Barulhos me irritam apito barulho de moto buzina, será irritabilidade?

Feita por >Andriele · 17 nov 2022 Abordagem psicológica

Tenho uma calopsitas a muitos anos ja.. faço de tudo comida, brinco, canto.... mas não posso ficar longe dos olhos dele que ele grita sem parar não tem condições.... faço "xiiiiii" ela para e volta a fazer! Sinto uma vontade enorme de torcer o pescoço dela os grito... toda hora dou de tudo faço de tudo , sabe aqueles alarme irritante? A mesma coisa, faz um ano que não tem a fêmea quando tinha gritava mesma coisa! Eu pensei e se pegar e torcer o pescoço minha mente só pensava em pegar matar essa praga mesmo eu que criei desde filhote e como ficou tão insuportável... não dei pra ninguém simplesmente abri a gaiola arranquei ela com muita gana soltei pro mundo... mas minha vontade ainda é catar ela e matar por tantas vezes que me fez chorar e me irritar... barulhos me irritam apito barulho de moto buzina... será que tenho o que? Irritabilidade oi sou loca mesmo?

A melhor resposta 22 NOV 2022

Oi Andriele,
Nem irritabilidade e nem loucura...
As calopsitas tinham este comportamento porque foram assistidas demais quando filhotes... foram treinadas e adaptadas para dar estas respostas... qualquer semelhança com os humanos NÃo é mera coincidência. Com os humanos acontece a mesma coisa tanto que rejeitamos a nossa inteligência natural para dar as respostas que os outros querem. Depois, sentimos tristeza, vazio interior, baixa autoestima...
Mas a sua baixa tolerância ao barulho pode ser uma característica natural sua... precisa se conhecer para compreender e como pode fazer para não sofrer. É uma qualidade e não um problema.
Se quser se conhecer, faça Psicoterapia.
Abraços

5892 respostas

18 NOV 2022

Olá Andriele! Obrigado por escrever. Nós, psicólogos, entendemos sempre prudente a avaliação profunda, criteriosa, embasada para planejar os melhores próximos passos possíveis. Como você escreveu em um espaço de psicólogos, colocou a simbologia do vinculo com o passarinho, colocou sua vontade de pegá-lo novamente, a preponderância da peculiaridade psicológica deve ser de primeira linha, na análise. Para tanto, precisaremos conhecer tua história, rotina de vida e personalidade.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, com mente aberta, persistência, disciplina, venha para uma pesquisa estratégica e criteriosa. Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8719 respostas

18 NOV 2022

Olá Andriele,

Seria bom investigar isso. Existe uma condição chamada misofonia, que é justamente essa irritação (intolerância a sons vinculada a migrância, fonofobia, mioclonia do estapédio, etc) a sons repetitivos e a alguns sons que são tidos pela maioria das pessoas como imperceptíveis. Mesmo que talvez seja misofonia, o ideal seria buscar um diagnóstico diferencial, pois pode ser hiperacusia ou ser uma comorbidade a outras condições. Busque primeiramente um otorrinolaringologista e ele vai poder diagnosticar e encaminhar a sua demanda para o tratamento correto.

Boa sorte.

Pâmela C J Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal