Beijo entre crianças

Feita por >Cruz · 29 jan 2020 Psicologia infantil

Boa noite estou desesperada peguei minha filha e a amiguinha dela (5 e 6 anos) se beijando e quando fui conversar minha pequena chorou muito me pedindo desculpa e falou que nunca mais vai fazer... orientei dizendo que menina nunca beija outra menina e que não gostei do que fez chorou muito e me pediu desculpa... não sei como agir

A melhor resposta 28 OUT 2022

Crianças podem sim reproduzir comportamentos dos adultos, porém, se essa cena de beijar foi vista 1x vale a pena conversar com a criança e explicar que ela é uma criança, tem que brincar, aprender etc... e saber falar sobre o beijo ser em outra fase da vida. Porque hoje, parece que há uma onda de achar "normal" crianças se beijando, porque está se "descobrindo", por favor! Respeitem as nossas crianças! Escola é lugar de aprender! não de doutrinar crianças e relação a gênero! Pais, não caiam nessa onda.

Rafael Silva Rosa de Souza Psicólogo Psicólogo em Sorocaba

1 resposta

30 JAN 2020

Cruz, agora vai ficar irritada comigo ... mas...
5 e 6 anos... duas crianças que provavelmente repetiram cenas, atitudes que enxergam na TV, na sociedade.... nem sabem claramente o que é, o que significa beijar.
Veja a analisa no efeito que a repressão pode ter causado nelas a ponto delas chorarem e pedir desculpas.
A censura que existe dentro de ti repercutiu fortemente nelas...
Porque uma menina não pode NUNCA beijar outra menina?
Sei que a intenção sua foi ensinar mas o comportamento das duas meninas revelou um conflito dentro de ti e que precisa ser compreendido para poder lidar com a tua filha. Indico sim Psicoterapia para ti para resolver isso, dentro de ti.
Com a filha, vais poder lidar com isso, quando compreender os teus limites internos, as tuas crenças e valores.
Na medida que compreender, podes, através da humildade, se reaproximar da filha, conversar com ela a respeito do que houve e ponderar uma outra resposta a ela.

5817 respostas

30 JAN 2020

Geralmente as crianças tendem a reproduzir comportamento que elas viram. Elas não entendem da forma que os adultos entendem, simplesmente copiam. Cabe aos pais orientar sobre as demonstrações de afetos e não punir. E caso tenha dificuldades procure um profissional para te orientar mais afundo e investigar também esse comportamento.

Sabrinne de Camargo Psicólogo em Goiânia

2 respostas

30 JAN 2020

Crianças apenas brincam, e reproduzem comportamento dos adultos. Precisamos ter cuidado com o que falamos, para não criar bloqueios futuros, pelo seu comentário pode ser que entendeu que demonstração de carinho são erradas enão podem serem feitas. Os adultos tem a tendência de sexualizar e erotizar tudo. Criança não tem esse olhar . Você pode buscar leituras referente o desenvolvimento da sexualidade e suas fases bem esclarecida por Freud. Isso ajudará você entender melhor o comportamento de sua filha.

Eliane Santos Rosa Psicólogo em Guarulhos