ainda posso salvar esse relacionamento?

Feita por >Pedro · 3 jan 2023 Abordagem psicológica

Estou em um relacionamento, a cerca de 6 meses. Era apaixonado na menina a um bom tempo, e sempre quis muito estar ao lado dela… Era incrível! Estava certo pra mim que aquela menina era o “amor da minha vida”. Porém com o passar dos meses, a paixão foi passando, mas eu estava levando a situação numa boa, por saber que nenhum casal vive apenas de paixão. Porém no último mês, me veio um desespero enorme, pois parecia não gostar mais da menina, Mas ainda sim me divertia muito do lado dela (me divirto até hoje) Mas aquela sensação de despedida nunca saiu de mim, como se eu precisasse terminar o namoro. É uma pessoa incrível, e eu sei q faria tudo pra poder ficar ao lado dela e voltar a sentir aquilo… cortaria até um dedo fora, se me dissessem que resolveria a situação kkk. Sempre nos demos muito bem na cama, e nunca brigamos… somos grandes parceiros e sempre nos apoiamos em qualquer problema, inclusive este que estou a escrever. Já falei com ela inúmeras vezes, e ambos decidimos que queremos lutar pela relação. Mas tem volta? Eu posso voltar a gostar dela?
Estou completamente perdido… querendo acreditar que é apenas uma fase, e que irá passar com o tempo, mas o medo de ter que terminar o relacionamento me corrompe.
Eu tento esquecer o problema, e deixar o tempo passar… isso me ajuda durante alguns dias, onde parece que nosso namoro volta ao normal. Mas depois de um tempo o problema volta a me atacar, como se eu precisasse tomar uma atitude pra que isso se resolva. Estou certo em esperar? devo apenas esquecer o problema, e deixar o tempo resolver, ou preciso tomar uma atitude?
Essa dúvida me corrompe…
ainda posso salvar esse relacionamento?
obs: É a meu primeiro namoro realmente sério. Já conheci os pais da menina, enfim…

A melhor resposta 24 FEV 2023

Olá Pedro.
O amor é uma construção diária, diferente da paixão, que é algo avassalador e repentino. Quanto mais conhecemos uma pessoa mais o amor toma conta de nosso ser. O amor tem fases, a primeira é a paixão, depois vem o desencanto, ou seja a faze que percebemos "defeitos" no outro, depois vem a cumplicidade, que é a fase em que um confidencia coisas para o outro, por fim vem aquela fase em que só de olhar você sabe o que o outro está pensando. Para chegar ao amor de um casal é importante passar por todas estas fases, então se tem interesse em manter esta relação, pense menos e mantenha-se neste caminho, pois ele só está começando.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JAN 2023

Olá Pedro, tudo bem?
Fico feliz em ler sua pergunta e tentar te ajudar de alguma forma.
Primeiro é importante identificar que tipo de sentimento vc sente por ela no atual momento da sua vida, digo isso em ralaçao a sua mensagem, vc disse que sentia que ela fosse o amor da sua vida, isso antes de vc começar a se relacionar com ela, depois com a confirmação do relacionamento vc percebe que esse sentimento por ela tem esfriado e isso tem incomodade vc. Identificar oque vocês pensam em relçação um ao outro é extramentente importante para o relacionamento.
Caso queira marcar uma consulta para saber mais sobre essa questão ou outras que vc tiver, será um prazer enorme ajudar vc!

Augusto Guilherme Krepke Rozendo Psicólogo em Juiz de Fora

6 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 JAN 2023

Pedro...
Creio que o problema seja ou esteja no desconhecimento de vocês e nível do diálogo:
Quem é você? Qual o seu objetivo de vida? O que voce quer nesta existência? Como voce funciona? Como a sua mente funciona?
Por que voce tem esta reação? Este modo de pensar? Este modo de amar? Este modo de se relacionar?
O que voce quer com ela? Como você se sente como homem? Como ela se sente como mulher?
O que querem construir juntos?
Como você pensa em se realizar? Quais as suas carências? Qual o nível da sua dependência?
Uma série de perguntas e tudo depende como voce dialoga com ela...
Mesmo sobre o relacionamento... como ela é? Como gostaria de ser amada? O que voce não está conseguindo falar com ela?
Quais os medos?... e outros...
Se o diálogo é vazio.... o amor, a paixão termina...