas

4 MAI 2024

Ola Gabriel, você está passando por um conflito emocional e precisa de ajuda para organizar suas emoções e entender a sua sexualidade e entender que não esta fazendo nada de errado.

Kenia Marjori Cunha Dickow Psicólogo em Curitiba

3 respostas

4 MAI 2024

Bom dia, Gabriel. Entendo sua dificuldade, realmente se aceitar é um processo complexo e acima de tudo, continuo. Não existe uma fórmula mágica ou rápida para fazer essa mudança, mas é importante esse seu reconhecimento dos impactos que isso está gerando em sua vida. (In)felizmente não conseguimos calcular a reação do outro, logo, esse sofrimento gerado por um medo do que alguém vai achar sobre você ser uma pessoa gay, é um cálculo impossível. Se há indícios da sua relação com sua mãe que são extremamente desfavoráveis, onde ela se mostra repulsiva a ideia de ter um filho gay, é necessário separar também o que é dela e o que parte do seu medo, que acaba enxergando sempre que a reação do outro seja negativa em relação a você. Um processo terapêutico pode ajudar você a descobrir essas questões e tentar se sentir melhor consigo mesmo para bancar sua própria identidade. Desejo uma bela jornada. Grande abraço.

Gabriel Matos Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta

4 MAI 2024

Bom dia, Gabriel! Obrigado por se colocar. No final das contas, na profundidade das observações, cada ser humano é único. Da mesma maneira cada caminhada sexual é única, por essa razão, a nossa sexualidade não é uma descoberta, é uma construção individual. Muito provavelmente tua mãe percebe aspectos dessa tua construção sexual, ao longo de tua vivência e convivência. Ela já deve ter as desconfianças ou confianças dela. Você está explicando questões situadas em tua mãe, que na verdade, estão em você. É bem verdade que a sociedade age com preconceito, dificulta a vivência sexual daqueles que (aparentemente) não vivem o que ela - sociedade - entende como adequado, mas será preciso você desenvolver autonomia, convicção, maneira ética, respeitosa, saudável, de viver tua sexualidade, apesar dessas barreiras, que inevitavelmente, a sociedade coloca e colocará.
Será de muita utilidade você ponderar, com a ajuda científica de um de nós, psicólogo, a profundidade de tua identidade, em interface com a sociedade e a cultura.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8769 respostas

4 MAI 2024

É compreensível que você esteja passando por um momento desafiador. Como psicólogo, posso oferecer algumas reflexões. Primeiro, é importante reconhecer que você está lidando com várias camadas de emoções e preocupações, incluindo o medo de não ser aceito por sua mãe e a ansiedade relacionada ao seu relacionamento amoroso. Em terapia você poderá identificar como esses aspectos interagem e influenciam uns aos outros. Seria útil explorar como sua identidade sexual afeta sua relação com sua mãe e como isso impacta sua ansiedade e seu relacionamento romântico. Encontrar um espaço seguro para discutir essas questões pode ajudá-lo a se sentir mais seguro.

Denis Anisio Socorro Carvalho Psicólogo em Chapecó

3 respostas

4 MAI 2024

Olá Gabriel! Espero que esteja bem apesar desse momento. A hora de falar com os pais a respeito da orientação sexual é muito particular de cada um, não há uma idade perfeita ou um momento que esteja tudo resolvido para isso. O importante é que você se fortaleça para esse momento e tenha ferramentas e apoio para passar por ele. Iniciar um processo terapêutico pode te ajudar nesse sentido.

Rudy Carnelli Psicólogo em Vitória