Até quando é normal não gostar de tirar fotos?

Feita por >Precisandodeajuda · 10 jul 2023 Autoestima

Eu sou uma adulta de 20 anos, e nunca postei uma foto. Eu tiro fotos quando estou me sentindo bonita mas apago todas depois de um tempo. Até mesmo as fotos com amigas e de formatura eu apaguei, além de nunca ter foto no perfil, nunca postar nada no instagram, e rejeitar sempre que me chamam pra tirar uma foto. Eu realmente gostaria de saber o por quê de eu desprezar tanto a minha própria imagem, alguém por favor poderia me ajudar?

A melhor resposta 12 JUL 2023

Quem é você?
Qual a sua identidade? Qual o seu objetivo de vida? Como a sua mente funciona?
Precisa destas respostas para a sua segurança.
Voce não está sendo voce mesma, se construiu em cima de padrões que outros colocaram que não são os teus e por isso se percebe como falsa, errada, não gosta de si... você não é essa que está aí
Precisa nascer para voce mesma, ter orgulho de quem é, amar a si mesma.
Aí vai começar a gostar de si e aparecer.
Faça Psicoterapia que resolve isso.
Abraços

5869 respostas

12 JUL 2023

Olá,

Para entender melhor seu sofrimentos, seria necessário uma aprofundamento na sua queixa de não gostar de tirar fotos. Mas é importante observar o que você sente quando olha para sua imagem? Quais os pensamentos que vão passando por sua cabeça? O que quer dizer com " desprezar tanto a minha própria imagem"?
Reflexões importantes, e um processo de psicoterapia poderá te auxiliar melhor na compreensão desse seu sofrimento, te acolhendo em sua angustia.

Espero ter te ajudado e me coloco a disposição para conversarmos mais, me chame no chat.

Um abraço.
Psicóloga Ariane Morão.

Ariane Morão Psicólogo em São Paulo

6 respostas

11 JUL 2023

Olá,

Eu entendo que esteja procurando por algo que te conforte ou traga entendimento, mas precisaria entender mais sobre você e sua demanda pra ajudar. Se é algo que te traz algum prejuízo ou sofrimento significativo procure por acompanhamento psicológico para entender e trabalhar questões voltadas a insegurança e crenças disfuncionais que pode ter sobre você, quanto sobre a opinião e julgamento das outras pessoas.
Esse exemplo pode ser apenas a ponta do iceberg de outras demandas ou situações que existam também.

Espero ter ajudado
Estarei à disposição no chat.

Luara Dal Rovere Psicólogo em São José do Rio Preto

64 respostas

11 JUL 2023

Olá.
Para entender melhor o que está acontecendo, busque o autoconhecimento na psicoterapia, neste espaço poderá encontrar respostas para várias situações, principalmente sobre não querer aparecer nas fotos. Pode ser um problema de autoestima, de algo que aconteceu no passado, ou algum tipo de crença. Portanto se tem interesse em melhorar sua forma de vivenciar sua vida, busque ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

11 JUL 2023

Olá, tudo bem?
Como psicóloga da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), posso ajudar a compreender melhor seus sentimentos em relação à sua própria imagem e explorar possíveis razões por trás disso. É importante lembrar que, como profissional, não posso fazer um diagnóstico sem uma avaliação adequada. No entanto, posso oferecer algumas reflexões que podem ajudar você a entender melhor suas experiências. A TCC considera que nossos pensamentos, emoções e comportamentos estão interconectados, e pode ser útil analisar esses alguns aspectos em relação ao seu "desprezo" pela sua própria imagem.
- Você mencionou que tira fotos apenas quando se sente bonita, mas depois as apaga. Essa ação pode indicar uma autocrítica ou um padrão de exigência excessiva em relação à sua aparência. Reflita sobre quais pensamentos vêm à sua mente quando você se olha nas fotos. Há uma voz interior crítica? Você se compara com os outros?
- Você sente vergonha, tristeza, ansiedade ou algum outro tipo de desconforto ao se ver em fotos? Essas emoções podem estar ligadas a experiências passadas, como comentários negativos ou experiências traumáticas relacionadas à aparência. Além disso, a sociedade e as mídias sociais podem influenciar nossa percepção de beleza e contribuir para a insatisfação com a imagem corporal.

Flavia do Nascimento Andrade Psicólogo em Rio Branco

9 respostas

11 JUL 2023

Oi Precisandodeajuda! Obrigado por escrever. A fotografia envolve uma representação estática de uma pessoa, que ilumina em sentido oposto ao dos olhos da própria pessoa, fazendo a ver partes que não costuma ver com estabilidade, estaticidade.
Pessoas sorrindo, movimentando modificam, dinamizam sua representação fisionômica.
Certamente há algo em tua autoestima, ao se deparar com essa representação gráfica de si, que te incomoda.
Vamos refletir com método, técnica e estratégia?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.