Meu marido ainda guarda mágoas do antigo relacionamento, o que fazer neste caso?

Feita por >Natália · 31 out 2017 Terapia de casal

Meu marido sofreu em seu último relacionamento, percebo que ele é uma pessoa muito magoada, desconfiada. Ele não consegue acreditar em mim pelo fato de ter sido enganado pela sua ex, ele está preso por essa mágoa, essa raiva. Não consegue se libertar disso e ser feliz comigo, pois sempre está esperando o pior, e acaba não curtindo o nosso presente por conta do passado.

A melhor resposta 31 OUT 2017

Olá, boa noite. Sugira que ele procure ajuda de um psicólogo, pois essas questões apenas ele poderá trabalhar. Forneça seu apoio, mas não se responsabilize pelos comportamentos dele, já que é algo que vc não pode controlar ou modificar. É importante que ele se conscientize de que esses fatos estão prejudicando o relacionamento de vcs e esteja disposto a procurar ajuda. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

1 NOV 2017

Nathalia, bom dia! Pelo seu relato pude perceber um desejo de ajudar seu marido e conseguir ter um bom relacionamento com ele. Muitas vezes quando passamos por experiências difíceis na vida, queremos tanto evitar aquilo no futuro que acabamos prejudicando novos relacionamentos, penso que isso que está acontecendo com ele. Seria muito importante que ele procurasse terapia para lidar com a decepção passada e conseguir voltar a confiar. Estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

1 NOV 2017

Ola Natália, bom dia! Acredito que não esta sendo fácil para ambos estar neste relacionamento, pois você está angustiada de seu marido não te dar a confiança necessária e ele realmente não esta conseguindo pelo fato que ocorreu no relacionamento passado. A experiência dele realmente não foi agradável, mas para vocês conseguirem continuar em uma relação saudável, seria interessante uma terapia de casal, onde possam esclarecer sentimentos e pensamentos que não estão deixando a relação de vocês progredir.
Fico a disposição.
Abraços.

Patricia Loriato Plath Vilela Psicóloga Psicólogo em São Paulo

9 respostas

1 NOV 2017

Natalia, bom dia! Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela iniciativa em buscar ajuda neste momento mais desconfortável para você. Acredito ser importante você iniciar uma conversa entre vocês, no momento e ambiente apropriado sem discussão, mas negociação e conversa. Nesta, acredito ser importante vocês conversarem um pouco sobre o que você vem percebendo e sentindo na relação. Quando vocês tiverem esta conversa é importante que ambos estejam abertos a ouvir, no sentindo de se perceberem nesta relação, como ela se encontra atualmente e o que as atitudes podem despertar em cada um de vocês. Após esta conversa, caso seja necessário e de interesse, acredito ser importante vocês procurarem um atendimento psicológico para conhecerem seus sentimentos, valores, orientações familiares, experiências de vidas que hoje são compartilhadas em uma vida conjugal. O ciúme é uma demonstração de dedicação ao amor que precisa ser administrada e compreendida por cada um. Este pode vir pela interpretação de falta de confiança no sentimento do outro, que é transformada em medo de perder o parceiro, por isso é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

31 OUT 2017

Olá, Natália! Pelo seu relato pude perceber que não parece estar sendo fácil para você, seu marido parece estar querendo se proteger de uma possível nova decepção, imagino que também não deva ser fácil para ele, mas você demonstrou ser bastante compreensiva da situação, mesmo não sendo fácil.
Diante do seu breve relato, acredito que uma ajuda profissional possa facilitar esse processo de superação dele e para a manutenção e bem estar do relacionamento de vocês! Uma terapia de casal pode ser facilitadora para o alinhamento dos dois como parceiros.
Espero ter ajudado, e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos. Abraços.

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza