Amo mais que o meu marido

Feita por >PaulaMoreno · 12 mai 2021 Terapia de casal

Estou em um relacionamento a um ano, e casada a dois meses. Tudo aconteceu muito rápido, nunca esperei me casar de uma forma tão repentina. Não que seja uma coisa ruim, estou casada com a pessoa que amo, mas é notável que a recíproca não é igual. Meu marido sofreu muito durante a vida por questões raciais, e eu sempre tive uma vida leve e boa, realidades totalmente diferentes. Ele convive com a depressão, nossa companheira diária, nunca bem vinda. Com toda essa bagagem ele não consegue se dedicar ao nosso relacionamento da forma que EU gostaria, percebo que para ele está tudo bem, mas eu sinto falta de carinho e atenção, isso que não me considero uma pessoa carente. Por conta da depressão ele sempre teve muito pouco desejo sexual, e quando solteira eu tive uma vida bem ativa, sinto falta de uma emoção, de arrepios das preliminares, e do prazer em si. Transamos quando ele está bem, e não está tudo ok pra mim, mas percebi que quando escolhi ficar com ele, sempre houve essa questão. O fato é, não me sinto desejada, não me sinto bonita. Entendo que ele tem uma doença que acaba afetando nessa parte, mas não consigo evitar pensar nisso.
Diversas vezes ele me diz que amor se constrói, e que ainda não chegou lá, na verdade, ele diz isso sempre que falamos sobre amor. Dói, e é uma dor física mesmo, dói meu peito quando ouço, ou vivencio esses momentos. Parte de mim quer esperar esse amor ser construído e parte de mim está sedenta por ser amada na mesma frequencia, por mais que eu saiba que ninguém é obrigado a atender minhas expectativas. Ele é um bom marido, ele me faz bem, mas tem momentos que me sinto extremamente triste, gostaria que as coisas fossem mais fáceis.

A melhor resposta 30 JUN 2021

ola! Posso lhe ajudar no que vc precisa. Se quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei responder rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 MAI 2021

Oi Paula Moreno,
Voce está frustrada, está sacrificando a ti mesma por conta do companheiro que não te acompanha.
A vida é de cada um e cada um deve dar as respostas que a sua alma pede e não ficar esperando pelo outro.
A vida de casada é muito boa, contanto que os dois estejam na mesma vibração.
Enquanto voce aguarda por experiências, por vivências empolgantes e cheias de vida ... ele está afundado na depressão, nos conflitos emocionais, patinando num passado, esperando que a "sorte" ou o tempo resolva tudo.
Foi uma temeridade ter-se casado. Use o amor que sente por ele e pressione para que ele resolva esses problemas. E não é voce que vai resolver.
Se percebia ele com depressão antes de casar, deveria ter esperado ele se curar, primeiro harmonizar seu interior, compreender-se e não esperar que o casamento resolvesso as coisas.
Assim, ele não vai se resolver e vai te segurar nos problemas dele e te frustrar. Daqui a pouco voce está pior que ele, pois apresenta uma energia vibrante que deve ser expandida.
A depressão não é a nossa companheira... é uma estagnação, precisa quebrar com as amarras do passado.
Não se oriente pelo desejo dele, oriente-se pelo teu desejo. Se voceé desejada ou não, voce deve se desejar, se amar. Há mil formas de voce buscar a realização. A vida sempre pauta pelo prazer, alegria e leveza.
O sistema com suas leis e crenças se pauta pelo dever, pelo sofrimento, sacrifício, medo e frustração.
O que voce escolhe?

5830 respostas

13 MAI 2021

Paula boa tarde, meu nome é Ricardo sou Psicólogo e atendo nesta plataforma. O seu relato trouxe uma informação importante. O fato de seu marido ter ou ter tido depressão é sim um fator de distanciamento, mas se for essa a causa não é porque ele goste menos de você, mas porque essa doença tem essa característica como sintoma, ou seja, o paciente deixa de ter interesse por muitas coisas que são importantes em sua vida. Agora, independente dessa doença, se ele tinha esse comportamento antes do casamento e você aceitou e se casou, então entendo que você projetou um ideal de marido nele, contando que, a partir do casamento haveria uma mudança. Como essa mudança de comportamento até agora não ocorreu, vem a frustração. Entendo a tua dor, o teu desejo sexual e o desejo de ter um homem mais presente em sua vida, mas você tem que entender que você projetou esse ideal e mesmo não tendo isso pagou pra ver a mudança futura. Acredito que a Psicoterapia vai te fazer muito bem e te ajudará a conduzir essa situação da melhor maneira. Teu marido tem uma necessidade mais premente de cuidados até por conta da depressão, neste caso é aconselhável não demorar muito para que o quadro dele não se agrave. A terapia de casal neste caso é uma opção, mas entendo que você e ele deveriam realizar a terapia individualmente e depois partir para a terapia de casal. É muito importante a terapia neste momento acredite. Caso necessite estou a sua disposição nesta plataforma. Forte abraço e fique em paz.

Anônimo-387721 Psicólogo em São Paulo

19 respostas

13 MAI 2021

Olá Paula, percebo em seu relato que tudo o que você mais quer e deseja não se encontra no seu relacionamento atual, é interessante que você se pergunte o que te prende nessa relação, se for a depressão existem profissionais qualificados para dar um suporte para ele, você não precisa carregar uma culpa que não é sua, se pergunte se nessa relação você tem mais emoções negativas do que positivas ou vice versa, uma relação é feita de altos e baixos mas você tem que se conectar com seu interior e se perguntar a longo prazo o que você realmente quer da sua vida!

Espero ter te ajudado, estou à disposição! :)
Um grande abraço!
Atenciosamente,
Larissa Lopes - Psicologa CRP 02/23558

Larissa Lopes Psicóloga Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

15 respostas

13 MAI 2021

Olá Paula Moreno! Grato por escrever. Medidas de amor são medidas difíceis de serem comparadas. Amar envolve tantas áreas, tantas frentes de vida. Pelo seu jeito de escrever, há sinais de que você o considera bom, solidário, parceiro. Poderá ser muito enriquecedor você poder explorar mais profunda e cientificamente formas de enriquecer a relação com a ajuda de um psicólogo.
Ele dá sinais de que há uma caminhada em curso, para que ele se sinta que terá "chegado lá".
O diálogo, a conversa colaborativa, desarmada, junto com possíveis mudanças de rotina, compõem duas frentes importantes de potenciais avanços.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de altíssimos índices de pandemia, fechamento total (lockdown) por que quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.