Como acabar com a insegurança

Feita por >flor · 12 mai 2023 Terapia de casal

comecei um relacionamento a 8 meses mas estou muito insegura na questão ex, não sei se pelo fato dela ser mais velha e já ter conquistado coisas ou pelo fato de ter achado cartas do meu namorado falando dela quando fazia terapia ( que amava ela e queria muito voltar, que sonhava com eles voltando) . Ela foi a primeira namorada dele, acho que ele ainda ama ela mesmo me falando que não ama. Isso está causando muitas brigas e discussões, o que acaba degastado o relacionamento. O que devo fazer?

A melhor resposta 15 MAI 2023

Olá flor, espero que esteja tudo bem com você.

Primeiro, eu gostaria de ressaltar que é completamente normal sentir inseguranças e medos em um relacionamento, principalmente quando a questão envolve o ex-parceiro do seu atual companheiro.
Entretanto, é importante que você entenda que a sua insegurança pode estar sendo alimentada pela forma como você está interpretando as informações que tem sobre a relação do seu namorado com a ex-namorada, e não necessariamente sobre a realidade em si. As cartas que você encontrou foram escritas no passado, e isso pode não representar mais o que ele sente no presente.
Além disso, é importante que você se permita olhar para si mesma e entender o que está por trás dessa insegurança. Você pode estar projetando suas próprias inseguranças e medos em relação a sua própria capacidade e autoestima para viver plenamente um relacionamento.
Portanto, o melhor caminho é buscar a compreensão da sua própria situação interna, e tentar se reconectar com a sua autoconfiança. Isso pode ser feito através da auto-reflexão e da compreensão de suas próprias necessidades e limites no relacionamento. O caminho da segurança, deve sempre começar dentro de você.
Se você estiver tendo muitas brigas e discussões com seu parceiro sobre esse assunto, pode ser interessante buscar ajuda de um profissional de psicologia para trabalhar essas questões e encontrar um caminho mais saudável e satisfatório para a relação de vocês dois. Acredito que esse será um grande diferencial para você obter a mudança que deseja, tanto para você, como para a relação de ambos.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

30 MAI 2023

Oi Flor. Para trabalhar a insegurança você pode relembrar a si mesma porque ele está contigo, o que ele fala que gosta em você e o que você tem de bom. Além disso, seria interessante entender porque ele diz que não ama a ex, mas você não acredita nisso. Sugiro que busque ajuda para entender melhor seus sentimentos. Espero ter ajudado. Abraço

Gisele Rodrigues Psicólogo em Florianópolis

25 respostas

16 MAI 2023

Olá Flor, obrigado pela sua pergunta. É natural se sentir insegura com esse contexto, mas ao mesmo tempo até que ponto você está inflando esses pensamentos de insegurança e alimentando esse medo? Às vezes você tem que sentar e dialogar sobre como se sente, e falo isso porque não sei como você o aborda sobre o assunto. Se você o acusar, o pressionar, isso vai gerar atrito entre vocês. Não existe uma resposta simples para sua situação, porque tem muitas informações que não sabemos aqui sobre o contexto do seu relacionamento. Então se quiser realmente algo mais direcionado procure um psicólogo para trabalhar essa questão. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

15 MAI 2023

Olá, Flor!
A insegurança é um sentimento comum em muitos relacionamentos e é importante lidar com isso de forma saudável. No entanto, é preciso refletir sobre as informações que você tem e entender melhor como isso está afetando você e seu relacionamento.
Primeiramente, é importante conversar com seu namorado abertamente sobre suas preocupações e sentimentos em relação ao relacionamento dele com a ex-namorada. Tente estabelecer um diálogo aberto e sincero sobre suas inseguranças e medos, e ouça também o que ele tem a dizer. É possível que ele não esteja ciente de como você se sente e possa esclarecer alguns pontos.
No entanto, é importante lembrar que o passado dele com a ex-namorada não é algo que você possa controlar ou mudar. É normal sentir ciúmes ou insegurança em algumas situações, mas é preciso lembrar que o relacionamento atual é o que importa. Tente se concentrar em construir uma relação saudável e feliz com seu namorado, sem se preocupar demais com o passado dele.
Além disso, é importante trabalhar sua autoestima e confiança. Tente identificar as causas de suas inseguranças e trabalhe para superá-las. Lembre-se de que você é uma pessoa única e especial, com suas próprias conquistas e qualidades.
Se as brigas e discussões continuarem, pode ser útil procurar um psicólogo. Ele poderá ajudá-los a trabalharem juntos para resolver os problemas e fortalecer o relacionamento.
Então, converse com seu namorado sobre suas preocupações, trabalhe em sua autoestima e confiança e, se necessário, busque ajuda profissional para superar as dificuldades. Lembre-se de que o relacionamento atual é o que importa.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

13 MAI 2023

Olá Flor! Obrigado por escrever. A insegurança apresenta suas razões e funções. A questão não é acabar, mas encontrar um ponto que seja mais confortável, amadurecedor. Certamente será preciso melhorar o entendimento da vida, da troca com outra pessoa, da riqueza interminável de qualidades e possibilidades podem desenvolver dentro de cada um de nós. Será preciso melhorar a autoestima. Para tanto delimitar com maior clareza a identidade, a personalidade, as metas mais importantes, as formas mais construtivas de ocupação do tempo, integrando a individualidade com a cultura, são exemplos de ações para sentir-se mais segura. Somente a confiança em si permite a relação de confiança e limites recíprocos, com o outro.
Namoro é experiência que precisa ter como prioridade o amor próprio. Namorar com outra pessoa, é muito mais exercício de amadurecimento, conhecimento mais de perto da outra pessoa, do que encontro com a pessoa definitiva. Logo, aproximadamente até os vinte e cinco anos, namoro, não havendo profundidade e confluência, deve terminar.
Estarei a disposição para maiores esclarecimentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

13 MAI 2023

Primeiramente é importante trabalhar a autoestima. Ele escrevia sobre a ex na terapia, porque queria resolver algo que não estava bem na época e precisava decidir pela manutenção ou término da relação. Você está no presente dele, e se fica se comparando com a ex, pelo fato de ela estar estruturada, algo não está bem contigo. Reforce tuas potencialidades! Acredite em si mesma!

Ricardo Furquim Psicólogo em Realeza

2 respostas

13 MAI 2023

Olá Flor.
Relacionamentos são complexos. Aprender a ter mais segurança em si mesma é um processo de autoconhecimento; é encontrar maneiras saudáveis de lidar com sentimentos e emoções pelas pessoas que nós relacionamos. Dar inicio a psicoterapia pode te ajudar no auto conhecimento para que você possa refletir com mais clareza sobre qual a melhor decisão, para si mesma, referente ao seu relacionamento.
Um abraço.

Raiany de Oliveira Silva Psicólogo em Belo Horizonte