Cobrança mental por estudar cada vez mais

Feita por >Tabs · 24 jan 2020 Desenvolvimento pessoal

Sou formada em técnico de radiologia, tec de enfermagem, comecei a faculdade e tranquei pois perdi o emprego. Passei anos estudando, hoje estou empregada na minha área, enfermagem. Mas sinto falta de estudar e fico me cobrando o tempo todo estudar algo, fazer algo que eu me sinta útil. Querendo cada vez mais aprender. Mas sinto que isso está me prejudicando, eu passo o dia todo (na minha folga) pensando como estudar, o que estudar . Com a sensação que estou ficando para trás. É uma cobrança insuportável na minha cabeça , que preciso estudar, estudar e estudar. Não consigo curtir meu emprego (comecei tem 15 dias) curtir a minha folga em paz , sem me cobrar de estudar. Para entender melhor minha história .. Engravidei aos 19 anos, estava matriculada em um cursinho preparatório para Enem, assim que descobrir que estava grávida sai do curso, passava muito mal e não aguentava ficar na aula. Nasceu minha filha, já estava com 20 anos, com 3 mesesd e vida entrei no tec de enfermagem por não aguentar ficar sem estudar e daí em diante foi piorando essa cobrança interna. Preciso de ajuda, não estou conseguindo curtir minha vida pois minha mente acha que preciso estudar cada vez mais. Atualmente estou com 23 anos. Me ajudem !!

A melhor resposta 25 JAN 2020

Oi, a primeira coisa é tentar entender de onde está vindo esta pressão por estudar mais. Você não está satisfeita com seu trabalho? Acha que conseguiria algo melhor? Acha que a competição pode lhe tirar seu emprego? Tem medo disso? Já pensou em fazer um concurso? Isto lhe dará estabilidade e fará com que se sinta mais segura, pois certos medos podem ser a motivação desta sua inquietação, mas só vc pode saber a resposta. Podemos apenas te auxiliar a encontrá-la. Veja bem, vc é sua mente, vc fala de sua mente como se fosse algo exterior a vc, isso chamou minha atenção. O que isso significa? Que está lhe faltando auto-conhecimento, é daí que vem o equilíbrio e a compreensão da origem de certos pensamentos, q desta forma deixarão de ser como que pensamentos de terceiros. Na realidade não é sua mente que acha q tem q estudar mais, É VOCE! ...É vc q tem o poder de decidir se precisa ou não estudar mais, mas existe uma confusão, uma falta de harmonia dentro de vc q está te impedindo de ver isso.
Se quiser podemos conversar online ou prensecial, caso moremos na mesma cidade.

Frederico Augusto Max Martins Psicólogo em Niterói

20 respostas

25 JAN 2020

Olá Tabs! Grato por participar. Vamos transformar essa cobrança a seu favor. Na realidade pode ser muito promissor e saudável o querer estudar. Você está, faz quinze dias, no novo emprego. Certamente há muitas questões a atualizar, a lidar nessa nova ocupação. Pondere: querer usar o melhor possível o tempo não apresenta nada de errado. Nós mesmos, aconselhamos as pessoas a terem uma planilha de aproveitamento do tempo, para não ficar de cabeça vazia. Acontece que esse aproveitamento do tempo precisa contar com um tempero que envolva todas áreas possíveis de um estilo de vida saudável . É preciso ter tempo para dormir (7 a 9 horas diárias), tempo para se alimentar, tempo para sorrir, tempo para contemplar as nuvens, os pássaros, tempo para ler, tempo para atividade física, tempo para planejar objetivos para a vida, etc. Pelo seu relato subentende-se que você se cobra muito, apresenta dificuldade para lidar com as limitações, que acontecem com todos nós, assim como, apresenta dificuldade para focar, com calma, em cada coisa de uma vez. Aprimorar essas e outras questões, pode ser objeto de um acompanhamento profissional com um psicólogo. Um abraço: Ary Donizete Machado.