Não consigo estudar

Feita por >Gabriel · 29 mai 2019 Dificuldades de aprendizagem

Recentemente entrei em uma Faculdade e comecei uma rotina de estudos como sempre fiz nos meus anos no ensino médio e fundamental, mas esses dias tem sido difícil demais estudar e eu não encontro uma razão.
Eu sempre estudei regularmente e minhas notas nunca foram ruins, exceto em Matemática, mas eu sempre passava sem problemas. Mas recentemente eu não tenho conseguido me concentrar nos estudos, eu leio e releio varias vezes mas a matéria simplesmente não "grava" no meu cérebro e eu esqueço ela logo após terminar de ler, também sinto confusão mental na hora de resolver questões simples.
Minha concentração falha sempre que eu tento estudar e acabo me distraindo, mesmo forçando o meu foco, rapidamente eu o perco e me pego pensando em coisas que não tem coerência com a minha matéria.
Eu não tenho ideia de porque isso tem acontecido comigo, nunca tive depressão, mas tenho passado por alguns problemas familiares e pessoais. Por que isso está acontecendo?

A melhor resposta 31 MAI 2019

Olá Gabriel! Grato pela participação. Sempre é importante construir juntos (psicólogo e você) as especificidades do entendimento da sua questão. Parece, no entanto, por experiências assemelhadas, que você está precisando de um método de estudos e, talvez esteja dando continuidade, na "universidade" a abrangência do ensino médio. É muito frequente as pessoas pensarem que é continuidade, mas não é; pensarem que se deve cuidar do mesmo jeito que se cuidou do ensino médio. Intensifique seus estudos aprimora sua disciplina, você gradativamente encontrará seu jeito de posicionar-se como estudante universitário. Espero ter contribuído. Coloco-me à disposição para outros aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8607 respostas

11 JUN 2019

Acho que você deve estar muito ansioso e isso bloqueia o processo ensino aprendizagem. Seria bom você procurar um terapeuta para ele te orientar na questão da gestão emocional versus gestão do tempo. Se quiser pode me procurar. Valclério Azevedo.

Valclério Azevedo Psicólogo Psicólogo em Recife

6 respostas

30 MAI 2019

Olá Gabriel.
Muitas coisas podem estar envolvidas na sua dificuldade de concentração e retenção do conteúdo estudado.
Além da situação estressora que você vive por problemas familiares, pode ser que alguns pensamentos disfuncionais estão bloqueando seu desempenho, como por exemplo: "se eu sempre fui bem nas matérias, eu tenho que ir bem agora também", ou "se eu repetir vai ser um desastre descomunal", "agora que entrei na faculdade, tenho que ir até o fim, mesmo não gostando".
Procure por um psicoterapeuta que poderá ajudá-lo a entender o seu processo e clarificando e orientando o seu melhor caminho.
Espero ter colaborado de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

30 MAI 2019

Bom dia, gabriel,
A maior dificuldade para aqueles que ingressam numa faculdade é lidar com o ritmo de estudos. Até então, bastava "se preparar para passar nas provas e passar de ano".
No entanto, o contexto universitário trata de muito mais do que ir à frente, mas de criar conteúdo e FORMAR a personalidade da pessoa para o contexto profissional escolhido, por isto os conteúdos são mais densos, e as cobranças, idem.
Ser um bom profissional não é apenas passar de ano e tirar o diploma, mas preencher lacunas em sua personalidade, formando um profissional qualificado, com conhecimento e competência para o mercado de trabalho em que escolher se inserir.
Então, nosso inconsciente entra em parafuso, pois sempre se comportou de uma maneira nos estudos, e de repente a rotina muda totalmente. Os velhos hábitos têm de ser revistos, para formar uma nova rotina que não só lhe permita estudar e se destacar nas aulas, mas também ter o seu tempo de descanso e preparo pessoais, pois cuidar da saúde emocional e física é parte importante da formação profissional.

Se quiser conversar mais, estou à disposição.
Sou especializado em Orientação Profissional e Coach de estudos e Carreira, e há bastante tempo ajudo estudantes em fase de qualificação profissional e pessoas recém-formadas a se preparar para as exigências do mercado moderno.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

30 MAI 2019

Gabriel, levando em conta as situações de stress pelas quais está passando os sintomas podem mesmo estar relacionadas a elas. Procure ajuda psicológica e fale dos seus sentimentos. Se mesmo assim os sintomas se agravaram procure ajuda médica também.
Um abraço,
Fico a disposição

Maria Nair Psicólogo em Curitiba