Voltei um relacionamento antigo na estaca zero

Feita por >luana · 25 jun 2021 Ciúmes

Namorei durante 2 anos meu atual namorado, no qual vivia me mentindo, machista e saia escondido, fazia 3 anos que estávamos separados, nesse tempo namorei 1 ano outra pessoa.
Voltamos, relacionamento mudou totalmente, somos muito mais parceiros, ele me ajuda muito, se esforça bastante e eu vejo que eu ainda fico presa no passado, mesmo hoje ele não me dando motivo algum para desconfiar, fazem 8 meses que voltamos. Amo ele e sei que ele também me ama, gosto de estar com ele, eu SINTO que nosso relacionamento é outro, mas a insegurança até hoje me acompanha e as vezes me vejo chorando com medo dele me trair, se ele responde diferente penso besteiras... Eu não queria isso, pois acho que o esforço vem dos dois lados e é outro relacionamento.. Queria a opinião de vocês em relação a isso. O que eu posso fazer pra ser menos insegura? Ele sabe que sou, ele tenta me acalmar, mas é chato, ja somos adultos e não é mais o passado que estamos vivendo.

A melhor resposta 26 JUN 2021

Olá Luana! Grato por escrever. Ser adulto pela contagem de anos de idade é diferente de ser adulto para determinado aspecto da vida. Uma fórmula necessária para estar inteiro com o outro, começa por estar inteira consigo mesma. Em que medida podemos ter certeza de que seu namorado modificou-se e se manterá firme pelos próximos cinquenta anos. Não é tão comum as pessoas se modificarem tão rapidamente. Esse registro em sua mente a faz desconfiar. Acontece que o grande traídor de cada pessoa é ela mesma, quando não coloca as coisas com a medida razoável. Certamente você precisa amadurecer, precisa confiar mais em si. Uma pessoa que se valoriza, que não lida bem com traições, irá, ao abandonar a outra por causa de traição, gerar grande perda para a outra. Muitos não conseguem, por antecipação, cuidar de viver relação de respeito, para não perder pessoas altamente interessantes.
Depois que as coisas acontecem não adianta mais.
Valorize-se, amadureça.
A fórmula mais rica e científica para isso é a caminhada científica direcionada por uim psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortes do mundo. Façamos fechamento total para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distaciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos. Senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

27 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que responderei o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

26 JUN 2021

A insegurança é um problema seu, não dele. Nada do q ele venha fazer pode mudar isso em você, pq isso está dentro de vc, não depende das atitudes dele.

Se vc está, de fato, disposta a enfrentar e superar isso, sugiro q busque tratamento psicológico.

Estou a disposição.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema