Amo a área de exatas, então porque sou ruim nisso?

Feita por >Ari · 7 jul 2022 Orientação profissional

Eu amo muito a área de exatas, sempre fui muito apaixonada e faço faculdade de física, porém, sinto que sou horrível e que minha memória é muito ruim, e que por causa disso não consigo me lembrar de como são os gráficos ou as fórmulas, o que acaba comigo. Antes eu não era desse jeito, inclusive conseguia fazer contas consideradas dificeis de cabeça, mas desde que entrei no ensino médio, sinto que não consigo mais me lembrar de nada e apesar de eu passar nas matérias na minha faculdade com notas boas, não me lembro de nada das matérias. Se eu for conversar com alguém, eu tenho entendimento sobre a matéria, mas esqueço totalmente as fórmulas e cálculos(que são importantes).
Isso pode ter sido algum tipo de trauma? Uma memória ruim assim, é possível de resolver com terapia talvez?

A melhor resposta 8 AGO 2022

Ari,
Ciências exatas tem a ver com criatividade, leveza, facilidade.
Talvez é isso que esteja faltando na sua vida: Prazer de viver, alegria... de onde sai a criatividade.
Provavelmente sinta a maior parte do ensino como um "saco"... uma coisa pesada, um dever aprender, sem prazer, um tédio.
Lembre-se de que Einstein foi expulso do colégio e era rebelde... contrariava a metodologia do colégio.
Lembre-se também que foi nos momentos de alegria e prazer que lhe surgiam as fórmulas e que depois foram testadas por ele mesmo. Quando dormia, as fórmulas lhe vinham intuitivamente.
Analisa como está sentindo o processo educativo.
Coloque mais alegria em sua vida... substitua o dever pelo prazer.
As fórmulas, tenha elas num caderno à parte e sirva-se dele para quando necessitar.
Abraços

5817 respostas

12 JUL 2022

Bom ter o seu contato Ari!!!

Fatores como concentração e aprendizagem estão muito relacionados a alguns tipos de comportamentos e hábitos rotineiros.

Fatores biológicos, mentais e sociais sempre devem ser observados antes de qualquer outros fatores.

Importante observar se a pessoa tem uma boa qualidade de sono, aproximadamente oito horas, para dormir o quarto dele deve estar escuro, pois se existe alguma claridade poderá prejudicar a produção de uma substância chamada melatonina, indutora do sono, evitando a consolidação da memória e do aprendizado, ainda deixando de inibir outras substâncias chamadas neurotransmissores que não deveriam ser produzidas durante o sono, para a profilaxia de várias regiões do cérebro que desempenham funções diversas, importantes e desta forma quando a pessoa acorda sem dormir adequadamente, possui dificuldades de concentração, seria como tentar escrever em um quadro de giz que não foi apagado e depois tentar ler o que escreveu.

Quando estamos em uma sala de aula com o professor somos alunos, o que isto quer dizer, que ele estamos recebendo as informações, mas pouco aprendendo, após a aula devemos virar estudantes, realizando as tarefas e estudos do que foi comentado pelo professor em sala de aula. Quanto mais se repetir o que foi ensinado, uma região do cérebro chamada hipocampo enviará as informações para o córtex e ficará registrado para ser utilizado quando for preciso, não havendo repetições o hipocampo achará que não é importante e jogará na lixeira, assim como fazemos com o nosso computador quando aquela informação não nos interessa.

Casos relacionados a psicotraumas, existe um trabalho específico para com profissionais da área da psicologia habilitados em EMDR para reprocessamento e dessensibilização.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

11 JUL 2022

Olá Ari!
Por seu pequeno relato seria indicado que iniciasse a psicoterapia para entender melhor a questão.
Entender o que pode ter ocorrido no ensino médio que refletiu na sua memória e habilidade cognitiva e entender também, se suas expectativas estão além de sua capacidade por algum mecanismo de autossabotagem ou perfeccionismo.

Fico a disposição.

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

8 JUL 2022

Olá Ari.
Para saber se existe um trauma só com acompanhamento psicológico. Porém pode ser apenas porque no momento em que fala do assunto não está concentrada o suficiente para lembrar das fórmulas.
A questão é: por que isto está te incomodando tanto?
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

8 JUL 2022

Bom dia, Ari,
Primeiramente, é importante entender que memória e estresse estarão sempre ligados. Quando mais ansiedade acumulada, pior fica a memória.
Nossos interesses mudam ao longo da vida, e mesmo testes vocacionais em diferentes momentos podem apresentar resultados diferentes.
Hoje sou psicólogo, amo o que faço, mas quando terminei o Ensino Médio, minha paixão eram as exatas. Adorava cálculos e raciocínio lógico, e cheguei a prestar vestibular para Engenharia Mecatrônica na época, passando inclusive para a segunda fase da Fuvest.
Mas passei a me questionar se não seria uma paixão momentânea. mesmo tendo muita facilidade para contas e este universo matemático que me esperava, tive dúvidas e fui atrás de uma Orientação Vocacional, que me apontou outra direção, e não poderia ser mais acertada para mim. ainda adoro exatas, mas hoje é algo que eu faço por lazer, não como obrigação.
No seu trajeto, é preciso ver se o mesmo não aconteceu, divergindo interesses e aptidões e te colocando num caminho de paixão, e não de vocação propriamente.
Sou especialista em orientação Vocacional, e caso tenha interesse em trabalhar estas questões que te dividem, estarei à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

8 JUL 2022

Olá Ari! Obrigado pela pergunta. Acontecimentos semelhantes aos que você relatou são muito comuns. Certamente a orientação ocupacional com foco na disciplina e estratégia de estudos, conectada com tua personalidade e habilidades, implicará em solução do problema. A psicoterapia, com psicólogo especializado em orientação ocupacional (vocacional), será de grande contribuição. A organização da memória sofre as distorções das sensações psicológicas.
Estou a disposição.
Abraços virtuais (A covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "lideres religiosos" querem é dinheiro, são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8607 respostas

8 JUL 2022

Oi Ari! A memória é uma função cognitiva muito importante, em que pode se dividir em memória de curto prazo (ou se trabalho) para guardar eventos recentes e de longo prazo onde registramos apenas fatos muito importantes. O armazenamento das informações são baseados na atenção que damos a determinado fator. Exemplo: se você tem muitas fórmulas matemáticas para decorar, o cérebro só irá armazenar informações muito importantes para poupar energia e você usará apenas a memória de trabalho. Resumindo, existem algumas possibilidades do que pode estar ocorrendo: 1. você pode estar sobrecarregado mentalmente e a sua memória sendo poupada pelo seu corpo. 2. A sua atenção pode estar prejudicada por diversos fatores. 3.
Existem estudos que associam a Covid-19 com perda de memória de trabalho, isso também pode estar relacionado. A terapia pode te ajudar a realizar exercicios que estimulam as suas funções cognitivas como memória, atenção e linguagem, bem como te ajudar a entender se o curso que você escolheu é a sua vocação. A terapia cognitivo Comportamental pode te auxiliar nessa descoberta! Espero ter contribuido!

Thais Soares Psicólogo em Fortaleza