Como ajudar uma pessoa com síndrome do pânico/agorafobia?

Feita por >Chaiane Oliveira Gerevini · 6 jun 2018 Pânico

a pessoa não sai mais de casa, e por questões financeiras ainda não começou uma terapia, apesar de querer, o que devo fazer para ajuda-lá?

A melhor resposta 7 JUN 2018

Olá Chaiane. O primeiro passo é evitar dizer que vai passar (isso ela já sabe, mas não está conseguindo controlar), ou que ela não tem motivo para estar assim, etc... Se possível pegue na mão dela a fim de ela se sentir segura. Existe alguns exercícios para o controle da respiração e relaxamento que você encontra na internet. São exercícios que devem ser feitos mesmo sem crise. A psicoterapia é importante e muito indicada para transtornos de ansiedade e síndrome do pânico. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

7 JUN 2018

Há psicologos qualificados na Rede Publica. Ligue para um ambulatório ou um posto de saúde e explique a situação, eles poderão encaminhar um psicologo ou um acompanhante terapeutico gratuito. Caso a pessoa esteja se colocando em risco de vida, ligue para os bombeiros.

Para tentar " ajudar" fique próximo da pessoa mas sem silencia-la; deixe que fale suas questões, a acolha sem colocar novos problemas. Mostre que você é alguém que essa pessoa pode confiar e a partir daí tente criar uma linha de cuidado e ajuda.De qualquer maneira fico à Disposição
Ramon Terra de Almeida
Psicologo

Anônimo-341641 Psicólogo em Niterói

9 respostas

7 JUN 2018

Uma pessoa com sindrome do pânico sofre muito,mas tem cura.Encaminha ela para um psicologo para fazer um tratamento e se houver necessidade o profissional vai pedir uma avaliação psiquiatria para o uso de medicamentos nesta primeira fase do tratamento.O resultado é sempre satisfatorio .

Elza Barros Psicólogo em Pelotas