Antigo relacionamento

Feita por >Lari · 28 abr 2023 Abordagem psicológica

Eu tive um relacionamento de anos com uma companheira e ficamos 2 anos cm amigas sem relação. Depois separamos por este motivo, ela terminou e eu comecei após um tempo um outro relacionamento que não durou muito, porém por motivos da outra pessoa. E hoje essa minha ex que tivemos relacionamento por anos quer voltar, mais não sinto atração como sinto por outras garotas. É possível voltar a sentir desejo e atração? Gosto muit dela, temos amizades, confio, nós ajudamos no que podemos, mas não a vejo a forma que ela queria, queria conseguir.. será uma tentativa frustrante? Não quero que ela sofra.

A melhor resposta 5 MAI 2023

Oi Lari, obrigado por compartilhar um pouco da sua história. O que parece estar acontecendo nessa situação é muito simples, o sentimento que você tinha mudou, não é mais o mesmo. Tem uma frase que um psiquiatra com quem trabalho fala bastante é que não podemos querer viver do passado. As coisas tem seu tempo e quando aquele tempo acaba elas mudam. Você pode até tentar algo com ela, se quiser, afinal você tem autonomia para tomar suas decisões, mas você fala, no seu relato, que não sente esse desejo/interesse. Então porque não aceitar que a relação mudou e aproveitar o que ela pode te oferecer agora? Você podem sim continuar essa relação de amizade. Reflita sobre isso, espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 MAI 2023

Olá Lari, espero que esteja tudo bem com você.

Perceba que você já sabe o que está sentindo, já está conectada com seus sentimentos em relação a sua ex, ou seja, você já sabe que não sente atração por ela, para que possa se relacionar novamente com sua ex. É essa consciência a respeito de seus sentimentos sobre ela, que deve conduzir suas ações no momento. Agindo com sinceridade e respeito para consigo própria, e para com o que você está sentindo, você estará sendo sincera com sua ex, de maneira emocionalmente responsável. Não temos como controlar os sentimentos das outras pessoas, pois isso é de responsabilidade somente do outro. Por isso, não desejar que ela sofra, não está diretamente sobre sua responsabilidade, mas sim sobre a responsabilidade dela, pois é como ela vai lidar com os sentimentos. Começar algo com alguém, só porque deseja que a outra pessoa não sofra, é começar algo baseado em inverdades, pois você iria estar agindo contra seus sentimentos. Se você desejar compreender melhor essa questão, e se aprofundar nas suas formas de agir e de pensar sobre esse assunto, então um profissional de Psicologia pode te ajudar muito neste sentido. Se sentir necessidade, busque um profissional de sua escolha, e inicie um processo de psicoterapia.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

936 respostas

1 MAI 2023

Lari
Voce não quer que ela sofra, mas pensou que voce estára sofrendo? Se não sente tesão por ela, se é apenas amizade, boa companhia para compartilhamento de sentimentos e percepções.... não seria melhor voce expressar isso a ela?
Voce precisa ser verdadeira consigo mesma, falar, expressar o que sente.
Se voces já ficaram juntas por dois anos, sem relação, talvez por medo, receio, diversas causas... sim, pode ser que agora estejam num outro momento e querem se aventurar; mas ambos devem estar conscientes.
A vida de voces duas é uma realidade, não é feita de promessas; pode ser que aconteça coo pode ser que não aconteça.
A vida deu a liberdade de fazer todas as experiências; deu também a possibilidade de novas escolhas de acordo com os resultados que obtiverem.
A escolha é sua

Abraços

5912 respostas

29 ABR 2023

Olá Lari! Obrigado por escrever. Considerando o que você escreveu, que ficaram dois anos sem ter relações, que você não sente desejo e atração, se essa troca sexual for essencial para vocês, será preciso ponderar. É preciso ter o cuidado e a sensibilidade de fazer a melhor empatia possível com a pessoa. Pelo relatado vocês vivem qualidades de energias mutuamente simpáticas, mas positivas com fundamentos diferentes: você, com ela vivencia amizade e confiança. Ela, pelo contexto que você apresentou, tem energia sexual positiva em relação a você.
Será preciso enriquecer reflexão, amadurecer.
É importante o cuidado que você relata, é importante entender que a busca dela é verdadeira, mas precisa ser confortável para ambas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.