Síndrome do TOC

Feita por >Fernanda · 5 nov 2015 TOC

Como ajudar uma pessoa que desenvolve essa síndrome? Meu primo tem 26 anos e está com síndrome do TOC, ele lava as mãos o tempo todo e não toma banho, não aceita ajuda profissional e nem medicamento.

A melhor resposta 10 NOV 2015

Boa tarde Fernanda. a pessoa que desenvolve toc demonstra que esta em sofrimento psíquico elevado, se não quer ajuda é porque tem medo de se confrontar com seus "monstros internos". É necessário o apoio familiar e o convencimento de que ele precisa de ajuda de um profissional da área, pois para qualquer tratamento funcionar ele tem que aceitar. Não desistam dele, também não julguem nem condenem. Com carinho é possível rever essa situação. boa sorte

Iara Enilda Araújo Psicólogo em Fortaleza

23 respostas

9 NOV 2015

Oi! Ele precisa de ajuda. Primeiro ele tem que querer buscar tratamento... esse é o primeiro passo. Diga a ele que quando ele quiser se tratar, que busque ajuda psicologica e psiquiatrica. Boa sorte!

6 NOV 2015

Oi Fernanda. Para que possa ajudá-lo é importante que ele aceite ser ajudado. Se ele aceitar seria importante medicar para melhorar um pouco o sintoma e fazer uma terapia. Aconselho terapia de base analítica pois apesar de ser um pouco mais demorada proporciona um entendimento mais amplo das dificuldades.

6 NOV 2015

Olá Fernanda, o caminho é difícil mas não impossível, uma das alternativas para qualquer coisa é apoio, carinho e atenção a pessoa que se encontra tão doente, assim procure manter seu primo sempre próximo a estas pessoas, tanto elas como você possam pouco a pouco conquistar a confiança dele e aos poucos tentar mostrar para ele as próprias dificuldades, como também ele em algum momento poderá demonstrar sua fragilidade diante do seu próprio sofrimento, assim aos poucos poderão conquistá-lo para iniciar ajuda profissional médica (clinico geral e psiquiatra e acompanhamento psicológico) mas isto dependerá de muita paciência e dedicação.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

6 NOV 2015

Olá, Fernanda. Resta saber se ele, ao menos admite que tem o problema. O tratamento para o TOC passa pelo medicamento e pela terapia, é longo e precisa, necessariamente, do empenho da pessoa afetada. Os pensamentos que acompanham este transtorno geralmente são massacrantes e a pessoa, muitas vezes, tem vergonha de expô-los a terceiros. Tente explicar ao seu primo que o profissional de psicologia não vai julgá-lo e sim tentar ajudá-lo a superar este momento de sofrimento. Entendo sua preocupação e espero ter ajudado, mesmo que minimamente. Um abraço.

Edith V. C. Andrade Psicólogo em Nova Iguaçu

79 respostas

5 NOV 2015

Olá Fernanda
Esta síndrome necessita de ajuda profissional muito próxima. De acompanhamento médico, de medicamento e de atendimento psicológico que o ajude a compreeder melhor as causas da sua obsessão/compulsão, bem como formas de controle desta compulsão.
A melhor forma de oferecer ajuda é falar de pessoas que você conheça e que tenham feito tratamento psiquiátrico e psicológico para seus males e que conquistaram uma vida melhor agora.
Outra forma seria procurar um grupo de apoio, onde ele possa se perceber como igual a outros.
Ele não pode fazer este controle sozinho, precisa de ajuda.
Boa sorte.

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo