Como saber o que é melhor pra mim?

Feita por >Natalia · 14 ago 2023 Abordagem psicológica

ola, tenho 20 anos e fazem 8 meses que eu estou tendo pensamentos perturbadores sobre o meu gênero. são exatos 8 meses que não vivo, que me sinto parada no tempo enquanto o mundo gira e as pessoas vivem suas vidas. desde que comecei a pensar isso se eu sou mulher ou outra coisa, comecei a ficar atormentada, isso piorou tanto a minha vida em várias áreas, socialmente, familiar, me isolei bastante das pessoas e não consigo mais criar vínculos, nem pelas redes sociais e também tô preferindo agora ficar sozinha. comecei até a fazer curso de administração e acabei abandonando por causa disso e também o curso não me fez melhorar. depois iniciei com a terapia, a dra disse que eu não estou em "transição" ou algo do tipo, ela falou que se eu tivesse ou se eu fosse, eu não iria ficar assim atormentada. ela me disse que estou provavelmente com depressão e ansiedade. mas eu parei com a terapia porque senti que não estava resolvendo. ninguém sabe do que eu estou passando, nem a minha família, eu não falo pra eles porque eu não iria saber explicar e também sei que não dá pra confiar neles. amigos eu não tenho, então estou passando por isso sozinha. eu comecei a sentir raiva e ódio disso, comecei a descontar em mim mesma, me beliscando e me arranhando, meu pulso tá cheio de manchas de machucados e minhas costas também, fiquei até dias sem tomar banho, tô com onicofagia grave nos pés, estresse, apatia, etc. os pensamentos que me atormentam são: me imaginar sem seios, com nome diferente e entre outros. o pior disso tudo é que eu penso e penso e não saiu do lugar, e provavelmente se eu continuar pensando eu vou continuar a mesma coisa, já que até agora não me levou a lugar nenhum. eu busquei até a religião, me fez bem conversar com deus. eu sei que também é pensamentos instrusivos porque percebi que eles vem do nada ou que pode até ser toc do pensamentos também. já pensei se eu virasse mesmo pra ver se consigo ter paz, mas não me identifico, não curto coisas masculinas e gosto dos meus seios, do meu cabelo, do meu nome do meu corpo e de maquiagem, das minhas roupas. e como vou virar algo se isso não me dá paz? eu tinha muita vontade de ser mãe, de ter uma família e agora nem sei mais, tô sem perspectiva de vida, quando penso no meu futuro não consigo enxergar nada. O pior disso tudo é que as vezes eu esqueço de quem eu sou, e começo a ter saudade de mim mesma. Já me senti até outra pessoa e me sinto desconfortável com esses pensamentos. eu sinto também que isso tudo não tem pé e nem cabeça, desde o momento que mergulhei nisso não me agregou em nada, só me trouxe sofrimento. Mas porque eu não consigo simplesmente virar a página? Porque eu comecei a pensar isso se eu estava tão bem antes de tudo? Isso parece algo preso no meu pé, não consigo seguir em frente, ter uma vida normal, me sinto estranha, quem pensa coisas assim e como vou ter minha vida de volta? Confesso que o suicídio é algo que me conforta e já tentei algumas vezes tirar a minha vida. tem dias e semanas que consigo me livrar desses pensamentos e sinto uma paz tão grande e algumas vezes consegui ver claramente as coisas e que eu realmente não sou.

A melhor resposta 19 AGO 2023

Olá,
Você está vivendo um momento difícil da sua sua vida e por não compreender seus sentimentos, pensamentos e conflitos o seu corpo está sofrendo. É importante se identificar com o terapeuta para que você possa ficar a vontade e se sentir segura para se abrir. Não desista de você, busque o autoconhecimento e você irá compreender suas questões para melhorar a sua qualidade de vida, isso, nem sempre é fácil, mas é possível. Fico a disposição para conversar sobre esse processo e em como podemos trazer uma melhor qualidade de vida, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

17 AGO 2023

Olá Natalia, espero que esteja tudo bem com você.

É muito importante que você possa compreender o que está acontecendo em seu lado emocional e mental. Quando esses estados e sentimentos que descreve passam a durar muito tempo, fazendo com que tenhamos prejuízos em diversos setores de nossas vidas, então é indicado que você possa se aprofundar no que está acontecendo dentro de você, para que você tenha a possibilidade de superar tudo isso que descreve, e se reestruturar em sua vida. Se um tratamento não for iniciado agora, então futuramente esse quadro pode se ampliar e te trazer mais prejuízo. Um tratamento com um profissional de Psicologia é muito indicado em seu caso, e deve ser mantido, se possível, entendendo que os resultados veem com o tempo, e com o comprometimento e constância de sua parte. Durante esse processo você terá a oportunidade de lidar com todos esses sentimentos que estão se passando dentro de você, porque não é só um, e melhor manejá-los em seu dia a dia, e em sua vida, para que você possa desenvolver seus objetivos, desejos e sonhos. Não desista de buscar um acompanhamento agora, será muito importante para seu desenvolvimento e para sua saúde, tanto emocional quanto mental.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

16 AGO 2023

Oi Natalia
Voce está vivenciando uma crise existencial onde nada do que te ensinaram faz sentido, nada te traz paz, não se identifica com nada.
Precisa se conhecer; precisa recuperar a tua inteligência vital; voce foi forçada a abandonar para se adequar ao que te foi ensinado.
Faça Psicoterapia... tudo isso será esclarecido.
Abraços

5817 respostas

15 AGO 2023

Olá Natália, que bom que veio aqui conversar com nós, psicólogos,
podemos conversar todas essas questões em terapia,

Na terapia podemos ver o "pq vc está sendo tão atormentada"
Podemos trabalhar o seu verdadeiro "eu" e ver o que realmente vc quer....o que vc busca, isso tudo será feito com o auxilio de um profissional, para que vc se veja, se entenda, se enxergue, sem pertubações....

Caso queira conversar me chama

Érika Dipe Psicólogo em São Joaquim da Barra

49 respostas

15 AGO 2023

Para lidar com os pensamentos inquietantes em torno do gênero, é imprescindível retomar a busca por atendimento profissional. Uma ferramenta valiosa para navegar por essas emoções complexas é a autoaceitação, que serve como alicerce para a autodescoberta. A incorporação de métodos de autocuidado, como exercícios e meditação, pode aliviar a ansiedade e desviar a atenção do problema em questão. Tentar uma nova abordagem com um terapeuta diferente pode fornecer uma perspectiva única e produzir resultados mais favoráveis. Além disso, construir uma rede de confidentes confiáveis, sejam amigos ou familiares, é crucial para o apoio.
Em tempos difíceis, é crucial abster-se de julgamentos precipitados, como encerrar abruptamente sua existência. Caso você tenha impulsos incontroláveis ​​de automutilação ou pensamentos suicidas, não hesite em procurar ajuda imediata. Embora desenterrar seu verdadeiro eu seja uma tarefa assustadora, ela pode ser gerenciada por meio da busca de orientação profissional, fomento de uma forte rede social e adoção de mecanismos eficazes de enfrentamento. Dessa forma, você pode enfrentar esse processo com coragem, compreensão e desenvolvimento emocional.

Deily Derli de Sousa Psicólogo em Goiânia

5 respostas

15 AGO 2023

Olá Natália! Obrigado por escrever. Nossa vida precisa de nutrientes sociais, culturais. Esses nutrientes vem da vida escolar comprometida, do trabalho envolvente, das turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, do esporte coletivo de contato, do grupo de teatro, da dança, arte, cultura em geral. O isolamento é o pior caminho.
O melhor para você será reconstruir vida social. A vida das pessoas que vivenciam a sexualidade integrando cultura e corpo original experimentam vida menos complicada pelos preconceitos da sociedade.
Na área sexual, na dúvida, não radicalize decisões, mas jamais (em dúvida) comece contra a biologia.
Procure pessoas sensatas, maduras, confiáveis para interagir e conversar. Não fique isolada.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.